Everlast “vinga” mulheres que sofrem abuso no trânsito

Se você é mulher, responda à seguinte pergunta: quantas vezes você já foi xingada ou sofreu algum tipo de abuso no trânsito pelo simples fato de ser mulher? No Perú, essa situação é mais comum do que se imagina, o que acabou inspirando a criação de El Guantazo, também chamado de The Big Punch – o grande soco. A ideia? Incentivar a mulherada a defender seu território.

O veículo dirigido pela ex-jogadora de vôlei e técnica Natalia Málaga – reconhecida pelo seu temperamento forte – foi criado pela agência Independencia para a Everlast, que tem no público feminino seu maior número de consumidores. Em forma de uma luva de boxe, El Guantazo era acionado pelas redes sociais: se uma mulher sofria abuso, ela usava a hashtag #guantazo para dizer a placa e a localização do motorista machão. Ao encontrá-lo, Natalia “socava” o motorista.

Apesar de engraçada, essa ação me lembra um pouco aquele vídeo do VH1 sobre bullying, incentivando as pessoas a se vingarem. Pode não ter sido a intenção, mas está aberto a interpretações. E, no trânsito, uma atitude dessas pode ser fatal.

everlast everlast1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Beber e dirigir: a mesma música de sempre

Determinadas mensagens soam como discos riscados, que ficam se repetindo como se não conseguissem ir além daquilo. Foi essa a abordagem escolhida pela Association Victimes et Citoyens para falar sobre a combinação de álcool e direção, mostrando que não importa o quanto as pessoas pensem que o final será diferente: será sempre a mesma música, repentindo-se infinitamente.

O filme “The Same Old Song” mostra um disco tocando “músicas” facilmente identificáveis: uma festa, o barulho de copos e garrafas, a porta de um carro se fechando, o motorista dirigindo, o acidente, resgate e o final infeliz. De acordo com a Association Victimes et Citoyens, são 925 mortes ao ano em decorrência de acidentes causados por quem bebe e dirige.

É um jeito simples e forte de se passar uma mensagem que, infelizmente, precisa continuar sendo repetida muito mais vezes.disco

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Amor incondicional, só do seu bicho de estimação

Algumas profissões não são lá muito populares. Árbitro de futebol e guarda de trânsito são dois ótimos exemplos de profissionais que, em alguns momentos, correm o risco de perder a simpatia – quem sabe até a a amizade – das pessoas. Mas quem já teve ou tem um bicho de estimação em casa, sabe que o amor incondicional existe, não importa quem você seja ou o que faça da porta para fora. É por este caminho que a Lowe-SSP3, de Bogotá, decidiu seguir para a campanha da marca de ração Chunky.

A ideia é que, se você costuma colecionar inimigos por aí, é bom cuidar muito bem do único ser que vai te amar incondicionalmente – especialmente se você tem fama de carrasco e adora distribuir cartões vermelhos e multas por aí, como no caso dos dois filmes criados pela Lowe.

O conceito é bacana, apesar de não soar como uma novidade. O comercial ficou muito bem-feito, mas ao mesmo tempo que poderia funcionar para diversos produtos (e você não ter nenhuma pista do que se trata), a gente fica com vontade de ir até o fim para ver o que vai acontecer. Vale a diversão.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um aplicativo que vai transformar os seus xingamentos no trânsito em realidade

Blow Up Traffic

Chegou a solução para a prefeitura das grandes metrópoles deixarem o trânsito um momento, digamos, mais agradável. Através de realidade aumentada, o aplicativo “Blow Up Traffic” transforma em realidade a sua ira no congestionamento, destruindo virtualmente os carros na sua frente.

O app reconhece o volume do som, e assim que o motorista levanta a voz, a brincadeira começa. Se você gritar “fogo”, verá o pé de breque travando o seu caminho explodir, ou então acionar uma metralhadora e disparar pra todo lado. Assista as demonstrações nos vídeos acima e abaixo.

Um ferramenta anti-stress fundamental, e por apenas US$ 0.99 na App Store. Alguém dê o Nobel da Paz pro criador disso.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Na Escócia, ciclistas devem ser tratados como… cavalos

Não é só no Brasil que o relacionamento entre ciclistas e motoristas vai mal. Na Escócia, parece que eles também não se entendem muito bem, razão pela qual a campanha Nice Way Code se faz necessária. E para se acabar logo com a tensão, o humor aparece como principal elemento nos dois primeiros filmes criados pela Newhaven para a Cycling Scotland. Em Horse, a principal lição é que os ciclistas devem ser tratados como… cavalos.

Mostrando tudo o que se passa pela cabeça do motorista ao ouvir isso, o filme dirigido por Guy Paterson ensina que, na verdade, é preciso diminuir a velocidade e manter uma distância cuidadosa das bicicletas.

horse horse1

No outro comercial, Bad Name, o narrador explica que toda vez que um ciclista cruza o sinal vermelho, ele garante a má fama de todos os outros ciclistas que pedalam por aí…

Os dois são muito bons e valem o play. Destaque para a bem cuidada produção da MTP.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen pede que motoristas não vejam vídeos enquanto dirigem

A preocupação com o grande número de acidentes causados por quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo é cada vez maior em diversos países do mundo. Outro dia, por exemplo, mostramos por aqui a campanha do MINI no México, alertando sobre o envio de SMS.

Na Alemanha, a Volkswagen também está patrocinando uma campanha voltada para este tema, criada pela Grabarz & Partner. O objetivo é alertar os motoristas para que eles evitem se distrair com vídeos no celular. O resultado ficou bacana e vale o registro.

hands3_aotw hands_aotw_0

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie