Levi’s cria escola online e convida artistas para dar aulas

Levi’s fechou uma parceria com a SkillShare, uma plataforma de educação online focada no lema learning by doing, com cursos criados por usuários que querem compartilhar e ensinar diferentes habilidades.

A proposta conversa com o contexto de aprendizado descentralizado em que vivemos. Qualquer um pode aprender e ensinar sobre assuntos que dominam.

Como resultado, foi criada a The School of MakeOurMark, uma série de aulas online que visam ensinar habilidades criativas.

Os cursos são ensinados por profissionais consolidados com os artistas Cubby Graham e Brock Davis, o tatuador Bang Bang, o fotógrafo Benjamin Samuel, o designer David Carson e a ilustradora Linda Eliasen, escolhidos à dedo pensando em temas que encoragassem e inspirassem a criatividade em cada um.

A princípio, os temas abordados são fotografia, tatuagem, tipografia, stop motion e ilustração. Seguindo a mesma metodologia do site, os professores se aproximam dos alunos a contar sobre seus trabalhos e processos, passando por técnicas, métodos e um projeto prático final.

levis-schoolmakeourmark-1
levis-schoolmakeourmark-2
levis-schoolmakeourmark-3

As aulas exploram características individuais intangíveis, valorizando a trajetória individual por meio de múltiplos formatos.

Começando esta semana, cada curso custa $10 e todo o dinheiro arrecadado vai para a 826 National, uma fundação que promove educação de artes e música para crianças.

O projeto incentiva não apenas a educação online, descentralizada e colaborativa, como também espera criar uma rede de criativos ao redor do mundo, compartilhando seus conhecimentos e trabalhos.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Walking Dead vira curso online sobre ciência, sobrevivência e sociedade

Canvas Network, um dos maiores site que oferecem cursos gratuitos a distância criados por grandes universidades (MOOCs) – concorrendo com Coursera e edX – acaba de lançar um curso em parceria com o programa The Walking Dead (AMC) e ministrado pela University of California.

Totalmente interdisciplinar, o curso Society, Science, Survival: Lessons From AMC’s The Walking Dead tem duração de 8 semanas. Ministrado simultaneamente à transmissão da nova temporada da série, as aulas serão divididas semanalmente, com cada uma cobrindo os temas abordados no episódio da semana.

O acesso é gratuito e demandará em torno de 2 a 4 horas semanais dos participantes, incluindo partes dos episódios para assistir.

Com professores de diversos departamentos, o ensino gira em torno da vida dos sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico. Aqui, serão colocados em pauta tópicos como saúde pública (Como um surto de zumbis pode dizimar a humanidade?), física (Por que os zumbis reagem de forma diferente às balas e outras armas como machado?), sociologia (O que acontece com a Pirâmide de Maslow quando o mundo acaba?) biologia (Quais os efeitos a longo prazo que o stress tem nos sobreviventes?), e assim vai.

walkingdead-course-2

O curso é uma oportunidade de explorar como conceitos em obras de ficção podem ter paralelos e equivalentes no mundo real.

O processo de aprendizagem é construído através de conexões dos conceitos ensinados com o repertório e experiências de cada um. Quebrando a barreira entre teoria pesada e entretenimento, o aluno pode absorver muito mais do conteúdo, associando-o instantaneamente aos episódios da série.

Com a parceria, Canvas Network ganha a chance de aumentar seu reconhecimento e atrair potenciais estudantes para seus outros cursos. O mesmo pode ser dito para a University of California.

Enquanto isso, AMC recebe uma publicidade de prestígio e de baixo investimento, expandindo o universo da série para mais um ponto de contato com seus fãs.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Presentation.io: transmita uma apresentação de slides em tempo real

Presentation.io é um novo serviço online que oferece à qualquer um a habilidade de transmitir uma apresentação de slides para sua audiência, via computador, smartphone ou tablet, em tempo real.

Para assistir à apresentação, é possível fazê-lo de qualquer web browser, sem a necessidade de um aplicativo ou alguma instalação específica. O usuário precisa apenas fazer o upload de seus slides – que pode ser em mais de 20 tipo de arquivos diferentes – e, ao gerar um link, enviá-lo às pessoas.

Ao colar o link no navegador e apertar o botão ’start presentation’, qualquer um pode acompanhar o usuário passando os slides. Além disso, pode-se adicionar comentários em partes específicas do arquivo, de forma privada ou pública – neste caso, aparecendo na tela de todos.

presentation.io-2
presentation.io-3

Algo assim pode ser útil em diversas ocasiões, como grandes eventos, quando nem toda a plateia tem a oportunidade de enxergar o telão, ou até em reuniões feitas remotamente. De acordo com a empresa por trás da criação e lançamento, CanvasDropr, a ferramenta já está sendo usada no MIT, Stanford e Yale, permitindo engajar os alunos em aulas mais direcionadas e que absorvem a atenção.

Na versão gratuita, é possível subir apresentações e deixá-las online por até 48 horas. Já na versão paga, $14 por mês, os slides podem ser acessados sempre que for preciso.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement