The Walking Dead vira curso online sobre ciência, sobrevivência e sociedade
Posted in: UncategorizedCanvas Network, um dos maiores site que oferecem cursos gratuitos a distância criados por grandes universidades (MOOCs) – concorrendo com Coursera e edX – acaba de lançar um curso em parceria com o programa The Walking Dead (AMC) e ministrado pela University of California.
Totalmente interdisciplinar, o curso Society, Science, Survival: Lessons From AMC’s The Walking Dead tem duração de 8 semanas. Ministrado simultaneamente à transmissão da nova temporada da série, as aulas serão divididas semanalmente, com cada uma cobrindo os temas abordados no episódio da semana.
O acesso é gratuito e demandará em torno de 2 a 4 horas semanais dos participantes, incluindo partes dos episódios para assistir.
Com professores de diversos departamentos, o ensino gira em torno da vida dos sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico. Aqui, serão colocados em pauta tópicos como saúde pública (Como um surto de zumbis pode dizimar a humanidade?), física (Por que os zumbis reagem de forma diferente às balas e outras armas como machado?), sociologia (O que acontece com a Pirâmide de Maslow quando o mundo acaba?) biologia (Quais os efeitos a longo prazo que o stress tem nos sobreviventes?), e assim vai.
O curso é uma oportunidade de explorar como conceitos em obras de ficção podem ter paralelos e equivalentes no mundo real.
O processo de aprendizagem é construído através de conexões dos conceitos ensinados com o repertório e experiências de cada um. Quebrando a barreira entre teoria pesada e entretenimento, o aluno pode absorver muito mais do conteúdo, associando-o instantaneamente aos episódios da série.
Com a parceria, Canvas Network ganha a chance de aumentar seu reconhecimento e atrair potenciais estudantes para seus outros cursos. O mesmo pode ser dito para a University of California.
Enquanto isso, AMC recebe uma publicidade de prestígio e de baixo investimento, expandindo o universo da série para mais um ponto de contato com seus fãs.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie