O dia em que o carro do Senna voltou a correr numa pista de F1

Sou fã da Honda. Ela sempre faz trabalhos incríveis como o “Grrr”, “Cog” , “Choir” e “Impossible Dream”. Pois agora eles fizeram mais uma bela ação para anunciar sua volta a Fórmula 1. A partir de 2015 vão retomar a lendária parceria como fornecedora de motores para a McLaren.

Para situar quem não é muito fã de Fórmula 1: em 5 anos, a dobradinha McLaren-Honda levantou 8 títulos mundiais. 4 de pilotos e 4 de construtores. E não era para menos. Os pilotos eram ninguém menos do que Ayrton Senna e Alain Prost.

Em 1988 Senna foi campeão. Em 89, os dois pilotos estavam brigando ponto a ponto pelo título. Prost estava na frente. Aí veio o GP do Japão.

No treino de classificação Senna bateu o recorde da pista de Suzuka.

Uma vitória mantinha o brasileiro na briga pelo título. Com Senna fora, o francês poderia se tornar campeão antecipado. Então veio uma cenas mais polêmicas da história da Fórmula 1. Disputando a ponta, Prost forçou um choque com Senna, tentando tirar os dois da prova e garantir a taça.

Mas Senna, que era brasileiro e não desistia nunca, foi ajudado por fiscais e conseguiu voltar. Mesmo parando nos boxes para trocar o bico do carro, fez uma daquelas corridas que arrancam um “haja, coração” do Galvão Bueno, conseguiu voltar a liderança no penúltima volta e ganhou a prova.

Era o final feliz que todo mundo queria. Só que não.
Alegando uma ilegalidade no corte da chicane no momento do incidente, a direção da prova desclassificou Senna, o que acabou dando o título para o Prost.

Tudo bem. Nos anos seguintes Senna arregaçou e ganhou mais dois títulos mundiais pra mostrar quem é quem era o cara.

Mas voltemos para a volta que deu a pole para o Senna. A partir dos dados de telemetria do carro – tecnologia que coleta e analisa dados, como aceleração, frenagem e motor e que foi introduzido na F-1 pela própria Honda – eles conseguiram reproduzir a volta do brasileiro na pista de Suzuka usando alto-falantes e holofotes.

É de arrepiar até quem, como eu, não é muito fã de corridas

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Birdy Nam Nam – Defiant Order

Le français Nicolas Davenel a réalisé le clip du morceau « Defiant Order » du groupe électro Birdy Nam Nam. Premier extrait de l’EP du même nom, cette vidéo basée autour de l’univers des acrobaties en moto offre de très belles images réalisées sur la neige. A découvrir en vidéo dans la suite.

30_extrait-de-sequence-10
30_extrait-de-sequence-3
30_extrait-de-sequence-16
Birdy Nam Nam - Defiant Order6
Birdy Nam Nam - Defiant Order5
Birdy Nam Nam - Defiant Order4
Birdy Nam Nam - Defiant Order3
Birdy Nam Nam - Defiant Order2
Birdy Nam Nam - Defiant Order
Birdy Nam Nam - Defiant Order7