Como criar um apartamento de cinco cômodos em apenas 60 metros quadrados

Projetado pelo famoso arquiteto Rem Koolhaas em 1997, o De Rotterdam é o maior edifício da Holanda. O tamanho do prédio, porém, não o impede ter apartamentos pequenos com até 60 metros quadrados. O pequeno é uma questão de perspectiva, claro, já que em São Paulo tem imóvel de 23 metros quadrados sendo vendido por quase 1 milhão de reais.

Pensando em maximizar a utilização do espaço, a 44/floors – que administra o De Rotterdam – criou uma proposta de utilização de móveis multifuncionais, permitindo viver, dormir, comer, trabalhar e receber convidados sem aperto.

Cama que se transforma em escrivaninha, cadeiras que podem ser penduradas da parede, mesas que expandem, entre outras traquitanas são úteis e decoram ao mesmo tempo. No vídeo, o autor do projeto, Wim De Lathauwer, diz que também pensou no conforto, mas essa cadeira-quadro aí não aguenta os gordinhos do Braincast’s de jeito nenhum.

44Floor
44Floor

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nova coleção do IKEA aposta em jovens urbanos e nômades

IKEA irá lançar sua nova coleção de móveis em abril, projetada para uma casa de um jovem que está em constante movimento e mudanças, sempre pronta para novas situações e necessidades.

IKEA aposta nos jovens nômades com móveis multifuncionais, visando aproveitamento de espaço, praticidade e design.

Anunciando que esta, até agora, foi sua criação mais atrevida, foi criada inteiramente com um único público-alvo em mente: o jovem urbano que “vive o momento”, mora em um espaço limitado e possui a constante necessidade de estar pronto para fazer as malas, empacotar tudo e ficar fora durante um tempo.

As peças da coleção foram feitas por um time jovem de designers, que pensam e vivem da mesma forma que seu público. O resultado são móveis multifuncionais, visando aproveitamento de espaço, praticidade e design.

ikea-dstq ikea-dstq-1 ikea-4 ikea-3 ikea-2 ikea-1

Para o lançamento, o vídeo da campanha (acima) mostra jovens em movimento, percorrendo a cidade enquanto carregam móveis e empurram peças pelas ruas.

Uma personificação dessa real fatia da população – global, em constante mudança e busca por sinergia com a cidade que habita no momento. Uma fatia que tem abocanhado cada vez mais parte dos esforços das marcas, seus produtos e serviços. E que, como prova mais uma campanha, é para ser levada à sério.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação conta os 108 anos da Herman Miller em 108 segundos

Aos 108 anos, a Herman Miller resolveu lançar uma plataforma digital para que o público possa descobrir “porque nós fazemos o que fazemos”. Para apresentar a WHY, o diretor de arte Christian Borstlap – a mente criativa por trás da agência Part of a Bigger Plan – recebeu a missão de contar a história da empresa em um curta. O resultado é 108 years of Herman Miller in 108 seconds, uma timeline animada que relembra não só os principais produtos da marca, mas também os grandes designers que passaram por ela.

É o caso, por exemplo, de George Nelson, que em 1945 foi nomeado o primeiro diretor de design da empresa. Desde então, passaram por lá Charles e Ray Eames, Isamu Noguchi, Robert Propst e Don Chadwick, entre outros. Para variar, a timeline deixou de fora Irving Harper, como bem apontou o Merigo, um gênio subestimado, mas ainda assim vale a pena descobrir como as criações desta marca ainda fazem parte do nosso dia a dia.

Da maneira como a Part of a Bigger Plan encadeou as informações, esta animação se enquadra facilmente na categoria de infográficos animados. É um prato cheio para quem curte design.

herman1
herman3
herman2
herman

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Tok&Stok diz que verdadeiros homens montam seus próprios móveis

A Tok&Stok passa o ano fora do radar da comunicação, mas, não coincidentemente, sempre aparece semanas antes do Festival de Cannes. É como um relógio suíço.

A marca pouco faz. Produções como essa então – vídeo acima – nunca antes na história desse país. Não falo nem de compra de mídia e veiculação na televisão, porém, sequer em seu canal no YouTube o comercial aparece.

Situado em um vilarejo do século XVIII, especialmente construído para o filme, vemos aqui o ritual de iniciação de um garoto. São longos dois minutos e meio até descobrirmos do que realmente se trata, mas não envolve caçadas ou grandes inimigos, apenas montagem de móveis.

Filmado em Praga, o comercial tem criação da DM9DDB e produção da Fulano Filmes.

Vamos lá Tok&Stok. Promova seu filme. Coragem.

Tok&Stok

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

IKEA lança guias de montagem em vídeo no YouTube

A facilidade do “pegue e leve” no ramo mobiliário é oferecido há anos pela IKEA ao redor do mundo, e inclusive por diversas lojas brasileiras. Mas o que ninguém te conta é que, ao chegar em casa, o martírio começa.

Mesmo depois de tantos anos de evolução tecnológica, você ainda precisa continuar sofrendo para montar seus próprios móveis em casa. E não me venha com essa de que é fácil, que está tudo explicado no manual. Quem aqui lê manual?

É por isso que a IKEA, nos Estados Unidos, criou uma playlist no YouTube com tutoriais e instruções de montagem de seus produtos.

Uma ideia simples, certo? Mas que demorou tanto para acontecer. Pelo menos vai salvar a vida das gerações futuras.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement