A Arte do Retrato Fotográfico

falei aqui outras vezes o quanto gosto da série “Off Book” da PBS e blábláblá. Um dos últimos vídeos do projeto fala sobre a fotografia de retrato, e a relação dinâmica entre o fotógrafo e o personagem.

A captura da imagem humana é mais profunda do que parece. Os grandes profissionais conseguem comunicar ideias, criar empatia e significado, deixando de clicar uma “mera foto”, para fazer arte.

Eu poderia citar inúmeros casos célebres, com fotógrafos famosos e retratos de personalidades. Mas o sensacional ensaio com moradores de rua do inglês Lee Jeffries exemplifica muito bem. Fotos tocantes e poderosas.

E claro, dê o play no mini-documentário acima. Em inglês, sem legendas.

Homeless
Homeless

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Toy Stories: fotógrafo retrata crianças e seus brinquedos ao redor do mundo

Todos nós lembramos dos nossos brinquedos de infância. Foi com boas e nítidas memórias que Gabriele Galimbert, fotógrafo italiano, pegou a estrada por 18 meses e foi fotografar crianças com seus brinquedos pela estrada afora. O resultado é o projeto Toy Stories, que se desdobra em diversos significados a partir dos mundos construídos por estas crianças e cada objeto seu tão amado.

“No fim, todos só querem brincar”. – Galimbert

Mas como as crianças brincam pode revelar muito sobre elas. De acordo com relato em seu site, Galimbert conta que as crianças com famílias de maior poder aquisitivo eram mais possessivas e demoravam mais para deixá-lo brincar junto. Já em países pobres, esse contato era muito mais fácil, pois as crianças tinham poucos brinquedos e não se importavam muito com eles, querendo mesmo era brincar na rua com os amigos.

Mesmo de realidades diferentes, Galimbert conta que muitas das crianças, independente de qual e quantos brinquedos tinham, acreditavam naquele mundo que haviam criado, e que os protegeria de tudo.

Outro olhar interessante foi sobre os pais destas crianças. O fotógrafo conta que aprendeu muito sobre suas famílias ao observar os brinquedos dos filhos: uma criança que vivia numa área rural do México brincava com pás, tratores e caminhões de plástico; já uma criança cuja mãe era taxista colecionava dezenas de carrinhos; outra criança, filho de músicos, tinha em sua maioria brinquedos que eram instrumentos musicais.

Ryan-SudAfrica Tyra-Sweden-1024x1024 botlhe-Botswana Allenah-Lajallab-el-nido-Philippines alessia-toscana Noel-South-Dallas-Texas Abel-Nopaltepec-Messico enea-colorado Keynor-Cahuita-Costarica Li-Yi-Chen-China Orly - Brownsville, Texas Arafa-e-Aisha-Aman-Zanzibar

Galimbert por fim relatou que, com a exceção dos jogos e dos computadores, os brinquedos e suas funções mantem-se ao longo do tempo. Podem ganhar uma tela touch, provocar experiência interativa e até possuir certa inteligência artificial, mas continuam sendo simples instrumentos de fantasia e memórias.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

DNA Project: Nunca interfira em uma cena de crime

A DNA Project é uma associação forense da África do Sul que, com o objetivo de educar as pessoas a não alterarem uma cena de crime, recorreram a uma criativa ação outdoor.

Em uma estação de trem, o retrato de um criminoso com 6×8 metros foi desenhado no chão, utilizando spray e pequenas pedras brancas. Conforme os transeuntes passavam pelo local, a imagem ia se deteriorando.

A criação é da agência FoxP2.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Retratos modernos: Fotógrafo John Clang reúne famílias com Skype

Faz tempo que os retratos de família não são mais os mesmos. Com o crescente número de pessoas que optam por trabalhar no exterior – ou até mesmo no país, mas ainda assim bem longe de casa – a fotografia raramente pode estar completa.

É por isso que o novo trabalho do fotógrafo John Clang resolveu reunir essas famílias, mas com tecnologia para chamá-los de retratos modernos.

Através do Skype, Clang criou projeções em tamanho natural, e registrou diversas famílias reunidas virtualmente em Cingapura. Naquele país, o retrato formal dos parentes é uma prática tradicional, e o processo migratório é um rompimento complicado para a maioria.

Intitulado “Being Together”, ease ensaio de Clang será exposto no Museu Nacional de Cingapura em 2013.






Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement