Electrolux desafia orquestra a fazer menos barulho que seu aspirador

A execução do overture de Carmen, de Bizet, costuma atingir facilmente os 90 decibéis. A Electrolux, entretanto, lançou um desafio a Waseda Simphony Orchestra de Tóquio: será que eles conseguiriam apresentar a composição ao vivo, sem ultrapassar os 43 decibéis – volume máximo atingido pelo aspirador de pó Ergothree?

A resposta veio em um dos concertos do centenário da orquestra, o 43db Simphony, dentro do Ergothree Music Project. Foi instalado um decibelímetro no palco, para medir os decibéis produzidos pelos músicos.

Na primeira tentativa, somos levados a acreditar que a tarefa é impossível. Mas, em seguida, a música começa a ser executada em um tom quase que inaudível, sob o olhar atento do maestro.

Foi uma maneira bem interessante de comprovar a eficiência do produto no que se refere à sua capacidade de fazer pouco barulho. Ainda assim, foi também um risco comparar os sons da música clássica ao de um aspirador de pó, duas coisas que não têm praticamente nada em comum.

A criação é da TBWA Hakuhodo.

electrolux
electrolux1
electrolux2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filarmônica do Japão “prescreve” música como remédio alternativo

O que aflige você? Insônia? Falta de apetite? Constipação? Que tal tratar estes males com música? Pois isto é o que propõe a campanha Japan Pill Harmonic, criada pela I&S BBDO Tóquio para a Orquestra Filarmônica do Japão.

O desafio: reconquistar o espaço que a música clássica perdeu para outros estilos musicais no país. A solução: mostrar os efeitos terapêuticos da música clássica como parte de um tratamento alternativo, prescrito pelos próprios músicos. Os “remédios” foram colocados em cartões de memória, cada um deles com a composição indicada.

Para uma pele bonita, As Quatro Estações – Primavera, de Vivaldi (o que faz sentido, porque já foi usada até em propaganda de sabonete), para um sono tranquilo, Sinfonia N. 10, de Mahler. Para melhorar o apetite, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, enquanto constipação é tratada com Brahms – Sinfonia N. 1 – Primeiro Movimento.

A campanha surtiu efeito com 20 “tratamentos” diferentes, despertando o interesse das pessoas pela música clássica. E ainda levou um Leão de Ouro em Cannes.

pillpill_harmonic_2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie