Radiohead lança aplicativo Polyfauna

Criado em parceria com o estúdio britânico Universal Everything, o aplicativo Polyfauna não traz músicas novas ou afins, mas foca em uma experiência que transcende som, cores, interação e espaço.

“Uma colaboração experimental que do interesse em experiências com computadores e nas criaturas imaginárias do nosso subconsciente”. – Thom Yorke, em post de lançamento

O conteúdo é uma “viagem” em primeira pessoa, onde mergulha-se em um mundo sombrio que revela uma natureza misteriosa a partir do movimento do celular, e também formas geométricas criadas com o toque dos dedos do usuário.

Além do trajeto subjetivo e sensorial, há alguns elementos de jogo como seguir um ponto vermelho que aparece de tempos em tempos na tela. Também é possível fazer uma captura da imagem que se forma, como uma oportunidade de guardar o momento exato de uma experiência tão abstrata que dificilmente se repetirá novamente. Todas as imagens capturadas vão para uma galeria no site da banda.

polyfaunaapp-dstq
polyfaunaapp-1
polyfaunaapp-2
polyfaunaapp-3
polyfaunaapp-4

“Your screen is the window into an envolving world.”

As artes são inspiradas em desde paisagens e geometrias pintadas por JW Turner e Peter Doig aos experimentos eletrônicos de Karl Sims.

Um mergulho no universo da banda, a experiência fica completa com passagens da música “Bloom” do disco The King of Limbs como trilha sonora.

Polyfauna está disponível de graça para iOS e Android.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A dança randômica de Wayne McGregor

Hoje, praticamente alguns dias após o boom do Harlem Shake pelo mundo, Thom Yorke lança novo video do seu projeto Atoms For Peace com a dança randômica da mesma safra de Lotus Flower. 

Tudo invenção do coreógrafo futurista Wayne McGregor, que busca inspiração na tecnologia para criar danças e movimentos doidões. Do the Wayne Shake!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Thom Yorke vem aí

O inquieto frontman do Radiohead formou há poucos anos seu projeto paralelo Atoms For Peace, composto por ninguém mais ninguém menos do que (obviamente) o próprio, Flea (do Red Hot Chilli Peppers), o megablaster produtor Nigel Godrich e o percussionista Mauro Refosco.

Eles vira-e-mexe se apresentam ao vivo, mas agora é oficial: o primeiro álbum do Atoms For Peace está a caminho.

O disco vai se chamar Amok e está previsto para sair em fevereiro. Segundo Yorke, as músicas são o resultado de uma energia que já havia surgido na época de The Eraser (álbum solo que ele lançou em 2006) e que reapareceu no estúdio enquanto ele ensaiava/gravava com os novos companheiros de banda.

Enquanto Amok não chega, você confere aqui a primeira faixa do álbum, recém divulgada pela banda.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Quanto vale um disco do Nando Reis?


Nando reis está livre de grandes gravadoras e suas amarras comerciais para lançar discos e aproveitou o novo lançamento “Sei” pra distribuir e divulgar de uma maneira diferente. Antes que alguém venha nos comentários dizer que o Radiohead fez isso há anos atrás, leia até o fim e você vai entender que é parecido, mas não é igual.

O sistema é simples: no site oficial você conecta um dos seus perfis sociais favoritos e pode ouvir o disco inteiro. Após ouvir tudo (são 15 faixas) você tem a opção de precificar o álbum. Ou seja, sua atenção ao disco inteiro te dá direito de julgar o valor dele. Honesto. E conforme o público vai precificando, a média do valor do disco varia para baixo ou para cima semanalmente. E aí cabe a você comprar, ou não, por aquele preço da semana. No caso do Radiohead, você decidia na hora o quanto queria pagar e pronto.

Ouvi dizer que este disco foi gravado em Seattle, o que seria um bom motivo para conferir o resultado. Quem sabe a atmosfera e a história da cidade tenham influenciado de alguma forma a música. Mas não sou o público-alvo. No fim das contas a idéia é boa e bem executada, também de maneira independente, com as mãos do próprio artista e alguns amigos parceiros do mercado publicitário.

A média da semana é R$21,23. Vale pra você? Pra escutar e avaliar o disco basta ir direto no www.nandoreis.com.br.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O que você faria pela sua banda do coração?

Fã é fã. Não tem jeito.

Ter uma banda do coração é como ter um time, uma religião. Não tem explicação, você simplesmente venera, adora, não imagina sua vida sem. E ainda bem que é assim.

A vida teria muito menos graça se não tivéssemos nossas bandas prediletas para garantir a trilha-sonora-nossa-de-cada-dia.

Enquanto a maioria dos fãs apóia seus ídolos indo aos shows, comprando seus discos e fazendo parte de fã-clubes, alguns levam a paixão mais além e até “trabalham” para eles.

Nos últimos dias falou-se muito – com justiça – sobre o clipe que os fãs brasileiros fizeram para o Red Hot Chilli Peppers. Achei a ideia e a atitude fantásticas, porque isso mostra que o “gostar de uma banda” não tem limites. E qualquer tipo de paixão não deve mesmo te-los.

Vendo o video do Red Hot, acabei me lembrando de outras ocasiões em que fãs se mobilizaram para realizar videos para seus ídolos.

Um pouco antes deste do Red Hot, uma versão não-oficial de “Paradise”, do Coldplay também fez sucesso na rede. No ano passado, fãs se juntaram para homenagear o ícone pop Michael Jackson e protagonizaram o vídeo de lançamento de “Behind The Mask”, de seu disco póstumo, Michael. E, bem lá atrás, o Radiohead e o Death Cab For Cutie também ganharam belíssimos videos feitos por fãs, em animação.

Relembre todos agora. ; )





Imagem do post por larksflem

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Strukt Interactive Showreel

Nouveau showreel 2010 des installations interactives du studio Strukt, basé en Allemagne. Une sélection des travaux pour Mercedes Benz, TocaMe ou ATV. Le tout sur la bande-son “Radiohead – Everything in its Right Place”. A découvrir en vidéo dans la suite.



strukt3

Previously on Fubiz

Projeto cria DVD colaborativo do show do Radiohead no Brasil

Radiohead Rain Down

Quando eu fui no show do Radiohead no Rio me pelei de medo de ter o celular roubado e deixei o iPhone em casa. Pra minha sorte várias pessoas não fizeram o mesmo e filmaram pedaços dos show, colocando como sempre esses trechos no YouTube. A idéia de cada uma dessas pessoas nunca foi fazer um videoclipe e sim marcar um “eu estive lá” para os amigos.

Até que um cara chamado Andrews Ferreira Guedis chamou para si a responsabilidade e falou: vou colar todos esses pedaços e fazer um DVD do show user-generated. Os Beastie Boys já tinham feito algo nessa pegada no Awesome; I Fuckin’ Shot That!, mas as câmeras foram distribuídas ao público e a edição foi profissional. Aqui com o Radiohead tudo é na base da raça.

O resultado ia sendo liberado no YouTube aos poucos e, finalmente finalizado, está disponível desde a virada do mês no Projeto Rain Down – Live in São Paulo. A paciência chinesa (e o alvo de minha reverência) é do Andrews, mas o projeto é de literalmente centenas de pessoas. Gente que usou desde celulares até câmeras fotográficas que “filmam” em alta definição, como o enxame.tv (que libera todo seu conteúdo em Creative Commons).

O áudio vem também das câmeras dos fãs e da versão (incompleta) transmitida pelo Multishow.

O trabalho final pode ser baixado em versão para gerar um DVD ou em um arquivo AVI, via torrent e outros métodos. Eu já estou baixando o meu. Até porque daqui a pouco algum inteligentíssimo executivo brasileiro vai achar isso tudo errado e criar caso.

Eu não sei você, mas é esse tipo de coisa que me deixa arrepiado por horas, pensando em como o mundo está mudando bem diante dos nossos olhos. E é incrível como o Radiohead encabeça várias dessas mudanças.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie