Campanha contra caça de rinocerontes transforma selo em mídia

Hoje li a notícia de que a caça ilegal matou o último rinoceronte existente em Moçambique. Não só lá, mas a espécie está sendo dizimada no mundo todo.

Não é coincidência que, pouco antes, a TBWA\Hunt Lascaris tenha nos enviado essa ótima ação para chamar atenção para o problema, e tentar salvar os 29 mil animais que restaram no planeta. 75% deles estão na África do Sul.

Rinocerontes são caçados pelo valor de seu chifre, que pode custar até 60 mil dólares por quilo no mercado negro. Na Ásia, principalmente na China (sempre nesse país medieval), acredita-se que o chifre tem propriedades medicinais, usado para a cura do câncer e como tônico de vitalidade.

The Rhino Stamp

A ideia da agência foi criar algo que pudesse ultrapassar fronteiras, despistando qualquer censura, e assim atingir diretamente o público asiático. O velho e simpático selo foi transformado em mídia e distribuído em formato de poster.

A campanha pedia para que, qualquer pessoa que fosse enviar alguma correspondência para China, Vietnã ou Tailândia, o fizesse com esses selos, levando consigo uma mensagem destinada a conscientizar quem compra, já que a única maneira de acabar com a matança de rinocerontes é diminuindo a demanda. Um marketing direto de baixo custo e impactante.

The Rhino Stamp
The Rhino Stamp
The Rhino Stamp
selo5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Iggy Pop mostra seu lado cômico para divulgar novo disco com os Stooges

Em minha galeria particular de super-heróis, Iggy Pop garantiu seu lugar há muito tempo, e tem conseguido se manter por lá sem grandes problemas. E pelo pouco que já ouvi de Ready to Die, disco que ele lança com os Stooges no próximo dia 30, deverá continuar assim. Para divulgar o novo álbum, Iggy protagoniza um comercial hilário, em que resolve pegar no pé dos selos fonográficos.

Em uma piscina, cercado por belas mulheres, ele reclama para o seu empresário que está perdendo o contato com o homem comum e que quer mudar de cenário o quanto antes.

“Eu preciso cair fora deste sistema de grandes selos antes que isso me mate. Eu não ligo para dinheiro. Onde está a minha integridade?”, questiona.

Na cena seguinte, Iggy está recolhendo lixo em um parque, novamente ao telefone com seu empresário.

“Ei, ouça. Você tem de me tirar deste selo independente. Eu entreguei o disco há um mês e não soube mais deles. O cheque não tem fundos!”. E continua: “Eles são do Mississippi!”.

Ao que parece, o cheque deve ter fundos, no final das contas. O teaser abaixo dá uma prévia do que vem por aí em termos musicais – sem contar que é uma oportunidade rara de ver Iggy Pop com o torso coberto…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie