Carro da Lexus desenha retrato do motorista baseado em seu estilo de dirigir

Se o carro pode ser interpretado como uma extensão da personalidade do motorista, e quanto ao seu estilo de dirigir? Pensando nisso, a Lexus lançou o Art In Motion, projeto que cria, em tempo real, um retrato do motorista se baseando nos dados sobre sua aceleração, parada, velocidade e condução.

O carro coleta dados e os transforma em um retrato de seu motorista. Se dirige com calma, arte ganha tons azuis e pinceladas leves.

Na prática, o modelo Lexus IS 300h híbrido envia dados de seu computador de bordo para um software criado pela Happiness Brussels. Esse programa, já com uma imagem pré-instalada de seu motorista (no caso da campanha de lançamento, o colecionador de arte Walter Vanhaerent), renderiza sua foto a partir do estilo do artista espanhol Sergio Abliac.

Assim, se Vanhaerent dirige de forma conservadora, então tons calmos como azul e verde irão compor seu retrato. Ao deixar o motor ranger, a paleta de cores muda e fica mais intensa, com pinceladas mais carregadas e cores vibrantes.

lexus-artinmotion1b

A pintura vai ficando ainda mais abstrata e, de resultado, temos uma peça final generativa, uma visualização de dados ao mesmo tempo funcional, pessoal e artística.

Um retrato que carrega informações invisíveis a olho nu, mas que consegue expressar seus sentidos e agradar ao motorista.

lexus-artinmotion2
lexus-artinmotion3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Disney apresenta a MagicBand, pulseira inteligente que se conecta com as atividades dos parques temáticos

A Disney está lançando um novo dispositivo chamado MagicBand, uma pulseira inteligente que permite que os visitantes dos parques temáticos possam organizar seu passeio, gerenciar seus FastPasses, fazer compras e outros recursos ligados à experiência de visitar a Disney.

A novidade começará a ser usada no Walt Disney World nos próximos meses, depois de um programa piloto que durou quase dois anos.

A pulseira pode ser usada tanto em adultos como crianças, e contém tecnologia RFID e Bluetooth como sensores de conexão, tanto para curto quanto para longo alcance.

Thomas Staggs, presidente dos parques da Disney, contou no anúncio de lançamento que muitas famílias se separam em momentos como reservar restaurantes, fazer compras e coletar os FastPasses. Além disso, a principal causa do stress e empecilho da diversão dos visitantes é justamente a necessidade de programar tudo isso, uma vez que cada pessoa deseja ver uma atração diferente.

“Quanto mais personalização, melhor. A princesa poderá saber o nome da criança que quer uma foto sua. O garçom poderá atender a família de forma mais próxima.” – Thomas Staggs

Assim, o dispositivo foi desenvolvido para gerenciar e organizar toda a visita ao parque, reduzindo a falta de tempo e o stress que acompanham os turistas. Além disso, as pulseiras também servirão como uma prevenção de ingressos falsos, fraudes e roubos.

A MagicBand também funcionará como chave dos quartos e dependências dos hoteis em que o visitante se hospedar – dentro do complexo da Disney – podendo ter acesso às àreas sem a necessidade de carregar outra chave, e fazer compras e reservas sem precisar de identificação ou dinheiro naquele momento.

disney-magicband-1
disney-magicband-2

Embora possam surgir questionamentos sobre a privacidade dos usuários, a MagicBand permite que a equipe dos parques entregue os melhores resultados aos visitantes, seja descongestionando uma área tumultuada e recriando rotas e percursos mais inteligentes para os eventos, ou chamando o turista pelo nome, em experiências personalizadas que traduzem a mágina deste universo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pesquisador do MIT cria cubos de gelo inteligentes para evitar que a bebedeira passe dos limites

Dhairya Dand, pesquisador do MIT Media Lab, teve uma experiência até que comum para alguns: depois de uma noite de muito álcool, ele acordou no hospital. Já o que ele fez para evitar que isso acontecesse de novo foi bem diferente: Dand produziu cubos de gelo inteligentes que avisam quando você já bebeu demais, além de brilharem de acordo com a batida da música ambiente.

Na prática, os eletrônicos instalados dentro dos cubos de gelo mostram o quanto e o quão rápido a pessoa já bebeu, mudando a cor de verde para laranja e, quando estiver além do limite, para vermelho. Ao chegar neste nível de alerta, os cubos enviam uma mensagem de texto a um amigo próximo da pessoa, através do smartphone.

Isso é possível devido aos materiais de que é feito o dispositivo em questão: bateria de célula de moeda, microcontrolador e transmissor infravermelho. Os três são moldados dentro de cubos feitos de material gelatinoso. O microntrolador conta o número de goles por bebida e, quando a bebedeira passa dos limites estabelecidos por Dand, o transmissor envia um sinal para o seu celular, ativando a mensagem de alerta com destino ao seu amigo.

MITcubosdegelo-3MITcubosdegelo-2MITcubosdegelo-4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement