Honda | Everything

Honda Everything

Nem a voz de Garrison Keillor no final nos lembra de alguns dos segundos publicitários mais marcantes da década proporcionados pela Honda. “Everything”, novo filme da marca que vai estrear nos cinemas britânicos junto com “Avatar”, de James Cameron, é apenas uma edição frenética pouco inteligível.

A ideia é usar todos os campos de atuação da Honda como bases tecnológicas para o desenvolvimento do novo Civic. Porém, os números divulgados pela Wieden + Kennedy, de 972 vídeos e 17 camadas condensadas em 1 minuto, pouco colaboram para trazer o conceito a tona. Muita técnica de videomaker, pouco significado para quem assiste.

A produção é da Outsider, com pós da The Mill. Depois da estreia no cinema, o comercial será veiculado na TV a partir de 18 de janeiro. No Reino Unido, é claro.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Da série “Os piores comerciais do mundo”: SBP no zoológico

O SBP, tradicional inseticida da Reckitt Benckiser, tem uma longa reputação de comerciais bisonhos. Tudo bem, deve ser um direito desses produtos domésticos colocar no ar tantas criações ruins. Algum tipo de regulamentação do CONAR, por exemplo, certamente permite que coisas assim saiam da gaveta.

Porém, esse recente filme da marca me faz perder a vontade de viver a cada vez que é exibido na TV. Assista e pense bem, Deus deve matar um gatinho pra cada ser humano que passa vergonha assistindo esses 30 segundos.

Perto disso, aquela maravilha de comercial do Super Timor é Grand Prix em Cannes.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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LEGO | Build Together

LEGO Build Together House

A LEGO está dizendo que seu novo comercial é criação de um pai e seu filho. Nada de computação gráfica, só stop motion e muitas horas de trabalho.

Só acredito, vendo… o making of.

| Via Denver Egotist

Watania Telecom’s 10th Anniversary

Advertising Agency: Impact BBDO, Kuwait

Via [Ads2Blog]

COP15 | Please Help The World

Copenhagen

A Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP15) abriu hoje, em Copenhagen, com um filme pós-apocalíptico chamado “Please Help The World”.

O curta, criado exclusivamente para o encontro, é praticamente um “2012″, só que colocando uma criança para enfrentar o fim do mundo. A menina tem um pesadelo, e resolve fazer sua família e amigos se mexerem para salvar o planeta.

A direção é de Mikkel Blaabjerg, com produção da Zentropa RamBu.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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TV: Melody Aflam’s crazy commercials

Advertising Agency: Leo Burnett, Egypt

Via [AdBasha]

Skol Litrão

Me diverti com o filme novo da embalagem de 1 litro para Skol.
Publicidade ‘tradiça’ das boas.

De acordo com o post da Lalai, o filme estréia hoje no intervalo do Jô, mas já está disponível no YouTube desde cedo.

Criação da F/Nazca.

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O certo, o errado, a Boost Mobile e o corno do Papai Noel

Boost Mobile

Seguimos no politicamente incorreto. A Boost Mobile já vem discutindo isso há um tempo com a sua campanha campanha “Unwronged”. É uma campanha que traz questionamentos sobre o que é certo e errado. Lembrando alguns dos filmes antigos: comer sanduíche enquanto se disseca um morto é certo? Um porco falar (presumindo que eles falassem) que gosta de comer presunto seria certo?

O novo filme dá um passo maior rumo ao controverso. Traz a Sra. Noel trocando o bom velhinho por outro, já que ele costuma ficar bem ocupado nessa época do ano. Para ela aquilo não parece tão absurdo quanto o que umas operadoras de celular cobram de seus clientes.

Ela está certa? Errada? Nietzsche já se questionava como a gente poderia dizer o que é certo ou errado já que isso vem de um conceito e não de um fato. Mas isso já é filosofia, e no caso, estamos falando tão somente da pobre e humilde propaganda. Eu acho certo. E acho bom.

A criação é da 180LA e a produção da Curious Pictures.

Aqui tem um pouco da discussão:

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Richner e o humor suiço

Richner

Em tempo de campanhas insossas, politicamente medrosas e criativamente incorretas, eis que surge uma voz dissonante. Porque fazer filmes com humor é fácil, mas fazer humor negro requer requintes de crueldade. E isso tem de sobra.

É a campanha de lançamento da Richner, uma loja de cozinhas e banheiros de luxo na distante Volketswil, na Suíça. Os filmes são simples e lançam uma promoção: se você casar no showroom da loja (sim, você leu certo: casar na loja) ganha prêmios super especiais.

Parece mais um briefing de filmes bundões desses que tão cheios no ar. Mas vendo os filmes talvez você mude de idéia. A criação é da Walker Werbeagentur, com produção da Cobblestone, Hamburg & Social Club, de Estocolmo.

Assista o primeiro comercial abaixo, e outros dois depois do jump:

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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The Sun: O melhor handheld da Inglaterra, há 40 anos

Para comemorar os 40 anos do The Sun, a Glue London criou esse filme parodiando os já clássicos e minimalistas comerciais do iPhone.

O filme é bem bacana, e (novamente) na minha opinião, mostra a inquietção dos jornais em continuar se comparando aos novos meios e tecnologias. Talvez na hora que todos perceberem que não é uma competição, e que os meios podem inteligentemente conviver, a coisa toda mude de figura.

Digo isso porque o The Sun, é mais um jornal enfrentando problemas e tentando achar um modelo comercial para sobreviver, justamente brincando com o iPhone, que funciona em cima da iTunes Store, dona do (até então) melhor modelo de comercialização de conteúdo por aí (opinião minha também).

No meu útlimo post, fui chamado de Rupert Murdoch (dono do The Sun aí de cima) por falar que o Brasil tem uma cultura de não se pagar por conteúdo.

Depois de vários comentários, citando livros e portais como argumentos sólidos a minha opinião, digo aos xiitas que não entendem o que é generalizar: Não. Pagar por contúdo não é um problema só do Brasil. Não. Não acredito que todo conteúdo deva ser pago. Sim, existem modelos ótimos, brasileiros e estrangeiros, com conteúdo cobrado e sem tanta reclamação.

Meu objetivo com o post anterior, e com esse post, é dar a minha opinião e justamente gerar a discussão. Acredito no exercício, e acho que ele nos leva a evolução.

Quem sabe uma das pessoas que se preocupou em opinar no lugar de atacar, consiga encontrar um modelo genial pra cobrar por conteúdo ou um outro modelo genial para dar conteúdo grátis sem precisar sobreviver de tijolinhos e bannerzinhos.

Toda cerveja “desce redondo”?

Esse comercial foi publicado no YouTube em fevereiro, mas só vi nesse fim de semana por indicação do Kafé com Suku e do Sedentário. É a Ambev levando o mesmo discurso de anos da Skol aqui no Brasil, para o lançamento da Brahma no Peru.

OK, você pode imaginar que está tudo em casa, é tudo marca da mesma mãe, mas então quer dizer que toda cerveja desce redondo? A Skol não é mais a melhor, a única com essa propriedade?

É claro que isso não deve fazer diferença pra massa consumidora de Skol, mas pra nós, esvazia o discurso de mais de uma década trabalhado, e muito bem, pela F/Nazca.

| Dica do @kato78

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Olympus vs. CNA

O leitor Matt Montenegro apontou essa incrível “semelhança” entre a famosa “The PEN Story” da Olympus, com um comercial da escola de inglês CNA.

A história contada através de fotos é realmente uma boa ideia, mas a cópia fica tão boa quanto o original. Dessa vez, nem dá para culpar o orçamento.

| Via Superlatido

TVC: Al Rajihi Industry Holding is always with you

Advertising Agency: L&R Communications
Production & Post Production House: The Fantastic Film Factory
Director: Mazen Fayad


The Dark Angel


A marca de maquiagem Illamasqua e a agência britânica Propaganda, prestam tributo a Sophie Lancaster com um curta animado. A garota foi morta em 2007, porque se vestia e parecia diferente. Você já conhece essa história.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Interstate Batteries | Pinball

Insterstate Pinball

Certamente, você nunca viu um comercial de baterias automotivas tão criativo e divertido como esse. Nada do Emerson Fitipaldi mostrando seu exímio talento como ator, nem cartazes de oficina com uma mulher de biquíni segurando o produto.

Criado pela agência Firehouse, de Dallas, e produzido pela Anonymous Content, o filme da Interstate Batteries segue a luta de um cara para salvar o seu carro de um outro, desgovernado no meio da neve.

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TV: Hiroshi Osamu Chevrolet campaign

Advertising Agency: Leo Burnett, Dubai

Guinness | Slide

Guinness

Se você tem coragem, a sorte lhe ajuda. E nesse caso, faz um pint de Guinness atravessar a cidade até chegar na sua mão, e sem derramar uma única gota.

Criação da BBDO New York, com produção da MJZ.

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TVC: Melody Films ‘Dances with Wolves’

Advertising Agency: Leo Burnett, Egypt

Via [AdBasha]

TVC: The tummy!

Advertising Agency: B, Lebanon
Production House: The Fantastic Film Factory

TVCs: Wataniya Online Payment & Sports

Advertising Agency: Impact BBDO, Kuwait

Via [Ads2Blog]