Artista reproduz teto da Capela Sistina em um Fiat 500L

Pode-se dizer que é, no mínimo, uma ideia ousada: até o próximo dia 25, o artista plástico Nicola Verlato irá reproduzir em um Fiat 500L uma das mais importantes obras de arte da humanidade: o teto da Capela Sistina. A ação criada pela Sapient Nitro está rolando ao vivo no LA Auto Show, nos Estados Unidos, e tem por objetivo mostrar como o veículo é espaçoso por dentro.

Enquanto Michelangelo levou quatro anos para concluir o trabalho, Verlato terá apenas seis dias. No vídeo acima, ele explica que não pretende apenas “transferir” a obra original, mas reconstruí-la de acordo com a perspectiva exigida pelo projeto. Isso tudo em um palco, sob o olhar de milhares de pessoas.

O Fiat 500L que servirá de “tela” foi especialmente reconfigurado para esta ação, o que inclui a instalação de um teto de fibra de vidro preparado para absorver a tinta. Os bancos foram removidos e um piso especial foi criado para que o artista pudesse se movimentar enquanto trabalha. Da mesma maneira que Michelangelo, Verlato irá pintar deitado de costas.

Vale a pena acompanhar essa história para ver no que vai dar. O primeiro dia da ação, você confere abaixo. Até o próximo dia 25, a Fiat irá subir vídeos diários mostrando o andamento da obra, tanto no canal oficial do YouTube quanto no site da marca.

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Os Fazedores de Pano da Apple

A obra de Michelangelo, como é sabido por todos, apresenta um diferencial muito grande em relação aos seus contemporâneos. Basta imaginar que ele, que era escultor, fez o afresco no teto da Cappella Sistina (o graal do Mvsei Vaticani) sem toda a experiência que pintores da época possuíam – e fez o que fez. Gênio.

Muitos anos depois de concluir o teto, Michelangelo voltou para a Sistina. Dessa vez para desenvolver o “Juízo Final”, na parede do altar. Uma obra tão grandiosa e poderosa que deixa qualquer admirador da arte perplexo, assim como o primeiro trabalho. No entanto há um detalhe que nem todos sabem…

A obra sofreu upgrades logo após a morte do artista.

O Concílio de Trento tornou a arte rigorosamente fiscalizada. E quem diria: os personagens do “Juízo Final” estavam nus. Michelangelo, que faleceu pouco depois da conclusão da obra, nada podia fazer. E a batata quente caiu na mão de Daniele da Volterra, discípulo do grande mestre. Que junto com outros artistas (intitulados de “Os Fazedores de Pano”) cobriram a nudez ali retratada. E o caso foi encerrado. É curioso pensar que, ainda assim, grande parte das pessoas que admiram essa obra não conhecem Daniele da Volterra (ou mesmo sua obra).

Digo mais: quanto você se depara com algo tão impressionante como aquilo, saber disso é (quase) irrelevante.

E é aqui que entra a Apple.

Tivemos a sorte de acompanhar de camarote os anos mais produtivos de Steve Jobs – inegavelmente um visionário. E aqui você pode até dizer que “provavelmente ele não fosse o cara que colocava a mão nos códigos e etc”, mas certamente era a mente por trás de cada detalhe, produto e ferramenta que a empresa apresentava (e que dava rumo) ao mercado. Seja iPod, iPhone, iPad ou as outras criações, elas nortearam o dia a dia de muitos consumidores e balizaram até mesmo os concorrentes.

Mas desde que o cara se retirou da empresa (e depois faleceu), muito se falou sobre ‘a decepção’ nos últimos lançamentos da maçã. Todos esperavam um iPhone 5: e veio o 4s (que não agradou tanto assim). O mesmo com o iPad: falavam de Siri e outras novidades, mas isso não aconteceu. O que há com a Apple?

Minha opinião: até aqui ela apenas pintou panos na obra de Steve Jobs.

Outro dia me falaram que antes de sair ele já tinha trabalhado em futuros projetos da empresa. E pense comigo: de um jeito ou outro ainda estamos falando em upgrades na obra que ele produziu. E isso nos leva para o outro lado desse pensamento: será que somente quando a Apple aparecer com “iTable”, “iDog”, iQualquerCoisa”, deixaremos de vê-lo escarrado no portfólio de produtos?

Me lembro de que no vídeo de lançamento do novo MacBook – poucos anos atrás – eram apresentados uma série de pessoas-chaves, que acabaram assumindo o palco e as apresentações. Provavelmente uma forma de desvincular a imagem dele a empresa, claro. O que era realmente fundamental, sabendo que o cara estava doente.

Mas pergunto: e o espírito inovador? Será que também foi desvinculado com a saída do fundador? Ou realmente é questão de tempo para voltarmos ao estado de expectativa e admiração por cada uma das novidades? Me digam vocês.

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