Dove: “As palavras marcam uma criança para sempre”

Há varios anos, o premiado projeto de auto-estima da Dove desmistifica a ditadura da beleza ao redor do mundo, como no recente “Retratos da Real Beleza”.

Até em um simples anúncio impresso a mensagem atinge as mulheres de forma impactante, como nesse exemplo criado em Portugal pela TORKE+CC. A intenção era estender a campanha para o público infantil, já que, segundo a marca, 6 de cada 10 meninas deixam de fazer o que gostam por se sentiram desconfortáveis com a própria aparência.

Com uso de papel carbono e uma caneta encartada, um anúncio em revista especializada pedia as leitoras para lembrarem da pior coisa que foram chamadas na infância. Ao escreverem na peça, o texto aparecia copiado na página seguinte, junto do título: “As palavras marcam uma criança para sempre”.

Dove

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Em defesa da real beleza, Dove mira nos profissionais que retocam fotos

Já tem alguns anos que a Dove tem incentivado as mulheres a reconhecerem e assumirem sua beleza real, em vez de ficarem perseguindo um ideal absurdo estabelecido pelas indústrias da moda e entretenimento, por meio da Campanha Pela Real Beleza. Basta dar uma olhada na trajetória da marca nos últimos 10 anos, mais ou menos, para ver como essa ideia tem sido abordada de maneira ininterrupta. Desta vez, entretanto, eles resolveram mirar em um público diferente, falando diretamente com diretores de arte e designers responsáveis por retocar as imagens, escondendo a mensagem em um lugar que apenas eles poderiam encontrar: no Photoshop.

Divulgando em diversos sites especializados um arquivo que, quando baixado, aplicava um efeito especial nas imagens com apenas 1 clique. Só que, na verdade, quando o usuário clicava no aplicativo, a imagem voltava ao estado original, desfazendo todas as modificações, e trazendo a seguinte mensagem: “Não manipule nossas percepções de beleza real”. É claro que era possível recuperar o trabalho feito depois disso, mas com certeza deve ter feito muita gente pensar antes de seguir cometendo alguns dos absurdos que a gente vê por aí.

De certa maneira, essa ação criada pela Ogilvy Toronto me lembrou aquela da Africa Health Placements, do anúncio audível apenas com um estetoscópio. Simples e eficiente.

foto2foto3foto1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Sabedoria nas redes: projetos de autoajuda ganham o mundo

Quem já não curtiu, compartilhou ou guardou pra si alguma das tantas palavras de sabedoria que parecem ter tomado conta da internet nos últimos tempos? Estamos cada vez mais buscando ajuda para lidar com questões de amor, trabalho, autoestima e tantas outras no ambiente em que mais nos sentimos seguros, ou seja, online?

Autoajuda não é o termo mais curtido do mundo, mas o estamos consumindo todos os dias, por todos os cantos, como vemos nos três projetos abaixo:

Emergengy Compliment

A Society6, uma galeria de arte online, criou essa necessária ferramenta para quem precisa de um momento de consolo, das palavras certas e de um carinhoso tapinha nas costas.

Community Advice

Qual conselho você daria para o seu “eu” de 8 anos? E para o seu “eu” de 80? A artista Susan O’Malley fez essas perguntas a 100 moradores de Palo Alto, obtendo respostas que vão de “Nunca minta” à “Aproveite o cabelo enquanto você ainda tem”. Os conselhos foram transformados em posters e espalhados pelo coração do Vale do Silíco. O projeto de arte, realizado em conjunto com o Centro de Arte de Palo Alto, tenta fazer a sociedade refletir em torno dos conselhos que dá e que ouve diariamente.

Autoajuda do dia

Projeto brasileiro realizado pela Contente, faz uma compilação de frases e textos que “tem muito a dizer pra gente, sobre a gente”. Contando com uma produção autoral, feita colaborativamente por designers, escritores, fotógrafos e artistas convidados, o resultado são posters que inspiram tanto pelas palavras quanto pelo design.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement