O Lado Negativo da Publicidade (Protesto)

antiad.JPGAs rebeliões sempre fizeram parte da história da França. Manifestações contra as guerras, políticas sujas, colonialismos e outros fatos são e sempre foram comuns no país europeu. Mas no dia 31 de janeiro, o Los Angeles Times publicou uma notícia um tanto quanto polêmica – principalmente para nós – publicitários.

Um grupo até então desconhecido de ativistas, chamados de “The Dismantlers“, surgiu com o intuito de “extinguir” toda e qualquer publicidade intrusiva, opressora e que não seja relevante para eles. Ou melhor, todos os outdoors e painéis de rua que tentam insinuar algo em troca de um consumo forçado.

O grupo, chamado “The Dismanstlers” usa a retórica de ser alvo da publicidade 24h por dia.

Você vê milhares de mensagens comerciais todos os dia, na sua casa, no metrô, na rua, o tempo todo, e se você não quiser, não tem a escolha“, gritava um dos manifestantes.

Indiferente de qualquer meio de comunicação se tornar alvo de protesto, grafitar as peças publicitárias de rua é um sinal tangível e fatídico de que as pessoas estão saturadas da má publicidade.

Muito já falamos, e continuaremos destacando aqui no bog, idéias que fazem a diferença para os consumidores. O uso da interatividade, a adequação viável em momentos de entretenimento e outras situações não invasivas, fará com que a nossa indústria sobreviva por muitos e muitos anos.

Se continuarmos nessa história de forçar mensagens e acreditar que os consumidores sempre serão passivos a elas, estaremos construindo a derrota de nosso estigma criativo, e o nosso próprio valor.

 
 
No Responses to “O Lado Negativo da Publicidade (Protesto)”

Post a Comment