Pegadinha com telecinese assusta clientes de uma cafeteria

Lembra do fantasma no espelho para promover “O Último Exorcismo: Parte II”? A Sony Pictures repetiu a fórmula de pegadinha assustadora, dessa vez como parte da campanha de “Carrie, a Estranha”, remake do clássico de 1976.

Em uma cafeteria de NY, clientes são surpreendidos por uma mulher raivosa, que com telecinésia “levanta” uma vítima pela parede. Ensaiado ou não, deve fazer sucesso no YouTube.

A nova versão de “Carrie, a Estranha” estreia no Brasil no próximo dia 15 de novembro.

Carrie

Assista o trailer:

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Como um vídeo se torna viral

O que torna um vídeo viral? Enquanto sabemos que não há nenhuma fórmula mágica para seguir, um grupo de pesquisadores do Twitter Reino Unido recentemente observaram de perto três dos principais virais deste ano, em busca de insights sobre como atingiram tamanho sucesso.

Tweets com vídeos relevantes ou engraçados tem altas taxas de engajamento, em média 42% de retweet, reply ou menção.

Os exemplos utilizados foram: o vídeo Ryan Gosling Won’t Eat His Cereal” feito com Vine , o vídeo do astronauta cantando “Space Oddity” do David Bowie e a campanha Real Beleza de Dove.

Abaixo, em cada um dos vídeos-infográficos, é possível visualizar como cada conteúdo se tornou viral, onde pontos azuis representam tweets e amarelos são retweets. O tamanho de cada ponto é proporcional ao potencial do alcance de cada tweet, levando em conta não apenas seguidores, mas o tamanho da audiência e sua amplificação.

Vídeo do Vine por @RyanWMcHenry

O vídeo foi cuidadosamente semeado por perfis influenciadores globais como @BestVinesEver e @VineLoops. Isso fez com que o vídeo fosse visto e compartilhado por muitos rapidamente.

Vídeo do astronauta tocando Bowie

Mais de 90% do compartilhamento aconteceu nos primeiros três dias após a postagem. Muitas menções foram feitas rapidamente por perfis influenciadores globais. O efeito viral demonstrou um crescimento sustentado e impulsionado pelo esforço de uma única pessoa. A natureza do conteúdo, única e inusitada, foi essencial para que o vídeo continuasse a ser compartilhado no lugar de outros vídeos do momento.

Real Beleza de Dove

A campanha se espalhou de forma bastante diferente dos outros virais, por ter sido impulsionada por uma longa cauda de compartilhamento e pelo sentimento positivo que gerou no público. Com menos influenciadores e picos, o vídeo gerou conversas em comunidades ao redor do mundo, destacando um bom programa de divulgação online, além de seu conteúdo engajador e receptivo para todos os públicos.

Essa variedade de vídeos permitiu uma maior perspectiva sobre o que influencia o compartilhamento em massa, resultando em diferentes métodos sobre como cada vídeo chegou lá, dependendo de seu conteúdo e estratégia.

Mais uma vez vemos que não há regras para viralização – enquanto alguns inflamam e se espalham rapidamente como fogo pela web, outros possuem crescimento lento e consolidam-se primeiramente em diferentes comunidades locais antes de se tornarem globais.

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AntiCast 92 – Carla Dauden não vai à Copa (Entrevista)

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Zamiliano (o Carcaju Marxista) entrevistam Carla Dauden, a realizadora do vídeo “No, I Am Not Going to the World Cup”, no qual a própria expunha seus motivos pelos quais não irá para a Copa do Mundo no Brasil. Lançado durante as manifestações de Junho, o vídeo viralizou e, em apenas alguns dias, teve mais de 3 milhões de visualizações. Com essa exposição, Carla, que atualmente formou-se em cinema nos EUA, se viu no meio de uma série de acusações sobre conspirações, ao mesmo tempo em que foi elogiada por muitos pela atitude. Você viu o vídeo? O que achou dele? Mais: quem é Carla Dauden? Como foram seus estudos de cinema em Los Angeles? No que ela já trabalhou e vem trabalhando?

>> 0h12min23seg Pauta principal
>> 1h21min16seg Leitura de comentários
>> 1h41min00seg Música de encerramento: “Panic Station”, da banda Muse

Links
Canadá Intercâmbio
Palestra do Beccari lotada
Curso de FdD – última semana de inscrição no RJ
Vídeo do Mau Saldanha – “Before Goodbye”
AntiCast 10 – Vilém Flusser

Trabalho da Carla
Site oficial
Vídeo “No, I’m not going to the World Cup”
Vídeo “Yes, you can still go the World Cup”
Canal do YouTube
Webserie “Development Hell” (que a Carla dirige)
THE WASH (curta sobre conservação de água, vencedor de competição)
Reel (amostra de vários trabalhos)
Videoclipe “Blackwind”, de Patrick Watson
Videoclipe “Jesus Came to My Birthday Party”, de The Middle East
Making of de “Liberate”, da cantora Emma Cole

Outras referências citadas no programas
Documentário “Domínio Público” (a Carla utilizou algumas cenas dele no seu vídeo)
“Para a Questão da Habitação” (texto do Engels, de 1873, citado pelo Zamiliano)
Sobre o caso da Vila Autódromo, citado no programa

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Campanha viral de “X-Men: Days of Future Past” explora conteúdo sobre a Trask Industries

As corporações fictícias do entretenimento já foram, muita vezes, protagonistas de extensas campanhas virais para o lançamento de filmes. Assim aconteceu com “Prometheus”, “Jogos Vorazes”, “Robocop”, “Elysium”, “Distrito 9″, “Super 8″, “Homem de Ferro”, só para citar alguns exemplos.

Agora é a vez de “X-Men: Days of Future Past”, com 20th Century Fox revelando um site completo e vídeo da Trask Industries. A empresa armamentícia, que desempenha papel fundamental na clássica HQ e assim também será no filme, é a responsável por desenvolver as Sentinelas, um exército de robôs com a missão de destruir os mutantes.

O filme dirigido por Bryan Singer, que retoma as rédeas da série, tem estreia marcada para 23 de maio de 2014. Ou seja, ainda muito tempo para a campanha explorar conteúdo sobre a Trask Industries e seu fundador, Bolivar “Tyrion” Trask.

X-Men
X-Men

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Big Red Soda + BBQ

Texas-based Big Red Soda launched a new TV spot featuring the new BBQ Bottles. Available in either Brisket or Chicken.

As they say, Only in Texas.

Brought to you by Real Normal/Beef & Sage

The post Big Red Soda + BBQ appeared first on AdPulp.

Dog Goldberg Machine, a máquina de fofuras

Se no ano passado a Red Bull criou uma Rube Goldberg Machine humana, agora é a vez da Beneful – marca da Purina – criar sua versão canina, com a Dog Goldberg Machine. O filme leva a assinatura da agência DeepFocus e cada cena foi filmada individualmente, para poder ser editada até se obter o resultado acima. Isso, entretanto, não tira o mérito de um projeto muito bem feito e, segundo o  Viral Video Chart, foram mais de 4,5 mil compartilhamentos desde terça-feira.

É claro que, ao se publicar um vídeo destes no canal oficial da marca no YouTube, o mínimo que se esperar é que o filme seja disponibilizado em HD – o que pela qualidade das imagens acima, deu para perceber que não rolou. É o tipo da coisa broxante.

Entre as outras incontáveis situações em que a máquina já foi utilizada, podemos citar também a banda OK Go, em This Too Shall Pass, mas na minha lembrança, uma das aplicações mais divertidas – e provavelmente uma das mais antigas no universo pop – foi em Os Goonies:

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This Really, Really, Really Bad Ad Wants to ‘Go Viral’

jerky_bars.png

We get all sorts of work sent to us here at Adrants from companies looking to get some viral juice. Our army of ridiculously stacked, pleated-plaid miniskirt-wearing interns cull through thousands of submissions every day in search of something that might interest you or serve as a shining example of what the marketing industry is capable of.

Sadly, most of what we get is crap. To keep the office clean, that crap is neatly tucked deep inside the recesses of our interns’ cavernous cleavage (like this chick) until the end of the day when the girls relax, unleash their back-breaking pulchritude from the confines of their bras (and the contents within), take off their skirts and recline by the office pool.

Today, we received this ad for Dogswell Jerky Bars that aims to promote a premium jerky bar for dogs that contains 85% protein, 15% fruits and vegetable and 0% bad stuff. Hey, a talking dog can be funny but this ad is bad. We’re not quite sure what it is. Cheesy copy, weird effects. We’re just not sure.

We’re going to need some sizable cleavage in which to bury something this crappy. Thankfully, Nicole’s 36H cleavage will do just fine.

Pegadinha da LG coloca mulheres espiando um banheiro masculino

Depois da pegadinha com fundo falso em elevador, a LG novamente surpreende consumidores (ou seriam mijadores?) desavisados.

Em um banheiro masculino, o que pareciam inocentes telas de publicidade na frente dos mictórios, transforma-se em voyeurismo com mulheres lânguidas que simulam estar vendo tudo. Sensores ainda indicam que se os homens conseguiram ou não fazer aquilo que intenciovam ao entrar no toilette.

O vídeo faz parte da campanha “So Real It’s Scary” da marca, que, se transmite pouco o conceito pretendido, funciona bem como viral. E que comecem as discussões sobre a veracidade da ação.

A criação é da Goviral/AOL.

LG

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Mercedes-Benz tenta promover Novo Classe A com “Ah Lelek lek lek lek”

Alguém quis fazer graça, e uniu o comercial-genérico do Novo Classe A com o “hit” “Passinho do Volante”, aka “Ah, Lelek, Lek, Lek”.

Isso obviamente não tem nada ver com o histórico da marca. Não que a Mercedes-Benz seja sisuda por trás de seu luxo, mas quando faz humor, o faz com ironia e inteligência. Nada de forma gratuita como parece ser essa tentativa de viral. A assinatura no final busca justificar o chocante resultado, mas não ajuda.

É preciso destacar que o juízo de valor que faço aqui não é sobre estilos musicais ou classes sociais, mas sobre adequação de comunicação. Querendo ou não, representa uma ruptura no posicionamento notório da empresa.

Para uma marca que trabalha pouco (pra não dizer nada) conteúdo online no Brasil, é um começo com no mínimo estranho, que me faz imaginar o processo de aprovação dessa peça e até me certificar se realmente partiu de um canal oficial da Mercedes. Vamos acompanhar os próximos passos.

Mercedes-Benz

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Vídeo anônimo revela violência contra a mulher em uma foto por dia

Algumas coisas me emputecem profundamente, e a violência contra a mulher é uma delas. E foi este sentimento de revolta que acabou despertado pelo vídeo acima. Publicado há alguns dias no YouTube, por um usuário “anônimo”, Jedna fotografija dnevno u najgoroj godini života ou Uma foto por dia no pior ano de minha vida registra imagens que revelam a cruel realidade da violência doméstica. O detalhe é que o vídeo viralizou – já são mais de 3 milhões de views -, mas ainda não se sabe se ele faz parte de uma campanha, já que ninguém assumiu a autoria.

Na verdade, espera-se que esta hipótese se confirme em breve, apesar de a polícia estar envolvida tentando determinar se a garota ou alguém próximo a ela sofreu o abuso. O Telegraph localizou a garota do vídeo – é a tradutora e modelo Mia Hujic – que não quis se pronunciar a respeito. Como o próprio jornal apontou, independentemente do que esteja por trás dessa história, é possível notar pessoas tentando se mobilizar ao longo dos quase 5 mil comentários para ajudar de alguma maneira a vítima dos abusos.

Outra coisa que é preciso frisar é que as imagens mostram o que muita gente já sabe, mas que as vítimas se negam a aceitar: abusadores que batem uma vez, batem duas, três, várias. E batem cada vez mais forte – o que pode se notar pela escalada dos ferimentos de Mia.

No final do vídeo, uma mensagem diz “Me ajude. Eu não sei se o amanhã virá”.

É um material forte, revoltante, mas é extremamente válido, assim como outras campanhas relacionadas ao tema que já mostramos por aqui, como a do cinema – em que escolhemos ou não enxergar a violência – ou a da garota ensinando no YouTube como usar a maquiagem para esconder os ferimentos.

[ATUALIZAÇÃO] Depois de ler alguns comentários sobre este post, resolvi acrescentar algumas informações. Em primeiro lugar, acredito que não importa se este vídeo é “fake” ou real, campanha ou apenas uma iniciativa isolada. O que realmente importa é o conteúdo, a mensagem que ele traz.

Normalmente, o primeiro comentário das pessoas ao saberem que uma mulher apanhou é: “se fosse comigo, eu reagia”. Ou “se fosse comigo, eu largava ele”. Na prática, não é assim que funciona. A violência doméstica geralmente começa com abuso verbal. É algo tão terrível que a vítima costuma acreditar que é culpada pelo que acontece com ela e que merece apanhar. É quando começa a escalada da violência. Quando isso acontece, dificilmente elas conseguem escapar.

Outra coisa: abusadores raramente demonstram quem realmente são. Geralmente eles são caras legais, que tratam todo mundo bem e só revelam sua verdadeira personalidade para suas vítimas. Se alguém tiver interesse em saber mais sobre o assunto, a Agência Patrícia Galvão tem um bom material para começar a entender essa infeliz realidade.

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Urso invade gravação de comercial da Samsung

Durante uma sessão de fotos para a sua lavadora EcoBubble, no Manning Park no Canadá, a equipe da Samsung foi surpreendida por uma visita inesperada: um enorme urso.

A criação da The Viral Factory já denuncia que não é o que parece, mas jamais deixa de ser criativa e divertida. Sem contar a ótima pós-produção da Jellyfish Pictures.

Samsung

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Os 10 comerciais brasileiros mais populares no YouTube em 2012

O Google revelou hoje uma lista com os 10 anúncios brasileiros mais populares no YouTube em 2012.

Foram considerados vídeos publicitários com upload feito durante o ano. E se você condena as opções popularescas da agência Africa, prepare-se para xingar muito no Twitter. Dá pra dizer que sete contam com a participação de celebridades.

Também vale notar que, grande parte, se não todos os comerciais, contaram com apoio de mídia dentro do YouTube, como o formato TrueView. Confira a lista abaixo, por ordem de popularidade, com quantidade de views e agência responsável:

1. Vai amarelar? Ou vai de Gillette?

(20 milhões de views, Africa)

2. Bebê – Sem papel

(15 milhões/views, Africa)

3. Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O RETORNO

(13 milhões/views, Africa)

4. Budweiser: The Great Preparation

(11 milhões/views, Africa)

5. Strip da Gisele

(10 milhões/views, Africa)

6. Cenas inéditas da transformação da Xuxa

(10 milhões/views, Wunderman)

7. Nextel – Protagonistas da minha história

(10 milhões/views, One)

8. Motorola RAZR™ i.

(9 milhões/views, Fbiz)

9. Reebok RealFlex

(8 milhões/views, DM9DDB)

10. Atchim & Espirro – A volta

(6 milhões/views, Africa)

Vídeos contaram com o apoio de mídia nos formatos do próprio YouTube

Vivan Bravo, especialista de produtos de publicidade para o YouTube na América Latina, revelou uma série de dicas para transformar vídeos em sucesso de audiência na internet. Nenhuma novidade, mas não custa lembrar:

Conte uma história – a melhor forma de passar uma mensagem é conquistar a atenção da audiência. Adicionar narrativa pode ajudar.

Engaje a comunidade – seja parte da conversa. Permita comentários no canal e nos vídeos e engaje os usuários com plataformas como Twitter, Facebook e Google+.

Crie conteúdo original – pense no tipo de conteúdo que já se provou como fórmula de sucesso online – vídeos de humor, séries curtas, etc.

Promova seus vídeos – considere as opções de mídia paga. Os anúncios de TrueView e Masthead do YouTube podem ser formas eficazes de atrair visualizações.

Seja claro e conciso – faça um título claro, uma descrição significativa e adicione boas palavras-chave como tag para que sua audiência encontre o vídeo com facilidade na busca.

Faça com que seja interativo – uma das vantagens da internet é que a audiência não apenas assiste passivamente, mas também participa, combinando o melhor da tecnologia e criatividade.

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Kobi Bryant, Leo Messi Can’t Beat Ice Cream

messi_bryant_turkish_airlines.png

Have you seen the new Turkish Airlines commercial featuring Kobe Bryant and Argentinian soccer player Leo Messi? No? Then you are not one of the almost 22 million people who have.

The video, launched on December 6, now has almost 22 million views on YouTube. In the video, Bryant and Messi vie for the attention of a boy by performing increasingly amazing stunts starting wil ball play and progressing to card house building and balloon animals.

Ultimately, both greats lose to a bowl of ice cream offered by a flight attendant.

TomTom mistura fórmulas de virais em um só vídeo

O que é preciso para se criar um viral? Existe uma fórmula secreta, como um serviço a la Buyral ou Jennifer Aniston bebendo água? Ou, quem sabe, tentar juntar um pouco de tudo que já foi feito para ver no que dá? É, talvez isso possa funcionar no caso da TomTom, marca especializada em produtos de navegação e localização, em TomTom (almost) makes a viral.

Não é a primeira vez que a marca se aventura pelo universo dos virais, mas aqui a ideia é divulgar uma promoção em formato de game, que vai distribuir diversos prêmios. Ah, os prêmios… foi assim que a marca diz ter gasto todo o budget, sobrando pouco dinheiro para fazer o vídeo. Com a grana curta, um ator e muitas ideias para serem copiadas, digo, utilizadas como referência, o resultado é no mínimo divertido.

Claro que a gente sabe que o papo do orçamento, que eles citam no vídeo, é só papo mesmo e que tudo foi pensado para ser uma sátira. No final das contas, vale a diversão com as “releituras” de virais como os bebês da Evian, Will it Blend e A Dramatic Surprise on a Quiet Square, entre outros.

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le Slip Français apresenta uma forma nada convencional de se vender cuecas

Fazer diferente me atrai, em vários sentidos. Talvez por isso eis aqui uma mulher comentando um filme voltado principalmente para o público masculino.

E diferente por si só já é a ideia da BETC Paris criada para a marca de underwear le Slip Français, além de ter uma linguagem que não é nada convencional.

Por experiência própria não posso dizer que os homens e suas cuecas vivem em guerra, mas de fato poder ter uma que cuida bem de você é um apelo bem inusitado.

Nós, mulheres, não podemos negar que faz bem aos nossos olhos ver comerciais com homens de cueca em posições atraentes e barrigas saradas, mas nada melhor do que ser atraída pelo diferente.

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BUYRAL revela o segredo por trás dos virais

Quantas vezes você já não atendeu (ou pelo menos ouviu falar) daquele cliente que chega na agência pedindo um viral? Os criativos da agência canadense devem ter passado muitas vezes por esta situação, pois criaram o BUYRAL — Professional Clicking, um serviço que comercializa os cliques em vídeos para que eles se tornem virais. No hotsite, uma tabela de preços indica valores de US$ 11,99 a 59,99 por 25 mil a 25 milhões de cliques.

A ideia é que o cliente (e agência) não precisa mais se preocupar em produzir um vídeo bacana, porque é possível pagar pelos cliques necessários.

Esses cliques são feitos por estagiários, funcionários, crianças e idosos, que usam o clicar do mouse como uma espécie (bizarra) de exercício. O BUYRAL também oferece aplicativos e até mesmo uma alternativa para inserir o serviço em qualquer tipo de botão, afinal, a gente vive apertando botões o dia inteiro, como diz o vídeo da empresa. E tem mais: a previsão é de que, no futuro, os espectadores sejam dispensáveis. “Para que ter esperança de tornar seu vídeo viral se você pode ter certeza?”, questiona o spot.

É claro que um vídeo ensinando como ter um viral já se tornou, ele próprio, um viral. Desde o último dia 2, quando foi postado, já foram mais de 74 mil views. Mas calma. O BUYRAL nada mais é do que uma sátira dos canadenses da John St e segue mais ou menos a linha da Komodo. Se o serviço existe de verdade por aí? Não duvide, afinal…

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Top Secrets to Successful Viral Videos

coke_korea_vending_machine.png

This video of a Coca-Cola vending machine which uses Xbox Kinect technology and encourages Koreans to imitate the dance moves of Korean boy band 2PM has been out for about a month. It’s accumulated 1,189,846 views on YouTube to date.

So what’s made it so popular? Well let us share our years of experience reviewing such videos and the vast knowledge we have accumulated over the years. The secret to creating a successful video is simple. Ready?

Always include cute school girls in plaid miniskirts, slightly chubby boys with jiggling bellies, super cute little kids and, most importantly, hot girls in shorts, high heels and low cut tops that highlight their jiggling boobs.

See? It’s simple, really.


Ragú revive o viral “Charlie Bit My Finger” em novo comercial

Se você não está acompanhando ou dando o devido valor para a campanha do molho Ragú (aqui mais um), você é uma vergonha para esse site.

A marca continua a ideia de “curar as experiências traumáticas na infância”, mas dessa vez revive um dos maiores virais da rede mundial de computadores: “Charlie Bit My Finger”.

Os dois meninos aparecem no novo comercial de Ragú, com o irmão mais velho dizendo que, mesmo com seu dedo sendo mordido, seus pais não fizeram nada e preferiram continuar filmando. Tudo para que 500 milhões de pessoas pudessem assistir o vídeo no YouTube.

A criação é da BFG9000 New York.

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Banda The xx testa potencial viral de disco em projeto com a Microsoft

A banda The xx resolveu testar o potencial viral de seu novo disco, “Coexist” com uma experiência bem interessante. Em parceria com a Microsoft, eles criaram um site onde os usuários pudessem ouvir as faixas do disco via streaming e compartilharam com apenas um fã, dias antes do lançamento oficial. O site permite um rastreamento digital dos compartilhamentos ao redor do mundo, que pode ser visualizado por qualquer pessoa.

O site foi todo feito em HTML5 pela equipe do Internet Explorer e é uma boa mistura de música e tecnologia. O mais legal é ver como a música foi sendo compartilhada a partir de uma única pessoa. Se você quiser explorar alguns períodos de tempo, há uma barra de tempo à direita do mapa, onde é possível interagir com a experiência.

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O Brasil segundo os virais nacionais no YouTube

O WOKI TOKI reúne vídeos relacionados no YouTube. para resumir a imagem de um páis em dois minutos. Já teve da Rússia, Índia, Estados Unidos e Chile.

Agora chegou a vez do Brasil. Segundo os virais na internet, isso somos nós. Parabéns?

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