Uma floresta de lasers interativa e musical que transforma qualquer adulto em criança de novo

“Todos temos sonhos de andar em florestas encantadas quando crianças. Nós tentamos recriar a sensação de ter uma experiência mágica para os adultos.” – Marshmallow Laser Feas

Adicionar um elemento humano em experiências high tech pode determinar o sucesso de uma tecnologia, pois a neutraliza e é justamente o que a torna tão especial e natural. Esse é um fato que está presente em todo o trabalho da Marshmallow Laser Feas, estúdio que cria experiências interativas e em tempo real.

Sua última instalação, Laser Forest, é um instrumento musical interativo realizado para a STRP Biennale em Eindhoven. O projeto consiste em uma floresta com mais de 150 varas de lasers interativos. Ao tocar nas varas, os usuários podem acionar sons e luzes, tornando a peça um instrumento colaborativo e também um grande parque de diversões.

“Há um lado emocional e humano na tecnologia. E é isso que estamos tentando abordar em cada projeto.” – Marshmallow Laser Feas

A instalação foi desenvolvida para levar aos adultos aqueles sentimentos de curiosidade e maravilha que são tão vivos e evidentes nas crianças. Montada dentro de uma fábrica antiga e vazia, a peça se transforma em um ambiente lúdico, que envolve e fascina a todos.

O projeto existe também como performance. A primeira apresentação se deu na abertura da STRP Biennal, onde 12 crianças moveram-se pelo espaço em uma coreografia que acionava os sons e os lasers de forma a tocarem uma canção.

Marshmallow Laser Feas tem por objetivo borrar as barreira entre arte e tecnologia. Enquanto as máquinas são vistas como frias, distantes e processuais, o estúdio redefine essa percepcção atraés de interações lúdicas, jogáveis e que brincam com luz, som, espaço e movimento – literalmente. Assim, as interações não são apenas roboticamente executadas, mas de fato natuais e ligadas ao sentimento de cada um.

A ideia era aproveitar senso de curiosidade, proximidade e maravilha das pessoas e deixá-las explorar isso em um ambiente mágico e de brincadeiras.

forestlaser-8
forestlaser-4
forestlaser-3
forestlaser-2
forestlaser-1
forestlaser-7
forestlaser-6
forestlaser-5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Talister Whiskey leva tempestade interativa para Londres

Uma instalação interativa medindo 8 metros e construída manualmente pela Talisker Whiskey, em parceria com a Vivid Design Works, deu de presente aos londrinos uma baita tempestade.

Talisker é dona da única destilaria em uma das ilhas ao norte da EscóciaSkye – que também é um dos lugares mais úmidos do país, onde uma leve garoa pode rapidamente formar um fenômeno meteorológico. E, para promover o seu novo produto Talisker Storm, a marca de whiskey escolheu levar o tempo escocês em turnê para a Europa.

Com a ajuda do famoso homem do tempo Michael Fish, a equipe deixou a área externa do Design Museum com uma combinação de neblina, chuva, luzes e muito vento.

stormwhiskey-4
stormwhiskey-3
stormwhiskey-2
stormwhiskey-1

A coragem era fator decisivo na experiência com a marca e na vontade de provar a bebida.

Para quem estava por ali de passagem, era possível escolher o quão forte seria a tempestade que enfrentariam. Os mais resistentes levavam uma garrafa do produto, enquanto aqueles que escolhiam um nível mais fácil provavam apenas um copinho.

Mesmo avistando só de longe, a tempestade interativa surtia o efeito de força, atrevimento e coragem da bebida escocesa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie