Lively.fm: serviço de streaming de música usa como fonte mais de 50 milhões de blogs

Já falamos aqui de vários aplicativos relacioados à música, desde novidades no Spotify, passando pelo álbum-app do Philip Glass e do Blur, até o Turnplay, que revive o realismo de tocar vinil. Mas na música sempre tem espaço para novidades.

O serviço de streaming Lively.fm permite que usuários descubram novas músicas usando como fontes cerca de 50 milhões de blogs. O site é atualizado a cada 10 minutos com novas faixas e artistas. Com uma interface bem simples, para começar a ouvir, é só fazer uma busca ou clicar em uma das capas de álbum que aparecem na home.

lively.fm-1

Similar ao Hyper Machine e ao We Are Hunted, a diferença está na diversidade de faixas e rapidez do streaming. Apesar de seus concorrentes também usarem o método crowdsourcing para se alimentar, cobrindo mil blogs que postam músicas, o Lively.fm não se limita a nenhum padrão ou nicho musical, usando mais de 50 milhões de blogs para ampliar e diversificar sua base.

Recentemente, além da página na web, é possível usar o serviço – também gratuito – via aplicativo para iPhone.

Com design simples, a página inicial é também repleta de capas de álbuns em que você pode clicar para começar o streaming das músicas instantaneamente. É possível buscar por faixas específicas ou as mais ouvidas, no “top charts”. Você pode seguir os artistas, curtir músicas e compartilhar a trilha sonora com suas redes via Facebook e Twitter.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Focus@will: um streaming de música para aumentar a produtividade

Para quem costuma trabalhar ouvindo música e concorda que, com o som certo, a concentração aumenta, focus@will é um novo serviço de streaming de música desenvolvido especificamente para silenciar o seu cérebro da forma certa e entregar o que estão chamando de “produtividade sob demanda”.

Funciona assim: a maioria das pessoas consegue se concentrar em uma tarefa por no máximo 100 minutos contínuos, antes de uma pausa curta para um café ou banheiro. focus@will tem como objetivo aumentar a produtividade destes ciclos de 100 minutos tocando músicas que foram rigorosamente testadas para acalmar a parte do cérebro que é responsável pela emoção e pelas mensagens que tanto atormentam você para fuçar no celular, abrir o Facebook, fazer um lanche, ligar a TV ou deixar tudo para amanhã.

focus@will-2

Na biblioteca, é possível escolher que tipo de música você prefere escutar: clássica, jazz, ambiente, etc. A seleção das faixas é baseada em um algoritmo que analisa características como velocidade, emoção, intensidade e arranjo e as coloca em uma sequência que dura o ciclo de 100 minutos de concentração contínua, cada uma com um papel específico no seu cérebro, como pode ser visto no gráfico abaixo.

focus@will-1

focus@will não se posiciona como outro serviço de música na Internet similar ao Spotify ou Pandora, pois foca em negócios cognitivos e não de entretenimento. Ou seja, suas músicas não são para serem escutadas, mas para servirem de acompanhamento em atividades diárias que podem ser melhoradas com a ajuda do serviço.

Por enquanto, o site está em beta privado. O FastCompany liberou ao público um código de acesso que eles receberam para testar: fastcompanyfocus. Mas o serviço só está disponível para os EUA. Por isso, para usar, é preciso ter o TunnelBar instalado no seu computador, ou outro serviço semelhante, que ofereça acesso à Internet global.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement