Adidas Teamgeist

Adidas Teamgeist

Com o mesmo visual HQ de sua atual campanha futebolística global, a Adidas lançou hoje uma iniciativa especialmente criada para a seleção da Alemanha, terra-natal da marca. Mais do que isso, tanto em termos de produção e storytelling, é o melhor trabalho feito dentro do novo conceito da Adidas com futebol.

“Teamgeist” é um game online que conta a seguinte história: uma camisa não é nada sem identidade, já que um time de futebol é construído com grandes feitos. Em “Teamgeist”, você é o responsável por ajudar os jogadores alemães a recuperarem suas identidades, reconstruindo grandes momentos das Copas de 1954, 1974 e 1990 (o tricampeonato alemão).

Adidas Teamgeist

Cada capítulo é como em uma partida de xadrez, você precisa vencer um jogo de futebol dividido em turnos, definindo movimentos no “tabuleiro”, passando a bola e clicando no alvo no momento certos. As duas primeiras fases são contra a Hungria, e a terceira contra a Argentina.

A diferença entre elas é que na última parte é possível escolher os jogadores que farão parte do time, cada um com características distintas. O ponto fraco da jogabilidade reside nos alvos, tanto para realizar os dribles como para chutar ao gol: estão sempre nos mesmos lugares.

Adidas Teamgeist

Entre os capítulos, existe ainda uma integração bacana com o Facebook, que permite a publicação dos resultados diretamente no seu perfil.

Estrelado por Michael Ballack, Lukas Podolski, Philipp Lahm, entre outros, “Teamgeist” resume em um game online a história e a identidade da camisa da seleção alemã de futebol. O site ainda traz diversos extras, com galeria, HQ interativa, etc, tudo com uma produção e estética impecáveis.

A criação é da sueca North Kingdom. O incrível filme abaixo, que é a introdução de “Teamgeist”, está em alemão, mas o game em si tem uma versão em inglês. O blog da Adidas mostra também diversos making of’s deste matador projeto online, com o qual você certamente vai (e deve) gastar um bom tempo navegando.

| Via Rob Ford

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

“The Best Job In The World”, o vídeo-case

Best Job World

Mais um Editor’s Pick no mesmo dia, e dessa vez para um case que eu já queria publicar faz tempo, só estava esperando conseguir o vídeo explicativo da agência australiana Cummins Nitro), responsável por um dos grandes projetos do ano.

Acredito que, a menos que você tenha morado em uma caverna nos últimos meses, certamente já ouviu falar do “The Best Job In The World”, ação do estado de Queensland, na Austrália, para promover o turismo nas ilhas da Grande Barreira de Corais.

A proposta era simples: qualquer pessoa, de qualquer país, poderia se candidatar para o emprego de zelador da ilha Hamilton, uma das 600 que formam o maior recife de coral do mundo. Além da vida paradisíaca, o empregado receberia um salário de 20 mil dólares por mês, durante seis meses. E você aí, descascando batata no porão.

O processo de seleção do novo funcionário durou quase dois meses e varreu a mídia por todo o planeta. Emissoras de TV, revistas, jornais, blogs cobriram a ação, uma mídia espontânea calculada em 100 milhões de dólares, além dos quase 7 milhões de visitantes no site islandreefjob.com.

Foram 36.648 candidatos inscritos de 201 nacionalidades diferentes, para no fim ter o britânico Ben Southall como o escolhido para “o melhor emprego do mundo”. Melhor do que explicar, é ver o case. Dê play no vídeo abaixo e já coloque mais um na sua lista de premiados em Cannes Lions 2009.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

O bafômetro da Erdinger

Erdinger Sem Álcool

O vídeo foi publicado em janeiro, e alcançou pouco mais de 56 mil views no YouTube. Talvez possamos questionar a eficiência viral desse vídeo que foi feito para, bem, ser um viral.

Mas isso se comparado aos grandes hits da web, é claro, pois 56 mil espectadores não é pra qualquer um. Qualquer vídeo brasileiro com mais de 10 mil views no YouTube já é um considerado um sucesso, para o bem ou para o mal, certo?

Dito isso, livre-se de números e métricas para apreciar essa idéia maravilhosa vinda do Uruguai e que, merecidamente, ganhou Ouro em Interactive no FIAP 2009.

É publicidade-verdade, e por isso mesmo não poderia ser mais impactante. Três jovens saem pelas ruas de Montevidéu dirigindo e bebendo cerveja. Eles riem alto, bebem mais e passam ao lado de uma blitz policial.

Obviamente, os policiais param o carro, já crentes que vão pegar mais três delinqüentes no flagra. O policial pede o teste de bafômetro, e antes de assoprar o motorista provoca, oferece bebida para o guarda e bebe mais um gole de sua cerveja.

Não acreditando no resultado, o policial repete o teste mais uma, duas vezes, e por fim acaba liberando os três malucos. A conclusão é óbvia, e uma coragem e tanto da Erdinger. Real ou fake, não importa, quem disse que você não pode beber cerveja e dirigir? Gênio.

| Dica de Pedro Capeletti

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie