Sarah Silverman e a polêmica no TED

TED Sarah Silverman

Se você já assistiu “The Sarah Silverman Program” (Comedy Central nos EUA, e Sony no Brasil), certamente pensaria duas vezes antes de convidá-la para falar em um evento. Você pode se considerar um cara bem humorado e cabeça aberta, mas não poderá garantir que outras terão tolerância para piadas sobre todo tabu social que possa imaginar, incluindo assuntos “leves” como racismo, religião, sexismo e deficiências em geral.

Imagine então (a sempre brilhante) Sarah Silverman falando para a pretensiosa platéia com complexo de superioridade do TED, que inclui cientistas, matemáticos, inventores, pensadores, laureados ao prêmio Nobel, entre outras espécies. É como levar uma bomba relógio pra dentro de casa e pensar que nada pode acontecer.

TED Sarah Silverman

Sarah Silverman surpreendeu o público com piadas sobre a origem da vida e os genitais de seu pai, mas o choque veio quando disse que queria adotar uma criança “retardada”. A palavra por si só deixou muita gente atônita, apesar da platéia do TED parecer sempre super liberal, e Sarah ainda repetiu muitas vezes ao longo da curta apresentação.

Muitos riram das piadas e aplaudiram no final, mas mais da metade não entendeu o ponto da comediante, segundo relata a CNN. Sarah Silverman estava tentando ridicularizar o argumento da provavelmente candidata republicana à presidência dos EUA em 2012, Sarah Palin, que disse que a palavra “retardado(a)” nunca deve ser usada.

Chris Anderson, organizador e curador do TED, criticou Sarah Silverman em seu Twitter, dizendo que “sabe que não deveria falar mal de um de seus palestrantes, mas que a apresentação de Sarah Silverman foi horrorosa.” Mais tarde ele apagou o próprio tweet, não sem antes levar uma resposta, também via Twitter.

TED Sarah Silverman

Anderson amenizou o discurso em seu Posterous, dizendo que ela apenas deveria ter tirado as “partes mais fortes” de sua apresentação, e ela prometeu colaborar com uma ONG de apoio a crianças com síndrome de Down.

Polêmica controlada, mas Sarah Silverman ainda precisa vender seu programa na TV. O comercial abaixo, produzido pela Hungry Man, promove a série e nos deixa com a pergunta feita pela CNN (e respondida pela própria comediante): O que ofende Sarah Silverman?

Já a questão a ser respondida por Chris Anderson é: o vídeo com a apresentação de Sarah Silverman no TED verá a luz do dia? Nós queremos ver. No fim das contas, o episódio levantou a análise da Business Week de que o TED não morreu, mas está ficando velho.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie