Turkish Airlines revela como nascem os sonhos

A Turkish Airlines costuma apostar alto na hora de promover seus serviços, geralmente com a participação de estrelas como Lionel Messi e Kobe Bryant ou ainda apostando em enterradas espetaculares, como em seu comercial mais recente. Mas é com um filme protagonizado por crianças anônimas que a companhia aérea mandou muito bem, revelando que sonhos podem ser realizados de uma forma surpreendente, e tão importante quanto voar pelo mundo, é preciso oferecer rotas que atendam sua própria gente.

É mais ou menos o que mostra o bonito filme criado pela Lowe de Istambul, que consegue ser emocionante, saindo do tradicional lugar-comum. É impossível não ficar com aquela sensação de O Campo dos Sonhos (“Se você construir, ele virá”). Vale o play.

turkish

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

American Airlines apresenta nova identidade visual

Recebi com grande pesar a notícia sobre o rebrand da American Airlines. E digo: por mais que eu deteste (quem lê meus textos sabe disso) mijar em projetos de design após vê-los por apenas uma hora, dessa vez será diferente.

Quando digo que detesto criticar rápido demais, me apoio no fato de que essas construções não nascem do dia para a noite, e justamente por isso precisamos de tempo e pesquisa sobre o projeto para entender tudo o que quiseram representar com ele.

American Airlines

Mas este é um caso específico. E não importa o que a Futurebrand tentou representar com esse trabalho. A verdade é que o fato absurdo está na substituição de um dos maiores projetos de branding realizados nas últimas cinco décadas. Sim, um projeto com CINCO DÉCADAS de vida.

Nunca foi novidade para ninguém que o resultado atingido pelo Massimo Vignelli foi, com poucos elementos, criar um símbolo que atravessou céus, décadas e manteve sua modernidade e objetividade intacta desde sua concepção, em 1967. E num mercado onde projetos de rebrand são cada vez mais frequentes (provavelmente pela falta de visão ou percepção de seus criadores), a mudança de um totem como este é uma tragédia.

American Airlines

Além da identidade visual, a American Airlines lançou uma campanha de apresentação da nova marca:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Air Canada: 75 anos

Eu já falei por aqui que, em tempos de mundo digital, ser analógico é praticamente uma garantia para sair da mesmice. Vide as campanhas de Jack Daniels e diversas do Google (1 2 3 4), por exemplo.

Esses dois filmes da Air Canada, que completa 75 anos, também comprovam isso. São simples truques de camera e muitos objetos construídos.

O primeiro mostra a evolução dos aviões e aeroportos, e o segundo dos uniformes das aeromoças. Nesse último, os números atrás são controlados através de cordas e alavancas.

A criação é da agência SpaFax, com produção de Karim Zariffa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement