Advertainment através do teatro

Otimistas e pessimistas divergem opiniões sobre o futuro da publicidade. Para uns ela está morrendo; para outros, mais pessimistas, ela já morreu. Mas, cá entre nós, o que morreu ou vai morrer não é a publicidade propriamente dita, mas a sua antiga formula de convencer o consumidor a mudar seu comportamento.

A irrelevância ainda impera nessa atmosfera de mensagens comerciais abusivas e sem nenhuma graça.

Ainda assim, novos meios acabam criando novos hábitos, e novos hábitos acabam criando novos meios.

Entre estes ‘novos meios’, está o advertainment, um conceito que se propõe a fazer um mix entre publicidade e entretenimento. Indo além do óbvio que a palavra remete, o advertaiment surge num momento em que o mundo é cada vez mais interativo e o consumidor precisa ser cativado de forma mais profunda

Cases interessantes surgem a todo momento, como é o caso da campanha “Historias de Campo” da Ford, criada pela JWT Argentina.

O teatro foi uma opção de advertainment em que a Ford se apoiou para comunicar o relançamento do seu off-road Ranger.

Pelo microsite www.historiasdecampo.com.ar, a Ford convidava os usuários a enviar histórias de mitos e verdades do campo. Ao todo foram mais de mil. Três delas foram eleitas para se converter em peças teatrais.

As apresentações estavam prevista para quatro localidades do interior do país, mas o êxito da campanha levou a Ford a ampliar a rota de seu ‘teatro itinerante’. (Confira o primeiro vídeo case da campanha “Historias de Campo“, no vídeo acima).

Um tempo atrás, em Toronto, a Dove também formulou uma peça de teatro. Sob o tema da campanha “Real Beleza“, a peça da Dove obteve um sucesso tão grande que a CBC, a maior emissora de televisão local, produziu um documentário especial baseado no enredo da peça “Body & Soul“.

No Responses to “Advertainment através do teatro”

Post a Comment