Um aplicativo que te incentiva a explorar o mundo

Strut é um jogo para quem gosta de explorar o mundo e transformar qualquer coisa em jogo e competição.

Usando a função GPS do smartphone, o aplicativo grava cada nova localização por onde o usuário passa. A medida em que se movimenta, o usuário destrava tiles pelo mapa (sendo 1 tile igual a 0.2 km). Aqui, tiles passa a ser uma representação bem interessante da vida totalmente inserida no digital, onde o mapa vai se formando ao andarmos pixel por pixel.

Há mais de 7 mil usuários no aplicativo, de 128 países, rapidamente destravando mais de 4 milhões de tiles  dos 13 bilhões existentes no mundo.

O jogo funciona não apenas para o usuário rastrear suas jornadas e e enxergá-las em infográficos, mas também o desafia a ganhar medalhas e participar da descoberta mundial de quilômetro por quilômetro de todo o mundo.

Dave Chau, o criador do projeto, conta que sua inspiração para o projeto não veio de uma viagem para muito longe.  A ideia na verdade surgiu durante sua tentativa diária em descobrir novas ruas e buscar diferentes perspectivas em atividades de rotina na cidade que tanto conhecia, em vez de fazer o mesmo trajeto todos os dias.

strutapp-6

Strut quer mostrar que viagem é mais sobre a jornada do que o destino em si.

Quando abri o meu mapa através do aplicativo e me dei conta de que a minha volta quase não existiam quilômetros destravados, vemos que há um longo caminho pela frente a ser desbravado por não só viajantes, mas amantes da cartografia digital, hoje tão bem inserida na rotina social, do check-in à hashtag, da consulta do endereço ao horário do ônibus.

O aplicativo está disponível de graça para iPhone, iPod e iPad.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Qual é o seu lugar mais privado na cidade?

Explorando o paradoxo que é a vida na cidade de hoje, onde borram-se as barreiras entre o seu e o do outro, bem como o que é privado e o que é público, o BMW Guggenheim Lab desenvolveu um jogo e infográfico – Public/Private – que apresenta dados através de um belo design e muitas reflexões.

publicprivate-destaque

Logo de início, o site abre um mapa da cidade do usuário via satélite e começa fazendo perguntas para categorizar os espaços que considera mais privados – sua casa, sua mesa de trabalho, prédios religiosos, as ruas, etc.

A visualização final – um gráfico de percentuais feito de palavras – coloca em perspectiva sua mais pessoal visão de público e privado.

O questionário faz perguntas que incitam a instrospecção e a reflexão, fazendo você perceber certos lugares que nem sabia que os considerava privados, como um restaurante ou um café. Enquanto outros que parecem mais privados, como sua mesa de trabalho, nota-se que suas conversas, atividades e atitudes lá não são tão íntimas assim.

Com isso, você pode comparar a média de tais dados da sua cidade com outros lugares ao redor do mundo. Abaixo, confira os resultado de algumas cidades:

publicprivate-1
publicprivate-3
publicprivate-4
publicprivate-5
publicprivate-6

É interessante ver as tendências que as informações percorrem, as diferenças culturais e como estas influenciam nos aspectos mais íntimos de cada um.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie