Essa simpática animação lista, em ordem alfabética, alguns dos mais importantes arquitetos da história – assim como um de seus edifícios. E, embora muitos nomes tenham ficado de fora, os criadores fizeram uma seleção inteligente no sentido de abranger diferentes nacionalidades. E claro: Niemeyer está lá.
Projeto de Andrea Stinga e Federico Gonzalez.
A lista completa você confere aqui:
A: AAlto, Alvar – Säynätsalo Town Hall (Finlândia) B: Barragán, Luis – Satellite Towers (México) C: Calatrava, Santiago – Satolas Airport (França) D: Domènech i Montaner, Luís – Antoni Tàpies Foundation (Espanha) E: Eduardo Souto de Moura – Casa de Histórias Paula Rego (Portugal) F: Foster, Norman – London City Hall (Inglaterra) G: Gehry, Frank – Guggenheim Bilbao (Espanha) H: Herzog & De Meuron – Beijing National Stadium (China) I: Isozaki, Arata – Palau Sant Jordi (Espanha) J: Johnson, Philip – The Glass House (EUA) K: Kahn, Louis – National Parliament (Bangladesh) L: Le Corbusier – Villa Savoye (França) M: Mies van der Rohe, Ludwig – Barcelona Pavilion (Espanha) N: Niemeyer, Oscar – Congresso Nacional (Brasil) O: Olbrich, Joseph Maria – Secession Building (Áustria) P: Pelli, César – Petronas Twin Tower (Malásia) Q: Quarenghi, Giacomo – The Smolny Institute (Rússia) R: Renzo Piano + Richard Rogers – Pompidou Centre (França) S: Siza, Álvaro – Fundação Iberê Camargo (Brasil) T: Tange, Kenzo – Tokyo Olympic Stadium (Japão) U: Utzon, Jørn – Sydney Opera House (Austrália) V: Van Alen, William – Chrysler Building (EUA) W: Wright, Frank Lloyd – Guggenheim (EUA) X: Xenakis, Iannis – Philips Pavilion (Bélgica) Y: Yamasaki, Minoru – World Trade Center (EUA) Z: Zaha Hadid – The Pierres Vives Building – França
Retratos sentimentais e humanos do pai moderno. Prepare o lenço.
Os pais estão com tudo na publicidade atual. É claro que temos alguns comerciais clássicos que retratam muito bem a paternidade, e alguns deles estão listados aqui, mas a verdade é que nos últimos anos os paizões entraram totalmente em cena na comunicação de grandes marcas.
Sai o estereótipo de pai preguiçoso e bufão, à lá Homer Simpson, ou que passa a vida inteira no trabalho, se limitando a consertar coisas em casa, e dessa forma incompetente no cuidado com os filhos, e agora o que vemos são verdadeiros jedis do carinho, educação e troca de fraldas.
Para esse Dia dos Pais, no próximo domingo, aqui está uma lista de dadvertising com os preferidos do B9.
10. Tiger Woods (Nike)
Vamos relembrar o que aconteceu com Tiger Woods na época em que a Nike decidiu levar ao ar esse controverso comercial.
De herói nacional a traidor da imaculada família americana com sucessivas puladas de cerca, o escândalo em torno do golfista rendeu afastamento de patrocinadores e condenação pública. Poucos dias antes de retornar aos campos, a Nike demonstrou seu perdão ao jogador em tom sóbrio, corajoso e humano.
O pai de Tiger, Earl Woods, já falecido na época do acontecimento, narra um texto que parece ter sido meticulosamente pensado para o filme.
9. Fast (Volkswagen)
Quebrando um pouco o tom emotivo dessa lista, esse filme para o Jetta conta a história de um garoto que passou a vida toda perguntando: “É rápido?”
Mas um dia tudo muda. Um dos melhores exemplos em representar o pai moderno e cuidadoso atual.
8. Father & Son (Telecom New Zealand)
Um retrato emocional da relação mais especial que existe – um pai e um filho crescendo juntos, do nascimento até a velhice, ao som de “Father & Son” de Cat Stevens.
Convertido ao islamismo e atualmente conhecido como Yusuf Islam, Stevens jamais tinha liberado uma música sua para publicidade antes. O apelo passional da agência, a Saatchi & Saatchi Wellington, e o tom do comercial garantiram o “sim”.
7. Completamente Louco (Itaú Seguros)
A voz de Paulo Goulart esteve em dezenas (centenas talvez?) de comerciais, mas certamente a sua locução inesquecível está nese filme da DM9DDB para Itaú Seguros que conta as loucuras de ser pai.
Um clássico da propaganda brasileira.
6. Dad (Volkswagen)
Criado para o Reino Unido, esse comercial é mais um da Volkswagen que bate na tecla da “segurança”. Como você já viu nessa lista, a marca já fez isso com bom humor, e agora conta de forma emocional a evolução da relação entre pai e filha, desde o nascimento até o dia em que ela sai de casa.
É a partir daí que o Polo entra em ação.
5. Dad’s Love (Sprite)
Com a famosa música do Bee Gees servindo praticamente de texto, esse antigo filme de Sprite mostra o que um pai é capaz de fazer, sem se importar com mais ninguém.
4. Baby Driver (Subaru)
A Subaru representa aqui, de forma magistral, a visão clássica de um pai diante da filha.
O comercial teve até uma indicação ao Emmy, em 2010.
3. New Dad (Google)
Conta a história de um pai fresco, que tirou um monte de fotos do filho com o celular mas um dia esqueceu o aparelho dentro de um táxi.
Uma aula de como apresentar features e falar de utilidade com um comercial emocional e engajador. Como eu disse na época, se você não usa o Google+, a culpa definitivamente não é do marketing.
2. Mundo Melhor (Coca-Cola)
Qualquer um pode dizer que isso não é bem um comercial, que a Coca-Cola só aproveitou um famoso viral na internet.
Mas não é “só”, e sim uma oportunidade genial. Um belo contexto.
1. Dear Sophie (Google)
Para promover o Chrome, o Google criou a campanha “The Web Is What You Make Of It” representando seu maior investimento em televisão até então.
Um pai que registra e guarda tudo para mostrar para a filha um dia, demonstra a infinidade de ferramentas do Google com uma narrativa sentimental que vai fazer chover no seu olho no final. Glória em formato 60 segundos
O Twitter revelou uma lista dos assuntos mais comentados em 2009. O relatório é dividido em tópicos como notícias, pessoas, filmes, televisão, tecnologia, esportes e hashtags, e oferece um interessante retrato dos temas mais populares do ano.
Não tem nenhuma das pérolas brasileiras, como #chupa ou #zemayerfacts, então o Galvão não vai poder gritar pelo Brasil. E o Twitter também errou na lista, colocando “True Blood” como filmes, e não como TV.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.