Beyoncé estrela campanha de Sheryl Sandberg para acabar com o estereótipo da ‘mandona’

Desde o lançamento de ‘Faça Acontecer’ (Lean In, no original em inglês), Sheryl Sandberg tem se posicionado contra o estereotipo que mulheres que são mais determinadas costumam receber no ambiente de trabalho, ao serem taxadas de mandonas, teimosas e/ou insistentes. Agora, a COO do Facebook arrebanhou outras moças bem sucedidas para apoiar a causa, na campanha ‘Ban Bossy’ (‘Acabe com o ‘mandona’’, em tradução livre).

Personalidades como Beyoncé, Jennifer Garner, Jane Lynch, Diane von Fürstenberg  e Condoleezza Rice participam de um vídeo em que endossam a campanha, com direito até a Beyoncé esclarecendo que não é ‘mandona’- na verdade, ela é a chefe mesmo, pronto e acabou.

Ban-Bossy-Quote-Graphic_Beyonce

A intenção é evitar que as meninas sejam desencorajadas desde cedo a pensar por si mesmas, ter voz e dar suas opiniões em público. Isso porque com essa série de rótulos em circulação desde a idade escolar, as garotas se sentem menos propensas a serem líderes, compartilharem ideias boas ou opiniões fortes, cedendo à pressão social que quer que elas ajam com sutileza e delicadeza, quando na verdade elas são diretas, ambiciosas e ousadas.

O detalhe parece pequeno para que se precise de uma campanha, mas o que mais se tem por aí é moço sendo elogiado pela sua ‘liderança’ e ‘rigidez’, enquanto mulheres que agem da mesma forma levam a fama de ‘mandonas’ e ‘exigentes’.  E, pode apostar, logo mais tem alguém por aí dizendo que ‘fulana não podia fazer parte dessa campanha’, porque ela é mesmo uma pessoa terrível de se trabalhar, nem um pouco ‘delicada’ ou ‘gentil’. Vai vendo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie