O sound design realista de “A Origem”

Inception Sound Design

“A Origem” (Inception) estreou nos Estados Unidos sendo chamado de filme do ano, uma experiência hipnótica, cerebral e dramática. O sci-fi mais brilhante desde “Matrix”. Eu nem assisti e já gostei. Christopher Nolan nunca decepciona e minha cara já derreteu só vendo o trailer.

E em um filme onde os sonhos contém cidades de física maleável, o pessoal de sound design já sabe que vai ter trabalho extra. Richard King já ganhou Oscar de efeitos sonoros com “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Mestre dos Mares”, além de outra indicação por “Guerra dos Mundos”, e comanda no novo filme de Nolan toda a engenharia de som.

“A Origem” foi filmado em Paris e Tóquio, mas King e sua equipe foram em busca da acústica real de perseguições, carros derrapando e tiroteiro nos desertos da Califórnia e bases áreas. Nada no trabalho de Richard King é sintetizado, pois ele prefere a vivacidade de criar sons a partir de objetos reais.

Um exemplo disso é o efeito sonoro da transição dos sonhos presente no filme estrelado por Leonardo DiCaprio. Para captar o áudio, os engenheiros de som levaram subwoofers para o meio da rua em Los Angeles e misturaram os graves com o ruído comum de um dia de tráfego na cidade.

Já a trilha sonora de “A Origem” é assinada por Hans Zimmer, e o filme estreia no Brasil no dia 6 de agosto.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


No Responses to “O sound design realista de “A Origem””

Post a Comment