App-book ensina crianças misturando storytelling, interatividade e animações

O aplicativo para iPad The Jörgits and the End of Winter, baseado em um conto de fantasia, mostra como a interatividade e a conecitivdade podem transformar uma história.

The Jörgits introduz às crianças as culturas ao redor do mundo, abordando desde as dificuldades para superar obstáculos da natureza e da vida emsociedade, até conceitos como amizade, otimismo e superação.

Escrito e criado por Anders Sandell (da Tank and Bear), o livro-aplicativo cuida para explicar sobre temas atuais como culturas de diferentes povos, sustentabilidade e aquecimento global para crianças, contando a jornada de alienígenas que vieram para a Terra à procura de um lugar mais quente para morar. Nesta aventura, os personagens tem como alvo chegar ao Havaí, mas acabando aterrisando em Helsinki, na gelada Finlândia.

A cada página, o leitor tem a chance de mergulhar em uma aventura audiovisiual que vai de simples interações pelo toque à complexas animações. O roteiro não linear abre espaço para que o usuário se aproxime dos personagens, lendo suas biografias, descobrindo detalhes sobre suas vidas, desbravando novos cenários e destravando segredos em um mapa da cidade.

Um dos principais recursos é a trilha sonora, criada por músicos profissionais da Indian Sonic Research Organization. A inspiração em jogos é clara, onde o som e a animação trabalham harmonicamente para tornar a experiência mais imersiva, equilibrando composições de ilustrações e textos tradicionais com criações multimídias.

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O aplicativo não só capta a atenção da criança ao convidá-la para interagir com a história e descobrí-la por inteira através de diferentes caminhos, mas cria um ambiente de aprendizagem através do instinto mais urgente de todos, a curiosidade, possibilitando cliques, sons, jogos e animações aonde sempre foi imaginado mas nunca possível.

The Jörgits and the End of Winter está disponível para iPad por $6.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Drawnimal: Aplicativo para ensinar crianças incentiva o uso do lápis e papel

Um dos problemas discutidos sobre a forma como a tecnologia está sendo usada para ensinar crianças é que, em vez de funcionar como um apoio junto aos materiais físicos, acaba por substituí-los totalmente.

DRAWNIMAL é um aplicativo para iPhone que volta ao básico e inspira o uso fundamental da caneta e do papel.

Desenvolvido por Lucas Zanotto, para usá-lo é preciso colocar o iPhone bem no meio de uma folha de papel em branco. Ao abrir o app, a tela mostrará a letra ‘A’. Tocando no topo da tela, você escuta como a letra é pronunciada. Tocando na parte de baixo, é possível ver uma breve animação que direciona a criança a desenhar em volta do aparelho.

Depois de terminar o desenho, ao clicar no ‘play’, o aplicativo revela um animal adaptado à letra (no caso da letra ‘A’, é o alligator – jacaré em inglês). O áudio, então, explica a relação entre o animal e a letra, e assim continua o processo de aprendizagem do alfabeto e do desenho para as crianças, fazendo-as colocar a mão na massa.

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O app está disponível de graça para iPhone e iPad. Porém, para destravar todo o alfabeto (além de mais 30 animações e suportes nas línguas espanhol, francês e alemão) é preciso pagar £1.49. Infelizmente ainda não há adaptação em português.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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