Siri is an Insecure Diva in Microsoft's Latest Windows Phone Ad

Microsoft is making a habit out of mocking Siri.

Apple’s personal assistant faces her Windows Phone rival, Cortana, in a new ad from M:United hawking the HTC One M8 smartphone. Cortana also sized up against the iPhone’s voice concierge in a commercial earlier this summer. That spot focused on how Siri was comparatively inept. Now, she is cast as a diva.

That probably rings true for anyone who’s ever wrestled with that functionality on an iOS device. Cortana, though, is at the disadvantage here of having to explain why she’s better, and what hardware she occupies. Everyone recognizes an iPhone and Siri—the whole concept stands on the competition’s shoulders.

At the same time, Apple bashing is a quick and easy way to get millions of YouTube views, as Samsung proved. So, it’s not surprising to see Microsoft try a similar strategy. Plus, it’s paying Apple back, in a small way, for all the knocks in the old “Get A Mac” campaign.

Though it is perhaps telling that this approach frames the battle primarily in terms of miniature faceless robots, instead of humans.

Credits below.

CREDITS
Client: Microsoft
Product: Windows Phones
Spot: HTC “Mirror/Sitting” M8
Agency: M:United
Global ECDs: Andy Azula, Con Williamson
Creative Director: Mike Lear
Copywriter: Cedric Giese
Art Director: Ron Villacarillo
Director of Creative Technology: David Cliff
TV Producer: Mel Senecal, Emilie Talermo
Strategy Team: Kevin Nelson, Michelle Kiely, Jeremy Davis, Lauren Curtis
Account Team: John Dunleavy, Darla Price, Melissa Trought, Reena Factor, Liam Mulcahy
Video Production: No6
Music:
“You Always Make Me Smile” – Kyle Andrews
“I Feel Pretty” – written by Leonard Bernstein and Stephen Sondheim, performed by Stingray Music
Media Agency: EMT
VFX: Method



Microsoft se posiciona como ‘rebelde’ em novo comercial para a Nokia

Em um mundo cheio de Androids e iPhones, ter um Windows Phone pode ser sinônimo de rebeldia? Para a Microsoft, isso não só faz sentido, como se tornou também o tema do primeiro comercial da marca para os celulares da Nokia que usam o sistema operacional da empresa.

Esteticamente, o diferencial do Windows Phone é evidenciado ao colocar o protagonista do comercial em roupas bastante coloridas, circulando por um cenário em preto e branco, em uma interessante referência à diversidade de cores dos aparelhos da Nokia.

Nokia-new-ad-not-like-everybody-else

A trilha sonora, da banda inglesa “The Kinks”, reforça o conceito com o refrão ‘not like everybody else’ – enquanto o moço caminha pelas ruas ouvindo a canção a partir do seu Lumia 1020, os passantes parecem surpresos e chocados.

Pode parecer um exagero, mas é uma interessante estratégia para um sistema operacional que ainda amarga uma terceira posição no market share. Além disso, o TechCrunch lembra que a Apple já havia usado o mote revolucionário no seu histórico comercial ‘1984’.

Não por coincidência, hoje mais de 25 mil funcionários da Nokia estão oficialmente se tornando colaboradores da Microsoft. Muitos deles estão divulgando selfies com seus novos crachás, e o vídeo da campanha ajuda a motivar essa nova equipe que se junta ao time da empresa de Bill Gates – afinal, eles não são como todos os outros.

microsoft-nokia-ad2

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coisas que as crianças dizem

Todo ser humano é curioso por natureza. É a curiosidade que nos estimula a aprender, descobrir o mundo… Nas crianças essa característica é muito mais evidente, já que o tempo todo elas estão fazendo todo tipo de perguntas, estabelecendo conexões interessantes e livres de julgamentos, como ocorre depois que a gente cresce, aprende um monte de regras e entra em uma caixa. E justo em um momento em que a gente está discutindo aqui no B9 o papel da internet (e também da tecnologia) nisso tudo, aparece Things Kids Say, filme da Jam para o Windows Phone no Reino Unido.

A situação retratada é típica dos dias de hoje: uma criança cheia de perguntas e pais ocupados (talvez até despreparados) demais para respondê-las. Mas com um Windows Phone não tem tempo ruim: o Kids Corner está aí para isso. Daí a mãe vai, pega o celular com um monte de joguinhos e pronto, consegue ter sossego para ler sua revista.

O que me mata é que, de repente, o menino para de fazer perguntas. É como testemunhar a curiosidade de uma criança sendo executada ali, a sangue frio. E isso não é uma boa mensagem.

A tecnologia não é ruim. A internet, muito menos. O que pode ser ruim é a maneira como nos relacionamos com estas e outras coisas, quando a gente deixa de vivenciar uma experiência para conhecer algo pelos olhos dos outros, em textos, filmes, etc. Quando ficamos tão distraídos com algo, que deixamos de fazer perguntas e buscar respostas em diferentes lugares. É um papo que ainda vai continuar.

windows1 windows

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie