Here’s a Look Inside SXSW’s Biggest Brand Activations

AUSTIN, Texas–South by Southwest is back. The conglomeration of festivals–spanning tech, music, film, gaming and education–drew more than 400,000 to Austin, Texas in 2019. In 2020, it was canceled days before it was slated to begin. In 2021 it was pared down, all-virtual experiment. This year, the event returns in full force, along with some…

Insígnia da Frota Estelar surge no céu de Londres

A Paramount Pictures teve uma ótima sacada para divulgar o filme Star Trek – Além da Escuridão, durante a Hora do Planeta em Londres. O projeto criado pela Ars Electonica Futurelab e  Ascending Technologies utilizou 30 drones com lâmpadas LED carregadas por fontes de energia renováveis para formar no céu a insígnia da Frota Estelar.

Para quem não está familiarizado, drones são veículos aéreos não tripulados, controlados por controle remoto. Ainda hoje, o portal G1 publicou uma matéria sobre os drones e as polêmicas em torno deles.

Deve ter sido no mínimo emocionante olhar para o céu, e perceber o que de fato estava acontecendo. O filme chega aos cinemas somente em 26 de julho, mas a expectativa já é enorme entre os fãs – antigos e novos – da franquia. Vida longa e próspera!

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Braincast 12 – O Poderoso Chefão: 40 anos desde a construção do mito

Em 2012 “O Poderoso Chefão” completa 40 anos desde sua estreia. Para muitos críticos (e claro, grande parte da audiência) esse é o filme mais emblemático do cinema americano. Dirigido por Francis Ford Coppola, a obra de Mario Puzo na tela revela, além da história brilhante, uma sequência de nuâncias e detalhes que dão a este trabalho o aval de Obra Prima.

Fruto de um processo criativo caótico, carregado de energia e intensidade de cada um dos atores (e de uma equipe técnica tão importante, como Gordon Willis, Dean Tavoularis, Angelo Graham e Theodora Van Runkle), esse foi o tema do Braincast número 12. Com Carlos Merigo, Saulo Mileti, Vini Melo, Luiz Yassuda e Léo Ribeiro.

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“Up In The Air” e o papel fundamental de American Airlines, Hilton e Hertz

O acordo da American Airlines com a Paramount e o diretor Jason Reitman (“Juno”, “Obrigado Por Fumar”) foi um dos assuntos recorrentes durante a produção de “Up In The Air”. Olhado com desconfiança, o que parecia é que o filme se tornaria um grande comercial da companhia aérea.

E não pense o contrário, é sim um comercial que a American Airlines jamais poderia sonhar. Porém, de uma forma tão pertinente e carismática, que fica impossível imaginar a história contada de outra forma.

Intepretado por George Clooney, Ryan Bingham trabalha para uma empresa especializada em demitir pessoas. Sendo assim, ele viaja o país para realizar o trabalho sujo que os donos das companhias não tem coragem de fazer, bem na época da crise econômica norte-americana.

Com tanto vôos no currículo, Ryan Bingham virou um mestre em aeroportos, e criou uma meta: acumular 10 milhões de milhas. Segundo conta o próprio filme, apenas 7 pessoas conseguiram tal façanha, o que dá direito a um cartão da American Airlines com passagens vitálicias e ter o próprio nome grafado em um dos aviões da companhia.

Up In The Air

A importância da empresa no roteiro de “Up In The Air” é vital, contando com cenas que detalham os programas de fidelidade, o tratamento especial dado aos clientes leais, e até um personagem dedicado com bons minutos de tela durante o climax do filme.

Apenas contando, a tal parceria de marketing pode parecer exagerada e forçada, mas jamais soa assim durante as quase duas horas de filme. Raras vezes se viu uma simbiose tão marcante entre conteúdo e publicidade.

O mais impressionante é que a American Airlines conseguiu tudo isso sem gastar um único centavo. Tudo o que a Paramount e Jason Reitman queriam era livre acesso aos terminais, aviões e salas especiais da companhia nos aeroportos, além do transporte do elenco, equipe de filmagem e equipamentos para diversas cidades americanas.

Up In The Air

Esse mesmo acordo não foi exclusivo da companhia aérea. A rede de hóteis Hilton e a locadora de automóveis Hertz também se beneficiaram da história de “Up In The Air”, sem gastar nada da verba de marketing. São participações menores, mas também de importância fundamental para o filme e desenvolvimento dos personagens.

Porém, mais importante do que a presença em si, é a forma como essas marcas são apresentadas. Se transformaram em parte intrínseca de uma história madura, ao mesmo tempo melancólica e bem humorada, contada com uma marcante atitude século 21.

O filme, que estreia no Brasil na próxima sexta com o infeliz título “Amor Sem Escalas”, é um dos grandes candidatos da temporada de premiações do cinema. Ontem mesmo ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, além de outras tantas indicações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.

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