Crianças desaparecidas estampam selos no Canadá

Ao longo dos últimos anos, vimos aqui pelo B9 boas ideias para ajudar a divulgar crianças e adultos desaparecidos, utilizando a tecnologia a favor desta causa. Redes sociais, erro 404, QR Codes e até mesmo aqueles 5 segundos de anúncios antes dos vídeos no YouTube, tudo isso já foi usado. No Canadá, a The Missing Children’s Network resolveu voltar ao básico com ajuda da Lowe Roche, colocando os rostos das crianças desaparecidas em selos.

Entrando em seu segundo ano, a campanha Hope With Every Letter conta com um site, o MissingKidsStamps.ca, onde é possível personalizar selos com fotos de crianças que desapareceram, permitindo que estas imagens cheguem a todos os cantos do país – e quem sabe, até do planeta.

Apesar de as formas de comunicação entre as pessoas estarem cada vez mais concentradas no meio digital, muita gente ainda utiliza os meios analógicos – como o correio -, ainda mais agora, com a oportunidade de ajudar a divulgar e quem sabe até localizar essas crianças. É uma bela sacada e que deveria ser usada em outros países.

canada

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Notfound usa erro 404 para divulgar crianças desaparecidas

A gente já viu ações interessantes que ajudam a localizar crianças desaparecidas, como The World’s Most Valuable Social Network, no Canadá. Também vimos como os chilenos da MayoDigital transformaram anúncios pré-videos no YouTube em uma ação para divulgar a preservação do meio ambiente. Agora, vem da Dinamarca uma ação que mistura um pouco das duas coisas, e que realmente merecia ter um “eco” no Brasil. O projeto Notfound ajuda que empresários e donos de site tornem suas páginas de erro 404 em um meio para divulgar perfis de crianças desaparecidas.

O Notfound – resultado de uma parceria entre a Missing Children Europe e Child Focus – conta com um aplicativo ligado a um banco de dados que transforma as páginas de erro 404 em anúncios de crianças desaparecidas na União Europeia. Até o momento, são 480 sites participando. O projeto leva a assinatura dos criativos da Famous, que a gente também já viu por aqui com o Catroulette.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Rede social ajuda a localizar crianças desaparecidas no Canadá

Quem é usuário de alguma rede social, com certeza já se deparou com fotos e pedidos de ajuda de familiares de pessoas desaparecidas. Vira-e-mexe, o noticiário está repleto de histórias bem-sucedidas de pessoas que conseguiram encontrar alguém por conta de pistas que surgiram a partir de compartilhamentos no Facebook ou Twitter. O que no resto do mundo é feito de maneira informal, se tornou uma bem-sacada ação da Grey Canadá para a Missing Children Society of Canada.

The World’s Most Valuable Social Network pede aos usuários que “doem” suas redes sociais, permitindo que a entidade compartilhe em seus feeds do Twitter e Facebook fotos e informações de crianças desaparecidas. A ideia não é encher seu mural com fotos de desaparecidos, muito pelo contrário. As postagens ocorrerão de 4 a 5 vezes por ano.

A ferramenta, quando acionada, cria um grupo de buscas online, que notifica primeiro as pessoas da área onde ocorreu o desaparecimento

No próprio site há uma importante justificativa: as primeiras horas depois que uma criança desaparece são cruciais para o sucesso de sua busca. A ferramenta, quando acionada, cria um grupo de buscas online, que notifica primeiro as pessoas da área onde ocorreu o desaparecimento.

É o tipo da ideia que vale a pena ser compartilhada – e torcer para que ela ganhe uma versão aqui no Brasil, onde a falta de integração das informações sobre pessoas desaparecidas ainda é um obstáculo a ser superado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement