WikiTrends [2009-2010] Mobile Generation

Eu não tenho uma bola de cristal, mas resolvi listar algumas tendências digitais que irão bombar em 2010 e nos próximos anos. Fique a vontade para acrescentar suas idéias nos comentários, afinal de contas, o título do post sugere exatamente isso.

mobilegeneration.jpg

Diferente da Generation Y, Mobile Generation não é a geração de pessoas que nasceram com a tecnologia (mobile), mas toda uma geração atual que depende da mobilidade. Não importa a classe social, a faixa etária e nem onde vive a pessoa, a tendência do mobile é irreversível.

O lançamento constante de novos aparelhos, as facilidades de pagamento e a busca por uma integração social, fazem com que mais e mais pessoas obtenham aparelhos móveis cada vez mais modernos e funcionais.

De acordo com o último estudo do Ibope (publicado no Estadão, dia 6 de outubro), 70% dos entrevistados elegeram o telefone celular como o item mais importante do dia a dia, à frente até do computador com acesso a internet (58% das indicações).

3G, a ‘banda larga’ do celular

O rápido crescimento da plataforma mobile fez surgir a tecnologia 3G.

A Terceira Geração ou apenas, 3G, é a tecnologia que melhora a qualidade e potencializa a velocidade dos serviços multimídia utilizados no celular.

Hoje, no mundo, são quase 300 milhões de usuários 3G. Um número crescente que mostra que o serviço está se popularizando cada vez mais. Estimativas dizem que esse número deve pular para mais de 1 bilhão de conexões até 2012.

Mobile também é social. Por quê?

  • Conversação a qualquer hora.
  • Conectividade perpetuada – companhia constante.
  • Ferramenta de informação, entretenimento, música e multimídia.
  • Faz parte da cultura atual.
  • Atua como alicerce pessoal.

Os benefícios providos pela mobilidade induziram muitas marcas a criar ações e ferramentas exclusivas para usuários de celulares e smartphones.

Mobile Marketing*

iphoneapp.jpg

Um artigo publicado recentemente em uma revista do MIT, indica que 90% das marcas mais conhecidas dos Estados Unidos têm práticas de mobile marketing que, em muitos casos, absorveram mais de 25% do orçamento total de marketing neste ano.

Aqui no Brasil, o mobile marketing também teve um crescimento de 45,92% (do período de janeiro de 2008 até janeiro de 2009) e recebeu um investimento de R$ 748 milhões no último ano (2008), segundo dados divulgados no 1º Encontro de Mobile Marketing, realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) no começo do ano.

O aplicativo móvel, por exemplo, é uma das vedetes do ecossistema de mobile marketing.

A iPhone App Store, após pouco mais de um ano de existência, ultrapassou a marca de 2 bilhões de aplicativos baixados.

Em poucos dias, o aplicativo de iPhone do Golf GTI superou os 2 milhões de downloads. E a Pizza Hut anunciou que, com apenas três meses de App Store, o Pizza Hut Racer já havia gerado mais de 1 milhão de dólares em vendas para a empresa.

A tendência é promover serviços relevantes para os consumidores/usuários através do mobile. Não importa se a plataforma é um aplicativo, um mobile site, uma promoção via bluetooth, ou uma nova plataforma que ainda nem surgiu. A oferta de serviços através do mobile só vai evoluir nos próximos anos.

*Veja todos os exemplos de mobile marketing postados até agora, aqui no ADivertido.

.
WikiTrends: A cada dia da semana, o ADivertido irá listar as principais tendências, que segundo o autor, foram as mais importantes no mercado da comunicação digital em 2009, e que irão se consolidar fortemente em 2010.

No Responses to “WikiTrends [2009-2010] Mobile Generation”

Post a Comment