Susan Boyle: ITV e YouTube brigam pelo dinheiro dos anunciantes
Posted in: UncategorizedMais do que um fenômeno viral, a sensação do “Britain’s Got Talent”, Susan Boyle, causou uma disputa que nos mostra como os meios novos e tradicionais ainda estão longe de se entender.
A emissora britânica ITV e o YouTube tentaram um acordo publicitário, que repartiria parte do dinheiro arrecado através de anúncios nos vídeos de Susan Boyle. E não é qualquer coisa, estamos falando em cerca de 100 milhões de visualizações. Só o título de um post do Mashable resume: “Susan Boyle Video Profits: $0″
A ITV queria inserções antes dos vídeos, já o YouTube, como é premissa do Google, só aceita overlays e anúncios periféricos em texto. Não houve consenso, e a ITV declarou que o YouTube se aproveita desse tipo de material original para fazer dinheiro.
Mas a grande questão é: seria que Susan Boyle teria se transformando em um fenômeno senão tivesse a exposição massiva que teve na internet? Em uma era antes de YouTube, internet, sua performance teria sido conhecida pelo mundo inteiro em questão de horas?
A resposta nós sabemos, e outras grandes companhias também sabem. A Sony BMG está negociando um contrato com Susan Boyle para a gravação de um disco, estúdios de cinema já se mexem para produzir um filme, e o interesse pelo reality show da ITV só aumenta.
É claro que a ITV, assim como diversas outras corporações, deve negociar com o Google para distribuir seu conteúdo no YouTube, caso contrário, vai virar mais uma nova briga como vimos entre o site de vídeos e a Warnerou a Viacom, por exemplo, que caçam toda e qualquer menção as suas propriedades na internet. Porém, enquanto isso não se resolve, os vídeos continuam bloqueados para embed em sites e blogs.
A pergunta que fica, e que deve inclusive ser respondida por todas as empresas de mídia e produtoras de conteúdo, é: O que vale mais, o dinheiro de anúncios do Google ou a possibilidade de exposição maciça?
Post a Comment