Reflective Art

Utilisant des matériaux originaux comme de la pellicule réfléchissante et fluorescente, l’artiste brésilien Mesmo joue avec talent sur le contraste et les effets de lumières, proposant ainsi un art enrichi presque par soustraction. Plus d’images de ce projet à découvrir dans la suite de l’article.

Reflective Art9
Reflective Art8
Reflective Art7
Reflective Art6
Reflective Art5
Reflective Art4
Reflective Art3
Reflective Art2
Reflective Art0
Reflective Art10

Rio Time Lapse

Difficile de ne pas avoir envie de se rendre dans la ville brésilienne de Rio de Janeiro après avoir regardé cette vidéo. Intitulée « Rio », cette création tournée en time-lapse par Scientifantastic sur une musique de Jan Baumann propose de découvrir sous son plus beau jour la ville qui accueillera les Jeux Olympiques de 2016.

Rio Time Lapse8
Rio Time Lapse7
Rio Time Lapse6
Rio Time Lapse5
Rio Time Lapse4
Rio Time Lapse3
Rio Time Lapse2
Rio Time Lapse

“Dumb Ways To Die” versão Rio de Janeiro

A multi-premiada campanha da McCann Melbourne para a Metro Trains já contava com paródias horas depois de seu lançamento. A pegajosa música de “Dumb Ways To Die” foi aplicada em diversas situações, até em “The Walking Dead” , e agora ganhou uma versão bem brasileira.

A música continua em inglês, mas todas as maneiras estúpidas de morrer acontecem no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

/dica do leitor Mateus Granado

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

RioSport Campaign

L’agence brésilienne Giovanni+DRAFTFCB a réalisé pour le centre sportif RioSport Fitness Club cette campagne print très réussie. Avec une baseline « Sport still lives inside you », ces créations permettent de montrer que, malgré un quotidien chargé, chaque personne peut se mettre au sport. Plus dans la suite.

RioSport1
RioSport3
RioSport2
tennis

Calvin Harris – Let’s Go

La réalisateur Vincent Haycock a dirigé le dernier clip de Calvin Harris pour illustrer le morceau Let’s Go. Tournée à travers le monde, cette vidéo raconte la communion entre divers couples autour de la musique et de la danse dans des villes comme Los Angeles, Berlin ou encore Tokyo. A découvrir dans la suite.

Calvin Harris - Let's Go5
Calvin Harris - Let's Go3
Calvin Harris - Let's Go2
Calvin Harris - Let's Go1
Calvin Harris - Let's Go4

From one country to another / Une idée qui se projette d’un pays à l’autre

shadow2006 shadow2007
THE ORIGINAL?
Steamlight – 2006
Agency : Saatchi & Saatchi Bangkok (Thailand)
LESS ORIGINAL
Maglite – 2007
Agency : Young & Rubicam (Singapore)

Madrid 2020: Olhando para os nossos próprios problemas estéticos

Ontem o Merigo me encaminhou a mensagem de um leitor do B9 chamado Lucas Sousa, comentando que eu poderia fazer um texto sobre toda essa polêmica em torno do logo da candidatura de Madrid para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2020. E sinceramente? Fui dormir sem a menor vontade de falar sobre isso.

Mas acordei com esse nó na garganta. E é o seguinte…

Eu me canso dessas críticas mal fundamentadas sobre o logo disso ou daquilo. Como brasileiros, nós deveríamos é estar pressionando, criticando e lutando contra os nossos próprios problemas estéticos – como aquela coisa horrorosa que a agência África criou para a Copa do Mundo de 2014 e tentou nos convencer de que era o bonito, agradável e ideal. O Brainstorm9 chegou a receber um pseudo e-mail da “Justiça Brasileira”, nos proibindo a comentar sobre o tema. Acreditam?! Porque é assim que as coisas funcionam por aqui, no “melhor país do mundo”.

Agora, falando da Espanha?
Eles tem todo o meu respeito e admiração quando se fala em design.

É uma terra fértil (muito mais do que a nossa), com grandes – e ativos – profissionais e escritórios, como a Astrid Stavro, o Design People Studio, Martí Guixé, Toormix, Yvonne Blanco e até mesmo o “papa” da tipologia, José Scaglione. Seis nomes que pipocaram na minha cabeça – quando, se pensarmos ou pesquisarmos mais encontraremos outros seiscentos desses por lá. É como meu amigo Thiago Massambani (que tem família em Madrid) sempre me diz: “– Saulo, eu ando no supermercado e parece que estou em uma aula de design de embalagens, ando na rua e é aula de comunicação visual“. Igual aqui: só que ao contrário.

Logo, caguei se alguém acha que esse logo parece um packshot de Havaianas. Mesmo que fosse o caso, seria melhor que parecer o Chico Xavier psicografando uma carta, não?

Ou aquela história de que escreveram “20020″ ao invés de “2020″. Você, Crítico de Design via Twitter, acredita mesmo que esse logo foi feito em 20 minutos? Que ninguém olhou durante semanas (e talvez meses) para cada curva dessa peça? Tanto faz, onde você vê “20020″, eu vejo nitidamente “M20″.

No final das contas, temos é que lamentar o fato de que toda essa diferença não é apenas estética, mas é estrutural, cultural, política e social. Quer um exemplo? Madrid tem Barajas (quem já pisou lá, sabe do que eu estou falando): um aeroporto tão impressionante, que quem olha logo deduz que o Rio (sede de 2016) não tem condição de construir algo parecido nos próximos 80 anos. No lugar disso, fica a dica de uma amiga que trabalha no ramo da aviação: “- Se você comprar muitos eletrônicos em Nova York, volta pelo Rio! Porque o scanner de malas do Galeão está quebrado faz quase 10 meses.”

E Lucas, você me curou de um câncer. Obrigado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement