Site reúne pôsteres criados por Saul Bass

Dizer que Saul Bass foi um dos designers mais fodões que o mundo já conheceu é chover no molhado. Apesar de sua intensa produção criativa, são seus trabalhos para a indústria cinematográfica que costumam ser mais lembrados. Todo mundo sabe que ele fez história ao criar as sequências de abertura de filmes como Psicose, Anatomia de um Crime e Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock, além de A Guerra dos Roses e da versão original de Onze Homens e um Segredo, só para citar alguns exemplos.

Assistir a qualquer um destes trabalhos é ver a arte em movimento.

Mas tem também os pôsteres… Entre o final da década de 1940 e começo dos anos 1990, Saul Bass aplicou sua filosofia de tornar as coisas belas em diversos cartazes de filmes, sendo que os mais significativos foram reunidos em uma galeria do site Film.com.

“O texto e as imagens em si foram muitas vezes tratadas de forma semelhante a um logo ou um símbolo forte, simples, memorável, metafórico, e facilmente aplicado a quaisquer outras aplicações gráficas”, diz o texto de abertura.

O site também chama a atenção que não foram incluídos nesta galeria os pôsteres que são erroneamente atribuídos a Bass, como é o caso de West Side Story. Abaixo, alguns dos cartazes reunidos pelo Film.com. A galeria completa você confere aqui.

saul6 saul5 saul4 saul3 saul1 saul2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um tributo a Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock foi um grande diretor, isso é fato. Mas ainda hoje é muito difícil imaginar alguns de seus principais filmes sem as aberturas criadas por Saul Bass. E apesar de o vídeo acima ser um tributo ao diretor, a influência do designer está presente a cada segundo.

Criado por Jean-Baptiste Lefournier, A Tribute to Alfred Hitchcock é uma reinterpretação em live action das já conhecidas sequências de abertura, tudo ao som da trilha assinada por Cyril Balta.

janelavertigomurder

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Abertura de “Vertigo”, de Alfred Hitchcock

Em 1958 Alfred Hitchcock apresentava ao mundo um de seus maiores clássicos, Vertigo (ou, no Brasil, “Um Corpo Que Cai”). E como se não bastasse o elenco de primeira (James Stewart, Kim Novak, etc), o gênio ainda contou (como em muitos outros trabalhos) com a mão do – também brilhante – designer gráfico Saul Bass.

Pois é. Agora você para tudo o que está fazendo e dá play nessa abertura, em 720p. Já sabe, né? Tela cheia, fones de ouvido and have a nice flight. :)

via Marcelo Presotto

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement