Fotografias relembram mestres da manipulação de imagem antes do Photoshop

O termo “photoshopar” já é há tempos sinônimo de manipulação de imagem. Mas a prática é, na verdade, muito mais antiga e complexa do que o software, tão antiga quanto a própria fotografia.

Uma exposição que está rolando na National Gallery of Art de Washington explora justamente isso: copiar, cortar e colar – e como estes termos evoluíram, do seu nascimento à fotografia digital.

Hoje, com as ferramentas disponíveis, nada é o que parece ser. Mas esse sentimento de desconfiança sempre existiu devido às técnicas primitivas de manipulação.

A exposição passa por nomes como Gustave Le Gray, fotógrafo francês do século 19. Em uma fotografia famosa sua, a tecnologia disponível na época dificultava conseguir tanto as nuvens quanto o primeiro plano de paisagem na exposição correta. Para corrigir isso, Le Gray cortou as nuvens de um negativo e a paisagem de outro, combinando os elementos juntos em uma cena perfeita.

Com as limitações das câmeras, sempre haviam distorções e pequenos problemas no resultado, que eram corrigidos à mão para que a foto parecesse mais com a vida real.

Gustave-Le-Gray

Com a popularização da fotografia, artistas como os do movimento surrealista passaram a enxergar as limitações como experimentos. A manipulação de imagens passou, então, a ser uma ferramenta para compor arte e propaganda.

A National Gallery of Art, retrata, por exemplo, as falsificações fotográficas realizadas pela União Soviética, que usava recortes para compor estrategicamente os soldados de Stalin, criando uma estética particular e um significado de poder e liderança.

A exposição retoma questões da verdade documental na fotografia, explorando todos os lados da manipulação e sua produção de diferentes significados, que já era prática comum antes mesmo de o Photoshop ser ferramenta indispensável.

Abaixo, veja algumas destas fotografias.

Hearst over the People, 1939 (Barbara Morgan)

Hearst over the People, 1939 (Barbara Morgan)

Advertisement for Texaco Inc., 1957 (Ralph Bartholomew Jr.)

Advertisement for Texaco Inc., 1957 (Ralph Bartholomew Jr.)

Red Cap Snow Shoe Club, Halifax, Nova Scotia, circa 1888 (Wm. Notman and Son, Montreal, Eugene L'Africain, William Notman)

Red Cap Snow Shoe Club, 1888 (William Notman)

The Pond — Moonrise, 1904 (Edward Steichen)

The Pond — Moonrise, 1904 (Edward Steichen)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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