O perigo dos clipes de papel

Talvez você não saiba, mas clipes de papel podem ser extremamente perigosos. Pelo menos é o que mostra a animação que a Monkeystack criou para a Cruz Vermelha australiana. A ideia é mostrar a importância de se prevenir maiores consequências em acidentes de trabalho aprendendo primeiros-socorros.

Na animação, um funcionário aparece com um clipe enganchado no olho, e pede ajuda para um colega. O problema é que, conforme as pessoas tentam resolver o problema, ele só aumenta, até resultar em uma verdadeira catástrofe mundial.

Apesar de simpático e até divertido, é impossível não lembrar de uma certa animação australiana que aposta no humor negro para falar de segurança – aquela, que se consagrou em Cannes recentemente. Imagino até que o briefing do cliente tenha sido algo do tipo: “Quero uma versão SIPAT para Dumb Ways to Die“. Enfim, o importante é que a mensagem foi passada.

cruz

cruz1
cruz2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O que Tampax tem a ver com tubarões

Duas belas garotas na praia, se bronzeando. Só pelo começo do comercial, o produto em questão poderia ser absolutamente qualquer coisa, de cerveja a enxaguante bucal, passando por protetor solar, lojas de departamento ou gadgets. As duas seguem para a água, para um refrescante mergulho quando, de repente…

É no “de repente” que está toda ação do filme que anuncia uma versão à prova de vazamentos de Tampax. Lendo alguns comentários por aí, a campanha foi considerada brutal por algumas pessoas, que questionaram como o cliente aprovou o material.

O filme é apontado como um comercial russo veiculado no final de fevereiro, mas que de tão bizarro, acabou viralizando só agora. As partes de ser bizarro e de só estar chamando atenção agora são reais, ao contrário do comercial em si. Na verdade, é uma espécie de video promocional para o filme Movie 43, que inclusive já foi lançado por aqui também.

Os russos, que já não têm lá uma boa reputação em se tratando de publicidade, acabaram levando a fama por mais uma terrível (ainda assim engraçada) propaganda de absorvente.

Agora, o mais maluco nisso tudo é que toda brincadeira tem seu fundo de verdade e a própria marca Tampax já usou essa ideia, não na Rússia, mas na França, com assinatura da Leo Burnett. Menos brutal, mas ainda assim de gosto duvidoso.

fond-new-requin

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Zenonade: vocês vão todos morrer…

Se em algum momento da sua vida você já se perguntou o que passa pela cabeça das comissárias de bordo momentos antes de o avião decolar, enquanto elas repassam com os passageiros as instruções de segurança, provavelmente vai achar graça neste comercial da Zenonade, uma bebida que nada contra a correnteza dos energéticos se posicionando como um anti-energético, mais ou menos um Maracugina com um visual à la Red Bull.

“Eu vou ser a primeira a sair deste avião e vocês vão todos morrer.”

De fato, na primeira vez que vi este comercial eu quase morri, mesmo. Engasgada, depois de um acesso de risos. A atriz é perfeita, com uma expressão sacana que se adequa perfeitamente à situação de alguém que tomou uma bebida calmante e não se abala com nada. Por outro, leva um tempo para a gente descobrir o que é o produto.

Segundo o Huffington Post, o CEO da Lowe and Partners de Praga, Martin Lochmann, esperava que o filme causasse controvérsia, o que acabou não acontecendo. Apesar de estar na cara que tudo não passa de uma grande brincadeira, é possível ver muitos comentários negativos, de gente que acha que não se deve fazer esse tipo de brincadeira. Enfim, não dá para agradar todo mundo. zenonade zenonade1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Romenos usam galinha sem cabeça para promover filme

O que motivaria você a assistir a um filme romeno? Na Romênia, para que os próprios romenos pagassem ingressos para assistir a um filme “nacional”, seriam os prêmios ou indicações em festivais internacionais. Como promover, então, um filme que não tinha nada disso? A Graffiti BBDO usou galinhas mortas – e não foi para fazer macumba -, criando assim o “henvertising”, um modo simples e eficiente de mexer com a curiosidade das pessoas e, desta forma, levar milhares delas aos cinemas para assistir ao filme Domestic, de Adrian Sitaru.

O filme é uma comédia que mostra relações familiares e com seus vizinhos (a história é bacana, conforme você poderá conferir no trailer no final do post). Para criar a campanha, a Graffiti BBDO pegou uma das cenas mais emblemáticas do longa-metragem, quando uma menina corta a cabeça de uma galinha para provar ao seu pai que tem mais coragem do que ele, e criou adesivos para colar em bandejas de carne de galinha vendidas no supermercado, com a seguinte frase:

Se você quiser saber o que aconteceu com a galinha, você deve assistir a Domestic.

O resultado foi tão bom que, com apenas duas semanas de exibição, Domestic ultrapassou o número de espectadores dos dois filmes anteriores de Adrian Sitaru juntos. E agora, além de prêmios e indicações em festivais internacionais, os romenos já podem incluir galinhas sem cabeça na lista de motivos que os levam aos cinemas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie