Prefeitura de Curitiba aproveita buzz dos convocados do Felipão e faz sua própria seleção

Pouco antes de Felipão anunciar os convocados para o time brasileiro da Copa do Mundo, a prefeitura de Curitiba aproveitou a oportunidade para escalar a sua própria seleção.

São personagens e personalidades da cidade como Tadeu do Pierogi, Ivo Rodrigues, o Homem Nu, Inri Cristo, Paulo Leminski (apelidado de ‘o mestre das jogadas de letra’), Dalton Trevisan (‘dando sangue pelo time’), entre outros. Como acontece em todas as convocações, um querido personagem foi deixado de lado: o OilMan.

Diante do ‘clamor’ de quem se divertia com a brincadeira, a prefeitura fez um ‘comunicado oficial’, explicando que ele não poderia ser escalado por ‘ser muito escorregadio’.

E não para por aí: cada um dos convocados pela seleção curitibana vai ganhar uma figurinha, como essa do Paulo Leminski. Colecioná-las, contudo, não será tão simples – os links com as imagens das figurinhas digitais serão divulgados através de um ARG.

Se depender da equipe de mídias sociais de Curitiba, #vaitercopasim.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nike estreia campanha “Ouse Ser Brasileiro” para a Copa do Mundo 2014

A Nike estreou ontem sua maior campanha para o mercado brasileiro, voltada, obviamente, para a Copa do Mundo 2014 que se aproxima. Com o mote “Ouse Ser Brasileiro”, a iniciativa veiculou um primeiro filme para reverenciar o “estilo único” dos jogadores do nosso país.

Neymar, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho e Bernard protagonizam o comercial, com cenas do presente e ficção para relembrar o passado de cada jogador. Felipão, Ronaldo Fenômeno, Ivete Sangalo e Thiaguinho também participam dos 90 segundos, assinados com “Ninguém joga como a gente”.

Com superproduções como essa, além de um extenso trabalho em outras mídias, a Nike se posiciona mais uma vez diante de um evento global em que não é patrocinadora oficial, sem poder usar nenhum termo ou imagens de propriedade da FIFA. Porém, ainda assim, consegue ser reconhecida como tal pelos consumidores.

A criação é da Wieden+Kennedy Brasil, com produção da Rattling Stick.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ogilvy Bruxelas recruta “piratas” criativos

Cada vez mais vemos exemplos criativos ou não de recrutamento em agências. A Ogilvy de Bruxelas resolveu se juntar ao time com o Pirate Recreuitment. Partindo da premissa de que jovens webdesigners optam por baixar ilegalmente os programas necessários para criar, em vez de comprá-los legalmente, a agência pensou em uma forma de impedir os jovens criativos de se tornarem criminosos, mas também de “desperdiçar sua criatividade no entorpecimento do desemprego”.

A solução foi disponibilizar uma cópia do Photoshop CS6 em serviços de compartilhamento. Só que, quando baixado e aberto, eles não encontravam o aplicativo, mas uma oportunidade de trabalho na Ogilvy.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Adidas homenageia seleção da Venezuela com história do garoto que é fã de Kaká

Esse filme da Adidas, de junho passado, foi criado para a Venezuela, homenageando a seleção local de uniforme vinho tinto. Porém, antes de fazer isso, o comercial passa 1 minuto e 40 segundos falando do Kaká e do Brasil.

Um menino venezuelano, que viaja de ônibus para terras brasileiras, é fã do atual jogador do Real Madrid. Ele conta como admira Kaká e que treina todos os dias para ser como o ex-meia são paulino. Porém, agora ele quer se dedicar a sua verdadeira paixão.

A criação da DraftFCB pode até mostrar como o futebol brasileiro é admirado por aquelas bandas, mas quer na verdade levantar a moral da seleção da Venezuela, eterna saco de pancadas.

Eu só não entendi o que o moleque foi fazer no Rio de Janeiro. OK, vamos encarar como licença poética para utilizar um cenário bonito.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Até onde vai a rivalidade entre clubes de futebol?

A Coca-Cola promoveu o encontro de dois torcedores portugueses rivais – um do Benfica e outro do Porto – na partida em que a seleção de Portugal venceu a Dinamarca na fase de grupos da Euro 2012.

Ambos, que não se conheciam, fizeram discursos de ódio e responderam o que os faria abraçar um torcedor do time rival. Nada parecia ser motivo para confraternizar. O rapaz do Benfica, por exemplo, chamava a torcida do Porto de “indigentes! indigentes!”

É justamente aí que entra essa ação da Coca, mostrando algo capaz de unir esses adversários. Com a nossa atual empolgação com a Seleção do Mano, não sei se isso funcionaria no Brasil.

A criação é da agência O Escritório.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Brasil vs. Brasil no novo filme da Nike

Com uma salada completa formada por Neymar e seu pai, Ganso, Pato, Thiago Silva, Mascherano, Mano Menezes, Ronaldo, Anderson Silva, Thiaguinho e Emicida, a Nike mostra que o maior adversário do Brasil é ele mesmo – uma constatação que o Galvão Bueno adoraria.

A criação da F/Nazca é exclusiva para o ambiente online e, segundo a agência, a maior e mais cara da Nike no Brasil. Toda a comunicação é direcionada para adolescentes apaixonados por futebol que ainda não vivenciaram uma conquista seleção em Copas, e que em 2014 terão em torno de 17 anos.

Como parte da campanha, Neymar “vazou” no Twitter o número do seu telefone. Foram mais de 40 mil ligações em cinco dias, que ouviram uma mensagem do próprio jogador convocando os torcedores a deixarem uma mensagem para a seleção.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement