O dia em que o carro do Senna voltou a correr numa pista de F1

Sou fã da Honda. Ela sempre faz trabalhos incríveis como o “Grrr”, “Cog” , “Choir” e “Impossible Dream”. Pois agora eles fizeram mais uma bela ação para anunciar sua volta a Fórmula 1. A partir de 2015 vão retomar a lendária parceria como fornecedora de motores para a McLaren.

Para situar quem não é muito fã de Fórmula 1: em 5 anos, a dobradinha McLaren-Honda levantou 8 títulos mundiais. 4 de pilotos e 4 de construtores. E não era para menos. Os pilotos eram ninguém menos do que Ayrton Senna e Alain Prost.

Em 1988 Senna foi campeão. Em 89, os dois pilotos estavam brigando ponto a ponto pelo título. Prost estava na frente. Aí veio o GP do Japão.

No treino de classificação Senna bateu o recorde da pista de Suzuka.

Uma vitória mantinha o brasileiro na briga pelo título. Com Senna fora, o francês poderia se tornar campeão antecipado. Então veio uma cenas mais polêmicas da história da Fórmula 1. Disputando a ponta, Prost forçou um choque com Senna, tentando tirar os dois da prova e garantir a taça.

Mas Senna, que era brasileiro e não desistia nunca, foi ajudado por fiscais e conseguiu voltar. Mesmo parando nos boxes para trocar o bico do carro, fez uma daquelas corridas que arrancam um “haja, coração” do Galvão Bueno, conseguiu voltar a liderança no penúltima volta e ganhou a prova.

Era o final feliz que todo mundo queria. Só que não.
Alegando uma ilegalidade no corte da chicane no momento do incidente, a direção da prova desclassificou Senna, o que acabou dando o título para o Prost.

Tudo bem. Nos anos seguintes Senna arregaçou e ganhou mais dois títulos mundiais pra mostrar quem é quem era o cara.

Mas voltemos para a volta que deu a pole para o Senna. A partir dos dados de telemetria do carro – tecnologia que coleta e analisa dados, como aceleração, frenagem e motor e que foi introduzido na F-1 pela própria Honda – eles conseguiram reproduzir a volta do brasileiro na pista de Suzuka usando alto-falantes e holofotes.

É de arrepiar até quem, como eu, não é muito fã de corridas

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hand Lettering Experience

En s’inspirant de la vidéo de Bob Dylan « Subterranean Homesick Blues » et en reprenant le même concept des paroles écrites sur des panneaux, Leandro Senna nous propose de découvrir en vidéo 66 cartes proposant chacune une typographie différente pour un rendu époustouflant. A découvrir dans la suite.

Hand Lettering Experience5
Hand Lettering Experience4
Hand Lettering Experience3
Hand Lettering Experience2
Hand Lettering Experience