Drawnimal: Aplicativo para ensinar crianças incentiva o uso do lápis e papel

Um dos problemas discutidos sobre a forma como a tecnologia está sendo usada para ensinar crianças é que, em vez de funcionar como um apoio junto aos materiais físicos, acaba por substituí-los totalmente.

DRAWNIMAL é um aplicativo para iPhone que volta ao básico e inspira o uso fundamental da caneta e do papel.

Desenvolvido por Lucas Zanotto, para usá-lo é preciso colocar o iPhone bem no meio de uma folha de papel em branco. Ao abrir o app, a tela mostrará a letra ‘A’. Tocando no topo da tela, você escuta como a letra é pronunciada. Tocando na parte de baixo, é possível ver uma breve animação que direciona a criança a desenhar em volta do aparelho.

Depois de terminar o desenho, ao clicar no ‘play’, o aplicativo revela um animal adaptado à letra (no caso da letra ‘A’, é o alligator – jacaré em inglês). O áudio, então, explica a relação entre o animal e a letra, e assim continua o processo de aprendizagem do alfabeto e do desenho para as crianças, fazendo-as colocar a mão na massa.

drawnimal1
drawnimal2

O app está disponível de graça para iPhone e iPad. Porém, para destravar todo o alfabeto (além de mais 30 animações e suportes nas línguas espanhol, francês e alemão) é preciso pagar £1.49. Infelizmente ainda não há adaptação em português.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

No Responses to “Drawnimal: Aplicativo para ensinar crianças incentiva o uso do lápis e papel”

Post a Comment