O que você faria por amor? Uma emocionante homenagem dessas mulheres a uma amiga com câncer

Gerdi McKenna, uma sul-africana de 35 anos, foi recentemente diagnosticada com câncer de mama. O processo de tratamento costuma ser muito sofrido, e as amigas dela se propuseram a realizar uma sessão de fotos juntas, como uma forma de demonstrarem seu amor e apoio.

O que Gerdi não sabia, contudo, era o que as amigas estavam planejando para esse evento.

Pouco antes dela aparecer para as fotos, as amigas se reuniram em um salão local e rasparam suas cabeças, ficando exatamente como Gerdi está atualmente: carequinhas.

LoveBreastCancer3

As madeixas foram todas preservadas e depois doadas para a Cancer Association of South Africa, que faz próteses de cabelo para pacientes com câncer.

LoveBreastCancer8

O ato de solidariedade das amigas de Gerdi requer bastante desapego e até mesmo coragem, como demonstram algumas das fotos. Como diz uma das senhoras no finzinho do vídeo, é preciso sempre se lembrar de que o cabelo é apenas uma parte de nós. O importante mesmo é que estejamos saudáveis.

LoveBreastCancer2

A ideia foi do fotógrafo Albert Bredenhann, que ao ser convidado para registrar as amigas todas juntas, propôs que mais do que uma bela sessão de fotos, elas pudessem oferecer a Gerdi um dia inesquecível.

E como hoje tudo parece ser campanha viral, vale destacar que a maratona de cortes de cabelo não foi patrocinada, apesar de algumas marcas aparecerem ao fundo do vídeo. Albert explicou que todos os envolvidos ofereceram seus serviços de graça – a maquiagem foi realizada por amigas dele e até o dono do salão não cobrou pelos cortes, e ainda aproveitou para oferecer às amigas um voucher para que elas voltassem daqui a alguns meses, para cuidar dos cabelos quando eles crescerem.

Até agora, o vídeo já foi assistido mais de 3 milhões de vezes. Sensacional – sim ou com certeza?

LoveBreastCancer7

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Naked Truth destaca importância do auto-exame

Ao redor do mundo, o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto diversos prédios e movimentos adotam uma iluminação cor-de-rosa, entidades realizam campanhas direcionadas às mulheres. É o caso da bela The Naked Truth, que a Colenso BBDO de Auckland criou para a New Zealand Breast Cancer Foundation.

Para ilustrar as mudanças a serem observadas – por exemplo uma nova massa ou espessamento na área da mama ou da axila, diferença na forma ou tamanho da mama, alteração na pele da mama ou no mamilo, entre outras – foram utilizados objetos do dia a dia, colocados na altura dos seios das atrizes.

De certa forma, o filme da campanha lembra um pouco a Garotas do Calendário, longa-metragem de 2003 que conta a história de mulheres maduras que posaram nuas para levantar dinheiro a princípio para comprar um sofá para um hospital, mas que conseguiram levantar quantia suficiente para as pesquisas relacionadas à leucemia.

É uma maneira diferente de destacar a importância do auto-exame, sem repetir fórmulas tradicionais, mas que fica bastante claro como nós mesmas podemos colaborar com um diagnóstico precoce.

mama1 mama2 mama3 mama

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Rak n’Roll: ação transforma ONG em selo independente

No idioma polonês, rak significa câncer. Rak é uma ONG da Polônia que se dedica a cuidar de pacientes de câncer de mama durante e depois do tratamento. E rock n’roll é a inspiração para uma das ações mais bacanas dos últimos tempos, misturando música, mobilização social e conscientização.

“A vida sem um seio é incompleta. É uma vida em mono.”

O conceito criado pela 180heartbeats e Jung von Matt propõe, então, incentivar as pessoas a ajudarem a entidade no trabalho de tornar a vida das pacientes estéreo novamente. Foi assim que surgiu o Rak n’ Roll, um selo independente de música voltado para a caridade, que promove e vende música na internet.

No site, é possível ouvir diversos artistas em mono, ou seja, com apenas um alto-falante funcionando. Quando você compra a música, ela passa para estéreo. Todo o dinheiro é destinado para a luta contra o câncer de mama e recuperação de mulheres após a mastectomia.

Além de artistas consagrados da Polônia, bandas independentes também aderiram ao projeto. De ação social, a ideia acabou se tornando um dos principais selos independentes do país, com mais de 100 artistas, tudo isso em apenas 3 meses.

rak1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Prize of a Lifetime: uma campanha simples e eficiente contra o câncer de mama

Algumas ideias, por mais simples que sejam, trazem com elas uma importância enorme. É o caso desta campanha interativa que a McCann Erickson Kuala Lumpur desenvolveu para a National Cancer Society Malaysia. Aproveitando o aplicativo para iPad da revista Juice e suas publicações irmãs Clive e Mint, a agência criou uma propaganda que ajuda a promover o correspondente ao Outubro Rosa.

Ao folhear a revista, o leitor encontra o desafio para ganhar The Prize of a Lifetime, ou o prêmio de uma vida. Sem slogans ou perguntas.

São 3 níveis, onde é preciso fazer alguns movimentos específicos com os dedos. Ao final, é revelado que aqueles movimentos são os mesmos do autoexame para detectar o câncer de mama, e alguns dados sobre a doença no país. O bacana disso é que muitas mulheres ainda têm dúvidas em relação ao autoexame e este aplicativo mostra como descomplicar este momento.

Simples, singelo e eficiente.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement