A ciência por trás da procrastinação

Procrastinar é uma arte. Se você tem dúvidas, leia este post. Todo mundo já enrolou, em algum momento da vida, antes de cumprir uma tarefa. A prova está aqui. Está até mesmo na maneira como eu comecei este post… procrastinando. Mas, acredite, até a procrastinação tem uma explicação científica. E formas de lidar com isso. É mais ou menos o que mostra este vídeo da AsapSCIENCE.

A justificativa para a procrastinação dada pela AsapSCIENCE é que as pessoas têm o hábito de subestimar ou superestimar o valor da recompensa baseando-se na proximidade de tempo.

É por isso que ficar enrolando nas internet (agora) parece ser muito mais legal do que concluir uma tarefa (lá na frente). A boa notícia é que há algumas saídas para evitar a tal da procrastinação. Uma delas é a Técnica Pomodoro, que propõe algum tipo de  recompensa mais um intervalo de 5 minutos a cada 25 minutos trabalhados. Depois, basta ir aumentando os minutos trabalhados, já que a técnica ajuda a ter foco.

Criar uma lista de motivos porque você quer ver aquela tarefa feita também ajuda, já que muitas vezes a procrastinação pode ser um sintoma e não a causa de um problema. Se manter longe das coisas que tiram sua atenção também é importante. O vídeo abaixo explica tudo isso e mais.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement