Mine: uma rede social para compartilhar suas compras

Criada por uma equipe em Palo Alto, Califórnia, Mine é uma rede social que permite que seus usuários compartilhem o que acabaram de comprar.

getmine02Além de postar seus itens preferidos, é possível importar seu histórico de compras de sites como AmazoniTunesEtsy ou Zappos. O que seus amigos estão comprando aparece no seu feed, onde você pode curtir e comentar. Suas compras também podem ser compartilhadas no TwitterFacebook e Tumblr.

A rede também está disponível em formato de aplicativo gratuito para iPhone, iPad e iPod, o que aumenta seu potencial ao permitir consultar seus amigos antes de comprar alguma coisa.

getmine03Dar valor às recomendações e pesquisar sobre produtos em tempo real não é novidade. Transformar a experiência de compra em mais social e interativa, como contamos neste case do eBay, também não. Mas o foco da rede – centralizar seus itens adquiridos e preferidos em um só lugar, usando o que você compra para falar quem você é e do que você gosta – é um lado do social shopping não muito abordado. Em um mundo onde quase todas as nossas atividades e hábitos possuem históricos sociais e interativos em redes diversas, com nossas compras não será diferente.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Social Shopping na loja pop-up do eBay em Londres

eBay foi às ruas de Londres com o projeto eBay Social Shopping, uma loja pop-up alimentada por recursos digitais interativos e sociais. A loja, montada em Covent Garden no fim de semana passado – de olho nas compras de Natal – buscou unir o universo físico ao virtual, e também aproveitar o poder do Facebook, Twitter e Instagram em termos de recomendação de produtos.

Os conteúdos e visualizações dessas redes sociais foram combinados com a vasta seleção do eBay de melhores presentes para o Natal. Cruzando essas informações com os dados de busca do próprio site, criou-se um termômetro em tempo real do que as pessoas queriam para o Natal.

Além disso, a marca investiu em tecnologia e inteligência mobile. Sabendo que os consumidores agora carregam em seus bolsos poderosas ferramentas de busca, comparação e recomendação, a loja pop-up foi projetada visando transmitir ideias e histórias apresentadas offline e conectá-las ao site e seus produtos, através de QRcodes e realidade aumentada.

Não é novidade que a tecnologia mobile e as redes sociais estão mudando a forma que compramos, pagamos e consumimos. Aqui, o eBay focou na experiência do consumidor e, aproveitando a temporada de compras, construiu uma dinâmica loja que faz conexões entre real e virtual, vendendo produtos populares para consumidores entusiasmados com o poder que o smartphone traz em um ambiente desses. Esperamos e veremos muito mais em breve.

“Esperamos que 2012 seja nosso ano mobile de maior sucesso, com cerca de 30% dos produtos de Natal mais populares sendo comprados via smartphone” – Carrie Bienkowski, Head of Buyer Experience no eBay

Confira o vídeo do que rolou pelo eBay Social Shopping, com insights e reações de consumidores:

  

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

PinPointing usa boards do Pinterest para sugerir produtos da Zappos

Em um infográfico criado recentemente pela Fast Company, pudemos ver dados importantíssimos relacionados ao crescimento do Pinterest. Um deles apontava que a rede social dominada pelas mulheres – 79% dos usuários são do sexo feminino – poderia ser, também, o futuro do e-commerce: o gasto médio de um usuário que compra um produto visto na rede é de US$ 179,36.

Esses dados vão ao encontro de um aplicativo experimental lançado pela Zappos, o PinPointing, que atua como uma espécie de personal shopper ao analisar os boards dos usuários e usar as informações para recomendar produtos da loja online.

Por exemplo: você marca um determinado modelo de roupa, bolsa ou sapato que está em um board do Pinterest, o PinPointing gera uma lista de produtos relacionados disponíveis na Zappos para compra. Simples assim.

Antes que as minas pirem, claro que tem uma má notícia: a Zappos não trabalha com encomendas internacionais. Então, fica a dica para as grandes lojas brasileiras.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement