Em Seoul, balões com Wi-Fi gratuito oferecem conveniência em compras pelo smartphone

Embora os coreanos coloquem grande peso na variável “preço baixo” oferecida por supermercados como Emart, segundo estudo da Cheil Worldwide, a maioria dos consumidores acaba por simplesmente recorrer às lojas que ficam mais próximas de suas residências, por conta da acessibilidade e conveniência.

Pensando nisso, Emart – que possui como público justamente aqueles que pesquisam pelo preço mais baixo – passou a pensar em como persuadir os consumidores que moram longe de suas lojas à irem até lá para fazerem suas compras.

Como parte dessa estratégia, construíram balões controlados por controle remoto e com um roteador de Wi-Fi embutido, o Flying Store, soltos de forma inesperada por áreas centrais em Seoul, como estações de metrô, centros comerciais e áreas empresariais.

Ao verem o balão e se conectarem em seus smartphones com o Wi-Fi disponibilizado, as pessoas eram direcionadas para um aplicativo da loja, onde podiam baixar vouchers de descontos para diversos produtos e promoções.

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Flying Store possibilitou à Emart introduzir uma nova variável aos seus serviços: a conveniência.

De acordo com a Cheil Worldwide, que desenvolveu a ação, as compras feitas através do site da Emart cresceram em 157% depois da ação. E ainda espera-se crescer em quase 10% as compras nas lojas físicas, devido às pessoas que baixaram vouchers de descontos pelo aplicativo.

Usando a importância da conexão e da mobilidade, a empresa conseguiu levar seus preços competitivos para aonde seus consumidores estavam. Apesar da inovação, da curiosidade e da interação que trazem balões com Wi-Fi gratuito circulando pela cidade, a conveniência traria ainda maior resultado se o consumidor atingido estivesse, de fato, procurando fazer compras, e não apenas de passagem.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Office Turntable toca vinil ao ser ativado via QR Code por um smartphone

Com o objetivo de promover a nova música de seu artista Boris Dlugosch para agências de publicidade, o maior selo de dance music do mundo, Kontor Records, excluiu qualquer meio – como o CD, o DVD, uma carta ou até um email com link – que fosse direto para o lixo.

Focando em prender a atenção de um público saudosista e apaixonado por música, a gravadora resolveu enviar um vinil e garantir que fosse, de fato, escutado.

Para isso, Kontor Records criou um envelope interativo em forma de mesa de discotecagem. Chamada de Office Turntable, a mesa de papel foi desenvolvida para tocar o vinil em um smartphone, apenas o posicionando no local indicado. Assim, o QR Code é ativado para tocar a faixa, além de permitir mover a agulha da vitrola, controlando o tempo da música.

A ação teve ótimos resultados por trazer de volta a diversão analógica de se descobrir uma música nova, da forma mais simples possível, tocando-a através de um smartphone.

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Campanha de Natal do Swedish Post cria Jogo da Memória que une mundo online e offline

Em campanha para o Natal, o Swedish Post queria promover aos suecos seus serviços pré-pagos de enviar presentes pelo correio para todo o País. Para isso, eles criaram um jogo da memória chamado Parcel Memory.

A premissa do jogo é simples: 400 caixas com presentes foram espalhadas em um armazém junto com funcionários do serviço postal, enquanto a filmagem do ambiente era transmitida online via livestream. Para ganhar, os jogadores precisavam direcionar os funcionários a encontrarem duas caixas que possuíssem o mesmo objeto dentro. Os vencedores levavam o presente dentro das caixas que conseguissem formar um par.

Como resultado, em apenas duas horas após o lançamento, 15 mil pessoas na Suécia já estavam participando da ação, interagindo online enquanto o jogo ocorria no mundo real.

 

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