Peek App, o calendário humanizado

Ex-designers da Ideo resolveram se unir em torno de algo que os incomodava: as limitações e o visual nada prático dos calendários disponíveis para iPhone.

Com o objetivo de repensar o calendário em termos de conceito, interface e interações para o dispositivo móvel, eles criaram o Peek, um aplicativo que foca em uma experiência básica, mínima e totalmente criada pensando nas particularidades e recursos de um smartphone.

“Pessoas não percebem o tempo como tabelas e páginas, mas como uma linha do tempo que foca no futuro próximo.” – Amid Moradganjeh

De primeira, Peek parece ter bastante em comum com Clear, um aplicativo de tarefas que fez bastante barulho por inovar em termos de interações voltadas para o usuário.

Peek carrega cores básicas e tipografia clean. Suas animações derivadas do toque lembram materiais analógicos: ao clicar em um título, o aplicativo “desdobra” a informação como se fosse um papel.

peekcalendar-1

Tendo em mente usuários que se interessam mais por realizar uma tarefa simples do que possuir infinitas escolhas complexas disponíveis em mãos, Peek parece mais um sistema de Post-it coloridos do que uma planilha repleta de links e fórmulas.

“Muitas pessoas não estão interessas no complicado e nem em apps que pensem por elas. O simples às vezes pode ser mais útil.” – Amid Moradganjeh

Uma das mudanças de concepção do calendário clássico veio através de uma pesquisa de comportamento, onde a equipe notou que as pessoas não percebem o tempo como tabelas, grids e páginas. Mas sim como uma linha do tempo que foca no futuro próximo.

Assim, com um belo design e uma enorme preocupação em tornar as interações mais humanas, Peek App serve bem àqueles que estão em busca da fitinha vermelha amarrada no dedo ou do post-it colado na tela do computador.

Peek Calendar está disponível para iOS por $0.99.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Grid, o Excel para tablet

Pensando em construir a planilha do futuro, Josh Leong, designer por trás dos softwares Excel, Word e Power Point, colocou em pauta os seguintes conceitos para esta nova aplicação: funcionar em tablets, se dar bem com conteúdos multimídias e ser aberta à colaboração.

O resultado foi o app Grid, uma planilha construída de matrizes de quadrados que se encaixam perfeitamente ao toque do dedo.

Assim, enquanto o Excel é feito de retângulos e focado em números, Grid convida o usuário à inserir textos, fotos, contatos e mapas, afim de criar uma colagem com nuvens de informação sincronizadas.

“A planilha é mágica porque não impõe uma forma de pensar. Você pode organizar suas informações como achar melhor. ” – Josh Leong

grid1
grid2

Usar conceitos físicos como profundidade, peso e aceleração faz com que o usuário possa compreender o app da mesma forma que compreende tudo a sua volta.

Com estas diferenças quebrando barreiras e dificuldades, Grid foi construído para o público que usa o Excel para organizar um brainstorm em vez de criar fórmulas complexas.

Usando uma interface focada no toque, em que cada célula recebe uma simples animação ao ser tocada e também pode ser arrastada com os dedos, tudo é feito para que o usuário tenha total controle sobre o que está construindo.

Com um suporte para os mais variados tipos de conteúdo, pensando em um futuro próximo, quem sabe as fórmulas matemáticas destas planilhas não possam envolver conceitos como geolocalização, tags, dados sociais ou vídeos do Youtube.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie