Greenpeace estraga a festa da Shell no GP da Bélgica de F1

Aconteceu domingo passado (25/Agosto) no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Durante a cerimônia de premiação ao fim da corrida, o Greenpeace exibiu dois banners clandestinamente instalados com controle remoto, bem em frente ao pódio repleto de logos da Shell. O primeiro banner foi ativado, subiu e ficou exposto por um tempo razoável, com transmissão ao vivo da TV. Ao perceber a gafe, um homem da organização retirou o cartaz rapidamente, e então um segundo banner apareceu e deixou bem claro a vergonha que a Shell passou frente a milhões de espectadores.

Os cartazes exibiam o endereço do site Save The Artic e protestavam contra os planos de exploração de petróleo no Ártico.

O vídeo originalmente postado no YouTube foi removido por infringir os direitos de imagem (solicitação da Shell), porém o Greenpeace alega que o material foi filmado por eles próprios e não violava nenhum termo de uso do site.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Internet censurada contra o SOPA/PIPA

Um monte de gente descobriu o que é o SOPA/PIPA hoje, ao tentar copiar pesquisar algo na Wikipedia e dar de cara com uma página preta. Já tratamos do tema aqui e aqui, assim como a grande maioria dos blogs de respeito, porém, apenas com a onda de protestos do dia é que o tema se tornou mainstream.

Além da Wikipedia, outros grandes sites estão protestando. O Google colocou uma faixa preta no logo na versão US, o Flickr criou uma ferramenta que permite deixar a foto apagada com apenas um clique, o reddit também está fora, e esses são apenas alguns exemplos.

Mas o protesto mais criativo até agora foi da Wired, que continua no ar, mas censurou os textos e imagens com um layer preto por cima.

Outra ação legal vem da Engine Advocacy, que ao invés de ficar reclamando muito no Twitter criou uma ferramenta para facilitar que as pessoas entrem em contato com o senador do seu estado. É a stopthewall.us.

Existia o rumor de que o Facebook também protestaria hoje, mas tirar a rede social do ar por 24 horas representaria uma perda de 11.7 milhões de dólares, levando em consideração a receita de 4.27 bilhões em 2011.

Você pode argumentar que não faz sentido protestar contra uma lei que vai tirar os sites do ar simplesmente tirando os sites do ar – algo como cortar o galho da árvore estando sentado nele – mas os congressistas americanos já estão amarelando, e apesar de essa não ser uma proposta brasileira, não se engane, vai afetar a sua vida também caso seja aprovada.

/dica do vídeo: Marcelo Plioplis

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Subway vai iniciar a revolução do queijo em 1º de julho

Subway Cheese

Acabou. A internet venceu. Nada mais importa, nem os vazamentos infinitos de petróleo, nem cargueiros atacados, nem os buracos gigantes da Guatemala, nem mesmo o Ficha Limpa. Só o que você precisa saber agora é que: o Subway vai alternar a posição do queijo em seus sanduíches.

Tudo começou há 3 anos, quando um “protesto” tão bem humorado quanto nonsense advertia sobre a “desnecessária sobreposição de lacticínios” nos produtos da rede. Virou até camiseta.

Pois bem, a justiça enfim veio, e o Subway enviou um memorando aos seus funcionários ensinando sobre a nova maneira de distribuir o queijo. A partir de 1 de julho, o mundo vai ser diferente.

O criador do protesto original, Drew, decretou: “vencemos a guerra contra a indecência geométrica”.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie