Para promover a flexibilidade de sua GALAXY Note 10.1, a Samsung promoveu o primeiro concerto digital, na Sé Velha de Coimbra em Portugal.
Utilizando o aplicativo +Music, a Orquestra do Norte e o Coro Sinfónico Inês de Castro substituíram as partituras de papel pela tablet. O app, desenvolvido pela própria Samsung, permite ler, editar, criar e compartilhar tablaturas.
Não deixe de notar que, embaixo das tablets, tem as partituras impressas no velho e bom papel. Vai que, né?
A Samsung não está economizando esforços (e dinheiro) para trazer aos seus smartphones aquilo que sempre pareceu propriedade da Apple: a aura cool. Na época do lançamento do primeiro iPod, por exemplo, sair com fones branco na rua te transformava automaticamente em alguém legal e moderno.
Mas além do tom de provocação em seus últimos comerciais, a Samsung tem apelado para a quase infalível tática do endosso de celebridades. E veja bem, não é qualquer celebridade, não estamos falando aqui de um clamor para as massas, e sim de jovens estrelas que falam diretamente com o público capaz de trazer para a marca a influência que tanto deseja “roubar” da concorrência.
O Galaxy Note foi promovido, primeiramente, por James Franco. Um ator multi-tarefa e carismático que transita perfeitamente no universo early adopter, de gente descolada.. Agora, o mais novo garoto-propaganda do produto é Lebron James, o astro da NBA, três vezes MVP e campeão na temporada passada com o Miami Heat.
É fácil pensar que um jogador de basquete teria sido escolhido para falar com o público médio, mas Lebron James não é exatamente uma unanimidade entre os fãs do esporte, considerado um anti-herói e traidor por muitos depois da sua conturbada saída do Cleveland Cavaliers.
Sem revelar o valor do acordo, a Samsung agora quer mostrar que Lebron James é um usuário entusiasta do novo Galaxy Note II, com uma versão especialmente criada para ele, e até com a inscrição “LJ” na capa, como se pode ver no comercial.
Ainda que a Samsung não tenha abandonado a sua estratégia de ser extremamente expositiva em suas campanhas, com a necessidade exagerada de mostrar e exemplificar usos de seu produto, dessa vez pensaram em um filme totalmente coordenado com a vida real.
O comercial com Lebron James se proprõe a mostrar um dia na vida do jogador de basquete. Justamente o dia da sua estreia na atual temporada da NBA e, não por coincidência, o dia em que o comercial iria ao ar na televisão norte-americana.
Filmado uma semana antes do jogo, a agência 72andSunny procurou prever no comercial diversos detalhes que estariam presentes quando Lebron James entrasse em quadra para a partida contra o Boston Celtics, primeira pela temporada 2012-2013, e que contaria também com a cerimônia de entrega do anel de campeão da temporada passada.
Aproximadamente duas horas antes do jogo – e consequentemente antes do comercial ir ao ar – Lebron postou no Twitter uma foto da roupa que pretendia usar na entrada do estádio: um terno claro com gravata vermelha, como mostrado a um minuto e sete segundos do filme da Samsung.
A foto foi publicada com desenhos supostamente feitos com caneta S Pen do Galaxy Note II, que o filho do jogador aparece usando no início do comercial.
Aos 14 segundos do filme, Lebron James recebe um SMS de Magic Johnson o parabenizando. No dia anterior ao da veiculação, o jogador agradeceu via Twitter. A pulseira com a inscrição “I PROMISE”, mostrada no comercial, é da fundação The Lebron James Family, que ajuda crianças e que também participam da publicidade.
No segundo 1:15, Lebron James é mostrado tirando uma foto do seu tênis dourado da Nike. Momentos antes do jogo, ele realmente publicou no Twitter uma imagem do par.
Horas depois da partida, em que o Miami Heat venceu o Celtics por 120-117, o jogador postou no Instagram uma série de fotos de seu novo anel de campeão, assim como o comercial da Samsung sugeriu que ele faria.
A escolha de Lebron James parece uma das mais acertas escolhas publicitárias da marca no últimos tempos, que sempre oscilou entre emplacar virais de sucesso, mas veicular enfadonhas campanhas formais na televisão. Segundo declaração de Teri Daley, VP de relações públicas da Samsung, a proposta é se associar com pessoas que “são a próxima grande coisa [slogan do Galaxy] em suas áreas, e que estão organicamente interessada nos nossos produtos”.
Em Portugal, no bairro do Chiado, a Samsung criou um outdoor vivo. Um artista, que está sendo filmado em algum lugar, atende os pedidos das pessoas desenhando em um Galaxy Note 10.1.
É a versão futurista daqueles cartunistas que vendem caricaturas para os transeuntes, nas calçadas nos centros de qualquer cidade.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.