The Third Eye Centre: a nova coletânea de B-sides do Belle & Sebastian

Quem é fã de Belle & Sebastian vai ficar feliz em saber que tem pelo menos umas 18 músicas “novas” da banda para descobrir. A coletânea The Third Eye Centre vai ser lançada agora em agosto e reúne todos os singles e músicas que ficaram de fora dos discos Dear Catastrophe Waitress (2003), The Life Pursuit (2006) e Write About Love (2010).

Para quem mora na Europa, esses singles não são novidade, já que lá a cultura do disquinho com 2 ou 3 faixas ainda é cultivada e os fãs do velho continente puderam comprar/conhecer essas músicas na época em que foram lançadas.

Como aqui no Brasil esses singles nunca chegaram, esta coletânea significa uma boa oportunidade para os fãs que querem atualizar sua coleção. The Third Eye Centre segue exatamente o mesmo raciocínio da excelente Push Barman To Open Old Wounds, primeira coletânea de B-sides do Belle & Sebastian que foi lançada em 2005 e trazia todos os singles da banda até a época do Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant, de 2001.

Além dos singles todos reunidos, o disco traz uma faixa inédita. Eu particularmente não gostei muito, mas estou ansioso para conhecer todas as outras pérolas “esquecidas” dos últimos 3 e sensacionais álbuns dessa banda impecável.

Que venha o dia 26 de agosto.

 

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Belle & Sebastian lança documentário sobre segundo álbum

Os escoceses do Belle & Sebastian divulgaram ontem um documentário inédito e bastante completo sobre o processo criativo de seu disco If You’re Feeling Sinister, de 1996.

O álbum – para mim, o melhor deles – é o grande divisor de águas na carreira de Stuart Murdoch e cia. Foi com este disco que eles conquistaram a Europa e viraram os queridinhos da música alternativa do final da década de 90. Já haviam lançado Tigermilk como um trabalho de faculdade e logo depois fecharam contrato com a Jeepster Records.

O documentário faz parte do Pitchfork Classics, programa da Pitchfork TV que revisita discos (já) clássicos. Se você é fã como eu, garanto que vai se divertir muito.

Boa viagem.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

God Help The Girl: do Belle & Sebastian para o cinema

Lá em 2009, o geninho Stuart Murdoch, do Belle & Sebastian, lançou um projeto paralelo chamado God Help The Girl. Era o primeiro grande passo de uma ideia que nasceu em 2003, quando ele começou a compor músicas cujo destino não era sua banda de sempre, mas sim a trilha sonora de um roteiro para o cinema.

Quando terminou de escrever todas as faixas, Stuart percebeu que elas todas formavam o enredo para uma história maior. E o disco God Help The Girl acabou virando apenas o ponto de partida para o filme de mesmo nome, que está em fase de pré-produção agora e deve ser filmado até o fim do ano.

Com a trilha pronta, só nos resta esperar qual é essa grande história que vem por aí. Os personagens Eve, Cassie e James vão ganhar vida na telona, depois de já terem sido apresentados no disco.

No site oficial do projeto, é possível acompanhar um diário escrito pelo próprio Stuart, onde ele descreve o andamento das filmagens, casting, produção, etc, e ler mais sobre a história do filme.

Se o roteiro vai ser tão cativante como são as músicas de seu criador, só o tempo vai dizer. Mas uma coisa é certa: qualquer filme com trilha sonora assinada por Stuart Murdoch já tem um grande ponto a seu favor.



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement