The Mine Kafon: Um desativador de minas terrestres movido pelo vento

De acordo com estatísticas das Nações Unidas, cerca de 110 milhões de minas terrestres estão espalhadas por mais de 70 países, instaladas desde a década de 1960. Com isso, causam a morte de 15.000 a 20.000 pessoas todos os anos. Vítimas civis, não soldados.

Se a produção dessas minas é barata – em torno de 3 dólares cada – encontrar e retirar do solo pode custar até 50 vezes mais. Sem contar as vidas em risco. Ainda de acordo com as Nações Unidas, um especialistas em minas é morto e outros dois são feridos para cada 5 mil retiradas.

O Afeganistão é um dos países mais afetados, com cerca de 10 milhões de minas que contaminam 320 km quadrados de terra.

O designer afegão Massoud Hassani cresceu no norte de Kabul, e conhece bem essa realidade. Um local que antes servia de playground para crianças, se tornou uma perigosa zona militar atulhada de minas terrestres. É por isso que Hassani criou uma simples e inteligente solução para limpar o terreno dessas armas mortais.

Se ganhar o prêmio de 100 mil dólares do Vimeo, serão produzidas 2000 unidades e a possibilidade de remoção de 6000 minas

Desde o início do ano, o seu projeto, chamado “The Mine Kafon”, tem recebido destaque da mídia pela engenhosidade com que resolve o problema. Usando uma estrutura com bambus e borracha de desentupidores na ponta, sua invenção se move aleatoriamente pelo deserto com a força do vento, detonando as minas no solo.

Como apenas algumas “pernas” se perdem a cada explosão, o Mine Kafon continua rodando, uma única unidade pode destruir de quatro a cinco minas. Da maneira tradicional, o preço médio para remover uma única mina é de 1200 dólares, já o “gadget” de Hassani custa não mais que 50 dólares cada.

Agora, através de uma competição do Vimeo em parceria com a GE, intitulada Focus Forward, qualquer um pode colaborar com o desenvolvimento do projeto. Um curta-documentário sobre Massoud Hassani e sua invenção está concorrendo ao grande prêmio de 100 mil dólares, uma quantia que poderá financiar 2000 Mine Kafon’s e a possibilidade de remoção de 6000 minas.

Para ajudar, bastar votar no vídeo clicando em “Vote”, na lateral superior direita diretamente no player do Vimeo. Ainda não vi os outros filmes competidores, mas mesmo assim o Mine Kafon já levou meu voto.

São 30 semifinalistas de 3 minutos cada e, além do dinheiro, os premiados serão exibidos no Sundance Festival em 2013.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Skateistan

Skateistan

Em meados de 2009, o fotógrafo Noah Abrams viajou para o Afeganistão. Você já deve imaginar que seu trabalho tinha a ver com guerra ou os efeitos dela, ou ainda das condições precárias de vida em uma cidade planejada para 200 mil pessoas, onde hoje vivem 5 milhões.

Ainda que isso fique evidente nas fotos, Noah tinha outro objetivo com suas lentes: capturar a emergente cena de skate no Afeganistão. Intitulado “Skateistan”, o trabalho se integra com outra produção, a de um documentário sobre a escola de mesmo nome, que une skate e educação em Kabul.

Você pode ver o trailer do documentário abaixo, e não deixe de conferir as fotos no site noahabrams.com. O fotógrafo revela que mais do que garotos e seus brinquedos, o que encontrou foi um sopro de vida no país destruído pelas bombas.