Análise de dados do Twitter comprova: dezembro é o mês mais deprimente do ano

Tentando provar a realidade de alguns lugares-comuns como a tristeza do início de uma segunda-feira ou a grande alegria provocada pela chegada do fim de semana, o editor de dados do Twitter, Simon Rogers, criou interessantes gráficos sobre o uso de algumas palavras na rede social.

Vale destacar que a análise foi feita com tuítes em inglês, postados durante todo o ano de 2013, então algumas dessas informações não servem para o público brasileiro, já que determinadas situações são bem locais, e até o clima muda bastante – enquanto aqui é outono, lá eles estão ansiosos se preparando para o verão.

De todo modo, é curioso perceber que dezembro realmente é um mês deprimente. No gráfico, o azul mais escuro simboliza a maior incidência das palavras da pesquisa, e a frase ‘me sentindo triste’ foi muito mais frequente em dezembro que em qualquer outro mês do ano. Seria culpa de toda a reflexão que fazemos antes do ano novo?

feel-sad-twitter

Outras expressões também foram pesquisadas, como ‘atrasado para o trabalho’, que se concentrou nos meses do verão do hemisfério norte. Aparentemente o sol do lado de fora é mais interessante que qualquer coisa que aconteça dentro do escritório.

late-for-work-twitter

‘Ressaca’ foi um dos termos mais usados nas quintas e sextas de novembro, o que provavelmente pode ser explicado pelos excessos durante o Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira de novembro nos EUA.

hungover-twitter

E quase contradizendo o gráfico da tristeza, a felicidade ficou bastante concentrada no mês de dezembro. Afinal, quem não fica feliz com presentes, não é mesmo?

feel-happy-twitter

Seria bacana ter infográficos desse tipo também para tuítes brasileiros. Já pensou qual seria nosso dia com maior menções de ‘ressaca’ no ano?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chineses declaram amor por seus pais com ajuda da Love Delivery Box

Crianças costumam ser muito mais carinhosas do que adultos, isso é fato. Até que elas começam a crescer e, já na adolescência, passam a sentir vergonha de demonstrar seus sentimentos. A questão é que, em determinadas culturas, a situação pode ser ainda pior, com adultos incapazes de dizer o quanto amam seus pais. E foi exatamente isso que serviu de mote para que a JWT de Beijing criasse uma ação emocionante para a rede de lojas Gome, na China.

Conhecidos por serem bastante reservados, os chineses tiveram a oportunidade de contar a seus pais como realmente se sentiam graças a Love Delivery Box.

Na China, a melhor época de vendas para o comércio é durante o Ano Novo Lunar, quando os filhos compram presentes para os pais para demonstrar seu respeito. Assim, foi instalada uma cabine na loja Gome, para que os clientes possam gravar uma mensagem em um chip com sensor de luz, que depois é inserido na caixa do presente, entregue no dia seguinte. Ao abrir o presente, os pais são surpreendidos pela mensagem. 

A ação está disponível até o dia 5 de fevereiro em 195 unidades da Gome. Para promover a Love Delivery Box, a JWT criou o vídeo acima, um comercial com cara de documentário que está sendo disponibilizado online. Apesar de não ser a coisa real, ainda assim é uma ideia bem bacana.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie