De tempos em tempos você se depara com um Tumblr que parece que foi feito para você, se apegando às fotos e frases que fazem boas observações sobre a vida. Life Advice from Machines pode ser um desses.
Em uma era onde a tecnologia nos engrandece e está totalmente inserida na vida, faz sentido buscar também por palavras de sabedoria que venham destas ferramentas.
Life Advice from Machines se apropria de insights retirados de manuais de instruções de aparelhos comuns, e nos mostra como são aplicáveis não somente em instalar ou fazer funcionar uma máquina, mas também nós mesmos.
Revelando as verdades por trás de uma TV, de uma impressora ou de uma câmera fotográfica, temos frases como “Do not overreach. Keep proper footing and balance at all times”, retirada do manual de uma DREMEL MultiPro Rotary Tool, que nos faz carregá-la como um mantra de meditação ou filosofia de livro de bolso.
Quem diria que grandes conselhos de vida estariam escondidos bem debaixo do nariz, por entre estes inseparáveis aparelhos que nos fazem funcionar.
Na teoria da socióloga Tricia Wang, uma rede como o Facebook, que impõe registrar o nome real e consiste de familiares e amigos de uma pessoa, incentiva o uso limitado de identidade e expressão.
Tumblrs como este mostram que não é uma surpresa a ferramenta ter se tornado mais popular entre os adolescentes do que qualquer Twitter ou Facebook. Ao contrário destas redes, o Tumblr pode ser simplesmente um nome na tela, sem qualquer traço da sua vida social.
Por outro lado, o Tumblr permite criar, experimentar e jogar. Cada tumblr criado é como um novo “eu”, testando e colocando tudo para fora para ver onde se encaixa. Pode ser uma página só de GIFs, uma de fotos de viagem, outra de frases de amor, e também dos desenhos que faz nas horas vagas. Ou até, como neste exemplo, a busca por significados e histórias nos lugares mais inusitados.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie