Sony Pictures promete ARG para promover “Salt”, novo filme com Angeline Jolie

Salt Movie ARG

A partir de 17 de maio, a Sony Pictures promete realizar um ARG para promover o filme “Salt”, com Angeline Jolie.

Pouco foi revelado até agora, além de um formulário de contato, o site dayxexists.com diz que você pode ser um agente disfarçado na busca pela fugitiva Evelyn Hunt e frustrar os planos do Dia X.

Temos ainda o site oficial e perfil no Twitter, mas a página misteriosa foi descoberta através do último trailer do filme. No segundo 1:48, aparece a URL na placa de uma moto.

Há quase 1 ano, “Transformers 2″ também revelou uma URL misteriosa em seu trailer. “Salt” estreia no Brasil no dia 30 de julho de 2010.

Salt Movie ARG

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Missão 24 Horas Brasil: Fox realiza pela segunda vez um ARG de Jack Bauer

24 Horas Missão Brasil

Repetindo a fórmula da ação realizada em 2005, a Fox dará início no último fim de semana de novembro a “Missão 24 Horas Brasil”. Na era pré-YouTube, pré-Twitter, a quarta temporada da série do homem mais poderoso do mundo foi lançada no Brasil com um ARG, que uniu internet com missões pelas ruas de São Paulo.

Desta vez, a ação é para marcar o lançamento da 7º temporada de “24 Horas” em DVD/Blu-ray no país. Equipes de três pessoas deverão se dividir em diversas tarefas no mundo real, contando com pistas via internet, incluindo através do Twitter @24hChloe.

Os prêmios incluem Blackberry’s, posters autografados e kits da série. Os trios interessados em participar devem se cadastrar no site missao24horasbrasil.com.br.

24 Horas Missão Brasil

Em 2005, a realização da ação foi memorável (relembre aqui e aqui), com os participantes correndo atrás de códigos pelas ruas, além de projeção em prédios e um rapel em plena esquina da Av. Faria Lima com a Juscelino. Agora, em 2009, com o alcance da internet ampliado e ferramentas mais rápidas, a “Missão 24 Horas Brasil” promete ainda mais engajamento.

Eu sou muito sedentário para participar, mas quando fiquei sabendo da ação tive uma notícia boa: A Fox vai lançar a 7º temporada da série mais viciante já feita em Blu-ray. Mas logo depois, a má notícia: R$ 400! Na Amazon custa 39.99 dólares. Mesmo com frete e impostos, você ainda paga menos. Como eu falei no Twitter, essa é mais uma iniciativa do projeto “brasileiro é tudo rico”.

Levi’s esconde 100 mil dólares em nova fase da campanha “Go Forth”

Levis Fortune

Em julho passado, a Wieden+Kennedy iniciou uma nova campanha para Levi’s incitando as pessoas (estado-unidenses, pelo menos) a buscarem seus espirítos de desbravadores e pioneiros. Com a assinatura “Go Forth”, o novo posiciontamento da marca começou com o velho estilo de filme-manifesto, baseado no poema de quatro versos “America”, de Walt Whitman. O comercial utiliza, inclusive, a gravação original de Whitman feita em 1890 com um cilindro fonográfico.

A grandiloquência e visão otimista do mundo não é original, obviamente, mas tem a missão de afirmar a Levi’s, mais uma vez, como uma grande propriedade norte-americana, pioneira, romântica e idealista.

Até ontem, a campanha trazia duas seções colaborativas no site goforth.levi.com, “The New Declaration” e “The New Americans”, em que as pessoas podiam alterar o manifesto original e enviar fotos que demonstrem o retrato da América (do Norte).

Levis Go Forth Fortune

Agora, a Levi’s inaugura a expedição “Fortune”, mais uma espécie de caça ao tesouro que integra online e mundo real. Um personagem chamado Grayson Ozias IV’s enterrou, em 1896, uma fortuna avaliada em US$ 100.000. Amigo próximo de Nathan Strauss (um dos sobrinhos de Levi Strauss) Ozias desapareceu, mas deixou uma série de gravações que conduziram os pesquisadores ao tesouro enterrado.

A Levi’s convida as pessoas a seguirem o mesmo caminho, e através das palavras de Ozias encontrarem a fortuna escondida. Quando achada, a mesma quantia em dinheiro será doada para uma instituição de caridade. Além do conteúdo no site, o perfil no Twitter de Grayson Ozias IV’s deve ajudar os interessados pelo tesouro.

Mais do que palavras de ordem e belos poemas, nada como dinheiro para realmente convencer as pessoas a seguirem em frente. Abaixo você pode ver o vídeo que apresenta a caça ao tesouro:

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Editor da Wired desaparece e inicia um ARG jornalístico

Wired Vanish

Em sua próxima edição, a revista Wired vai contar a história de Matthew Alan Sheppard, 42 anos, um gerente de segurança e saúde ambiental que trabalhava na Eaton. Sheppard tinha um casamento feliz e uma filha de 7 anos de idade, família com a qual vivia em uma confortável casa em Searcy, no Arkansas.

Coordenando mais de 30 filiais da Eaton entre a América do Norte e do Sul, Sheppard logo teve um aumento, o que elevou seu salário para perto dos 6 dígitos. Para seus colegas, Matthew Sheppard parecia um cara amigável e com uma carreira em expansão.

Acontece que com sua promoção na empresa, Sheppard passou a sentir o stress das novas responsabilidades e viagens frequentes. Em pouco tempo ele engordou, chegando a 135 kg, e viu sua saúde financeira entrar no vermelho.

Amante de gadgets, gastava mais do que ganhava com produtos eletrônicos, e começou a colocar todas as suas despesas pessoais no cartão de crédito corporativo. De refeições a bebidas nas baladas, da lavanderia as férias da família, tudo entrava na conta da Eaton.

Em fevereiro de 2008, quando a empresa enviou um email para Sheppard questionando tais despesas, ele resolveu planejar sua fuga. Sheppard forjou a própria morte, e iria esperar sua esposa receber o dinheiro do seguro para abrir uma fábrica de tequila no México, iniciando assim uma nova vida, uma nova identidade.

A história não terminou como ele planejava, e Sheppard acabou preso. 10 anos por roubo e fraude no seguro.

Wired Vanish

O que a Wired quer provar é que, com a quantidade de informações e bancos de dados sobre a vida das pessoas nos dias de hoje, é praticamente impossível conseguir fugir de si mesmo. Todo passo que você dá, toda ligação que você faz, toda a transação comercial realizada, tudo fica registrado em algum lugar.

Para mostrar na prática, o jornalista Evan Ratliff, que escreveu a matéria sobre Matthew Sheppard, também desapareceu. Deixou amigos, família e trabalho, e desafiou os leitores da revista a rastrearem seus passos.

Ratliff sumiu no dia 15 de agosto, e vai ficar escondido por 30 dias. Ninguém, nem mesmo os editores da Wired, sabem onde ele está. Ratliff vai continuar online regularmente, usando Facebook e Twitter.

Todas as informações que um investigador teria, os interessados em encontrar o jornalista terão no site wired.com/vanish. Atividades bancárias, ligações telefônicas, etc. “Isso claro, se eu for tolo o bastante para usar essas coisas”, avisa Ratliff.

Ele vai continuar nos EUA, em lugar comum, de convívio social, e o prazo para encontra-lo é 15 de setembro. Quem achar deve tirar uma foto, dizer a senha “fluke”, e esperar pelo segundo código em resposta. Aí então basta mandar a foto com a nova senha para o editor nicholas_thompson@wired.com.

O vencedor do desafio, ou seja, quem encontrar Evan Ratliff, ganha 5 mil dólares e uma matéria na Wired para contar como foi todo o processo investigativo. Além de ser uma iniciativa curiosa e ousada, mostra até onde uma publicação pode ir para promover seu trabalho e provar suas teorias.

Se quiser saber mais sobre o concurso, tem tudo no wired.com/vanish. E para acompanhar em detalhes como Matthew Sheppard tentou desaparecer do mundo (e foi encontrado pela polícia), leia a matéria do jornalista, agora, também desaparecido.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Comic-Con 2009: Disney lança ARG para “Tron 2? recriando Flynn’s Arcade no mundo real

Tron Legacy

Como se esperava, a Disney deu início ontem ao ARG de “Tron 2″ (que oficialmente ganhou o título de “Tron Legacy”), durante a Comic-Con 2009. Como conta Alex Billington, editor do FirstShowing, o painel sobre o filme não trouxe muita novidade, o que os produtores fizeram foi apenas repetir o teaser que já tinha sido revelado no ano passado. Só que no fim da apresentação, foi mostrada uma estranha cena em que a Flynn’s Arcade aparece fechada, com os fliperamas cheios de pó. Vasculhando o local, Sean Flynn, interpretado pelo ator Garrett Hedlund, encontra a velha máquina Tron nos fundos da loja.

Ao final do painel, cerca de 500 pessoas saíram da Comic-Con e resolveram seguir as pistas deixadas pela campanha viral na última semana. O endereço era a esquina da Cul de Sac com a J Streets em San Diego, distante apenas algumas quadras do evento, e o horário marcado era 21h30.

Cada pessoa recebeu um pacote contendo instruções, uma lanterna azul e uma ficha da Flynn’s Arcade. Era o equipamento necessário para descobrir as coordenadas de mais um local secreto. Diversos posters com a frase “Flynn’s Live” foram espalhados pelos arredores, e os participantes deveriam utilizar a laterna azul para encontrar códigos nesses cartazes.

TRON 2

A caçada pelos posters revelaria seis coordenadas, que levavam ao destino final: a grande reinauguração da Flynn’s Arcade. A Disney reconstruiu, no mundo real, o fliperama de “Tron”. Quem encontrou o local pode tirar fotos e jogar nas máquinas presentes na história do filme.

Foi então que algumas pessoas da organização começaram a sugerir aos presentes que jogassem “Space Paranoids”, justamente o fliperama que Flynn está jogando no início do filme original. A cada vez que se terminava uma fase, um código aparecia na tela. Para o que servia, ninguém sabia ainda, mas deveria ser anotado.

Passado algum tempo, as luzes do local começaram a piscar até que tudo apagou. Alguns fliperamas no fundo acenderam de repente, revelando uma passagem secreta. Lá dentro, ao som da trilha sonora do Daft Punk que estará no filme, encontraram a nova Lightcycle, em tamanho real. Ao saírem de lá, os participantes ainda ganharam um poster e uma camiseta com a inscrição “Flynn’s Lives”.

Quanto aos códigos encontrados em “Space Paranoids”, eles estão relacionados com a URL flynnlives.com/derez/. Ainda falta um para completar a sequência, e o que acontece depois ainda ninguém sabe.

Pelo visto, o ARG deve continuar por um bom tempo, e olha que a previsão de estréia de “Tron Legacy” é apenas em algum dia de 2011. Como você já deve imaginar, além da grande produção por trás disso, a experiência para os fãs deve ser inesquecível. Alguma dúvida do quanto isso é capaz de construir e colar na cabeças desses influenciadores?

| UPDATE

Assista abaixo o teaser apresentado na Comic-Con, e liberado no site para download depois que todos os códigos foram reunidos. Dica do @juanhb.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

A festa das campanhas virais na Comic-Con 2009

A Comic-Con 2009, o maior evento nerd do mundo, começou hoje em San Diego. Olha o sonho que é esse lugar. Dentre os já tradicionais e disputados painéis com produtores, diretores e atores de séries, filmes, games, quadrinhos, etc, os grandes estúdios parece que se acostumaram a utilizar a feira como plataforma de lançamento de campanhas virais. Lembrando que “Lost” foi a série precursora nesse tipo de ação, e que até o ARG de “Batman: The Dark Knight” começou na Comic-Con 2007.

Neste ano, diversas campanhas misteriosas estão sendo lançadas diretamente de San Diego para promover alguns dos filmes mais hypados da temporada. Algumas ações já estão rolando há semanas antes da Comic Con, mas prometem muito mais durante o evento. Confira as principais abaixo, esse post pode e deve sofrer atualizações:

| Alice No País das Maravilhas (Tim Burton)

Ao final de seu painel nesta quinta-feira, a Disney anunciou que está preparando um “chá secreto”, e que todo mundo deveria seguir o perfil @ImportantDate no Twitter. Vale lembrar que o trailer do filme, que seria lançado oficialmente hoje, mas vazou ontem, já traz como assinatura a frase: “You’ve got a very important date.”.

| TRON 2

Para preparar os fãs para a sequência do clássico “Tron”, de 1982, a Disney enviou para alguns blogueiros de cinema duas fichas de fliperama da Flynn Arcade. Para quem não se lembra, o protagonista do filme, Kevin Flynn, era dono de um fliperama com os games que ele mesmo tinha criado.

Junto com as fichas, os blogueiros receberam também um pen drive trazendo um gif animado misterioso mostrando códigos. Cada site recebeu um gif diferente, com códigos diferentes. Decifrados, esses códigos encaminhavam para o site Flynn Lives. Na página, uma contagem regressiva aponta para 21h30 desta quinta-feira, com um endereço em San Diego, bem perto de onde acontece a Comic-Con.

Só quem tiver a curiosidade de aparecer no local, na hora marcada, vai saber como a coisa toda continuará. A ação inclui ainda o site Home Of Tron.

TRON
TRON

| District 9

Dirigido por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson, “District 9″ é uma ficção científica sobre alienigenas que chegaram na África do Sul, e acabam sendo presos e forçados a trabalhar. O local de confinamento dos aliens é justamente o Distrito 9, controlado por uma empresa privada chamada MNU (Multi-National United).

A campanha viral para o filme começou na Comic Con do ano passado, espalhando protestos contra as raças “não-humanas”. Cartazes anunciavam as áreas restritas somente para humanos, com um número de telefone para as pessoas denunciarem qualquer presença de raças alienígenas.

A ação inclui ainda o blog contra a MNU, o site da MNU, mensagens misteriosas no telefone 1-866-666-6001 e o Community Watch, um mapa que mostra as aparições suspeitas de alienígenas nos EUA. A campanha culmina em uma sessão secreta do filme em San Diego, para os fãs que descobrirem o local.

District 9

| 9

A animação “9″, dirigida por Shane Acker e produzida por Tim Burton, vai utilizar a Comic Con para uma série de promoções Uma delas começa com cartazes e QR Codes. São 9 peças diferentes que serão espalhadas em lugares secretos do evento. Quando reunidos, revelam conteúdo especial do filme

Além disso, distribuirão uma série de cards colecionáveis. Também são 9 diferentes, e as 100 primeiras pessoas que conseguirem completar a coleção, terão lugar garantido no painel de “9″ para conversar com o elenco de dubladores do filme, incluindo Elijah Wood e Jennifer Connelly. Veja todos os cards no Smelly Cat, que são lindos, por sinal.

9

| 2012

A campanha do filme-catástrofe “2012″ terá continuidade também na Comic-Con. Segundo o Twitter @TheIHC, um evento especial selecionará os embaixadores do Institute For Human Continuity. Além disso, espalharam pela cidade os posters “pixados” abaixo.

The IHC

| Via Planeta Disney, /Film

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

URL escondida no trailer de “Transformers 2? revela campanha viral

Já com a estréia quase batendo na porta, a Paramount decidiu dar início a uma campanha viral para “Transformers 2: A Vingança dos Derrotados”. É uma brincadeira low profile, perto de ARG’s gigantes e complexos que já vimos por aí (alguém falou em Batman?), mas o mais bacana é a integração dos materiais oficiais do filme com ficção na internet.

A pista foi deixada no último trailer de “Transformers 2″, na jaqueta de Sam é possível ver uma URL: www.therealeffingdeal.com. Trata-se de um site conspiratório sobre alienígenas, mantido por Leo Spitz, personagem interpretado por Ramon Rodriguez. A página fala tambem da batalha de Mission City, aquela que encerra o primeiro filme. Inclui ainda um perfil no Twitter.

Transformers 2

Através do The Real Effing Deal, é possível encontrar outros dois sites fictícios, relacionados aos personagens e trama do novo “Transformers”. O Giant Effing Robots é um blog escrito por um tal de Robo-Warrior, que é o personagem de Jon Turturro, e o Mendelson Robotics é a página da empresa que estuda os robôs, mas ainda sem conteúdo.

“Transformers 2: A Vingança dos Derrotados” estréia mundialmente no dia 24 de junho e, posso estar errado, mas acredito que até lá não veremos muito mais do que isso nessa campanha viral.

Transformers 2

| Via FirstShowing

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Eminem cria ARG através do Twitter para promover seu álbum “The Relapse”

Em uma lição que certamente aprendeu com Trent Reznor do Nine Inch Nails (ganhador do GP em Cannes Lios 2008), o rapper Eminem colocou em prática um mini-ARG para promover o seu novo álbum, “The Relapse”. Ainda que menos complexa e mais curta, a ação desenvolvida pela agência Omelet de Los Angeles utilizou um meio que Reznor ainda não tinha quando lançou seu “Year Zero”: o Twitter.

O próprio Eminem é que dava pistas em seu Twitter de como os fãs poderiam se envolver com o ARG, com referências as suas experiências reais de vida e abuso de drogas. A deixa foi a foto abaixo, que sugere que o rapper estava em um centro de reabilitação chamado Popsomp Hills, também interpretado como “pop some pills”.

Eminem Twitter Relapse ARG

Procurando no Google pelo nome da clínica fictícia, um site corporativo especialmente criado para a campanha conta sobre o lugar, revelando um email e telefone de contato. Quem liga ou manda um email, recebe mensagens pré-gravadas que remetem as novas músicas.

A proposta da agência com o ARG foi criar um universo paralelo, totalmente alusivo ao conceito do disco “The Relapse”, para atingir a base de fãs de Eminem, e eles mesmos se tornarem os evangelistas do lançamento. O próprio Paul Rosenberg, empresário de Eminem, revela que esse não é nem de perto o maior investimento em marketing do artista, mas certamente é o mais criativo.

Eminem Twitter Relapse ARG

Eminem continuou twittando para dar suporte ao storytelling do ARG, ao mesmo tempo que revelava as primeiras informações e imagens da capa do álbum, do site oficial (com um tour pela clínica Popsomp Hills), do game de iPhone, do novo clipe, etc.

Segundo a Intercope Records, os resultados de uma campanha que utiliza novos meios e de baixo custo são surpreendentes, já que tornou Eminem um dos artistas mais comentados no Twitter com o buzz gerado por ele próprio. Em uma semana, o rapper ganhou 41.1704 seguidores em seu perfil, além de 113.868 visitantes únicos no site Eminem.com.

Com o álbum nas lojas e o case criado, ontem a noite ele mesmo anunciou: “This game is over… Thanks for playing.”

| Via AdAge e Creativity

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Batman: The Dark Knight | Vídeo-Case

Começando em 2007, até mais da metade de 2008, eu enchi o saco aqui no Brainstorm #9 falando sobre a campanha de “Batman: The Dark Knight”. Acompanhei diversas ações do ARG e ainda fiz um post encerrando a minha análise.

Se mesmo assim você não leu nada disso, agora não tem mais desculpa para deixar de entender uma das campanhas mais importantes da história da publicidade. A 42 Entertainment, já de olho no Festival de Cannes, é claro, colocou no ar um vídeo que faz um panorama em tudo o que foi feito para o filme da Warner Bros.

Além do vídeo-case, o site traz links para todas as páginas que fizeram parte do ARG, além de mais dois vídeos mostrando a participação dos fãs nas ações. Segundo a agência, foram cerca de 10 milhões de participantes em mais de 75 países.

Assista abaixo e visite o site, porque depois que ganhar Grand Prix em Cannes não adianta dizer: “Viu aquela parada do Batman que fizeram?”

Lost | Ajira Airways

Antes mesmo do início da quinta temporada de “Lost”, a ABC deu algumas pistas sobre a existência de uma empresa fictícia chamada Ajira Airways, incluindo um outdoor “rasgado” em Los Angeles.

Lost Ajira Airways ARG ABC

Só que a companhia área não tinha despertado tanto a atenção dos fãs da série até quinta passada, quando foi exibido o episódio “The Little Prince”. Vou contar abaixo de forma bem resumida, sem revelar spoilers para quem ainda não assistiu. Se quiser saber mais, acesse o verbete na Lostpedia.

Em uma das cenas do último episódio, uma garrafa d’água com a marca da Ajira Airways é encontrada dentro de um barco. Além de uma única frase de Juliet, nada mais é falado a respeito da companhia.

Lost Ajira Airways ARG ABC

Só que quem acompanha “Lost” sabe que nada é por acaso. Uma busca simples pelo nome da empresa já leva direto para o site ajiraairways.com, com todo tipo de informação e até vídeos promocionais da empresa.

A página da Ajira Airways é repleta de easter eggs, com frases escondidas no código fonte, coordenadas secretas no código de barras de uma passagem aérea, anagramas utilizando siglas de aeroportos, etc.
Todos esses dados, quando descobertos, podem ser utilizados para preencher uma reserva de vôo. Se feito de maneira correta, abre a página de escolhe de assentos, e mais uma vez, se selecionados corretamente, revelam fotos e vídeos sobre os passageiros.

Lost Ajira Airways ARG ABC
Lost Ajira Airways ARG ABC

Se isso tudo vai se desenvolver mais para virar um novo ARG de “Lost”, ainda não se sabe, mas prova que a ABC continua explorando a integração TV e internet como ninguém, criando conteúdo exclusivamente online e engajando fãs em torno dos mistérios da série.

Saiba mais na Lostpedia, e relembre o post Find 815.